segunda-feira, 19 de março de 2012

OGHAM - 2012 - ANO DE TRANSFORMAÇÃO E CONCLUSÃO


O método Ogâmico das Cinco Províncias ou Forfedha
 
Este é um método ogâmico baseado nas cinco províncias Irlandesas que são posteriores as cinco míticas tribos, com exceção dos Goidélicos (os Irlandeses derivam destes), além de tipificar os cinco ditongos que foram incluídos tardiamente no alfabeto ou mais precisamente “código” das Árvores ou fedha no velho Irlandês.
Tecnicamente, esses cinco ditongos foram colocados pelos bardos medievais como uma representação do mundo em que nós vivemos, sendo sempre dividido entre os quatro quadrantes mais o centro ou mide.
Para concluir, estes ditongos são chamados no Irlandês antigo de forfedha (as cinco letras ou árvores adicionais) que antes de serem partícipes do código arbóreo, são a representação cosmológica Bárdica. Portanto, o arithmo 5 é de fato assim como o 9, de grande importância na Cosmologia Céltica, sendo ambos uma chave para sua manifestação.

Mide/Rige – O Reino do Choupo ou Bosque (ea) (em algumas correntes célticas pode ser também ch ou kh).
É a Casa da Soberania ou Centro. Representa no plano físico o complexo de Tara que se localiza no centro da Irlanda. É Casa da Deusa Tailtiu, uma personificação da própria Irlanda. No contexto geral está representando o ‘centro do mundo’.

Indica o foco ultimal, o início e fim de todo entendimento, sendo o ponto de referência para toda leitura das Cinco Províncias.

Sorveira no Reino do Choupo tipifica o Discernimento na Soberania proporcionando Domínio.


A Árvore plantada neste Reino do Passado foi a Sorveira, Pyrus ou Sorbus aucuparia, (Luis em gaélico); Nesta jogada surge a árvore que trata diretamente com proteção e na qual doa profundos insights neste Reino Central; desta forma eis que surge um fheda caindo neste Centro, Luis (L), a Sorveira.
Isto indica que 2012 será um ano de intensos ataques psíquicos e espirituais, além de aproximação de pessoas que desejam vampirizar sua energia com intenção de prejudicar o andamento de sua vida como um todo. Contudo, a arma necessária para se proteger destes ataques e vampiros é que você esteja fortalecido internamente, para que esse fortalecimento ocorra você deverá estar determinado a olhar para dentro e buscar a superação dos seus problemas psíquico-emocionais. É o mesmo caso da pessoa que está com imunidade baixa, facilitando assim a entrada de vírus ou bactérias no seu organismo. Portanto, chegou a hora de você fazer uma profunda auto-análise do por que coisas estranhas e pensamentos negativistas estão pairando em sua vida. O maior desafio que a Sorveira coloca é evitar ser excessivamente influenciado por forças externas a você mesmo, ainda que haja dúvidas nas decisões que você precise tomar principalmente aquelas pertinentes ao processo psíquico-emocional, há necessidade de ser determinado e recorrer ao discernimento quando a resposta surge do seu interior, e não propriamente de sua mente. A razão muitas vezes mente!
Luis pede que você tenha o domínio da situação, isto não quer dizer, controle sobre o destino, mas o domínio de si mesmo, que o levará saber quando o próximo passo deverá ser dado, eis o discernimento necessário.
Palavra-Chave: Domínio.
Orientação: Controle a sua vida. Proteção contra o domínio dos outros.



(Seis – O Reino da Haste (oi)em algumas correntes célticas pode ser também th).
Um forfheda caindo na Casa de outro forfheda, tecnicamente indica um acúmulo de energia adicionada a estresse e ansiedade.

É a Casa da Harmonia ou Música. Onde está gravada a Espada de Lugh Lanfhada. Também é Casa do Mestre Uscias de Finias.

Indica algo que aconteceu em um determinado período do passado, ou seja, este Reino representa o passado distante.

Haste no seu próprio Reino.

O arbusto plantado neste Reino do Passado foi a Haste (Oir em gaélico); O forfheda caiu em sua própria Casa o que reforça o processo de atenção para o que não foi trabalhado no passado.
O arbusto demonstra que você no ano de 2008 (início de um novo ciclo de 09 anos) em diante conseguiu colocar alguns dos seus projetos pessoais em andamento, no entanto, outros projetos ficaram pendentes devido a dúvidas que surgiram no momento em que decisões eram precisas ser tomadas, algumas prioritárias. Contudo, se você não desanimou, e mantiver a perseverança em liquidar as questões que ficaram pendentes para 2012, chegou à hora de você colocar em movimento os novos projetos, mas só se você terminou os pendentes, isso é vital uma vez que você NÃO PODE mais acumular feitos inacabados neste ano.
Palavra-Chave: Movimento.
Orientação: Acabem suas obrigações e tarefas, pois caso contrário, a sua vida não andará para frente.


Fis – O Reino da Madressilva (ui)(em algumas correntes célticas pode ser também ph, pe ou p).
Um forfheda caindo na Casa de outro forfheda, tecnicamente indica um acúmulo de energia adicionada a estresse e ansiedade.

É a Casa do Aprendizado ou Consciência. Onde está gravado o Caldeirão de Dagda. Também é a Casa do Mestre Semias de Murias.

Indica o desenvolvimento de um passado recente.

Choupo ou Bosque no Reino da Madressilva.


O arbusto plantado neste Reino do Passado Recente foi o Choupo (Ebhadh ou Koad em gaélico); esta combinação faz com que você continue a usar sua intuição para assuntos mais delicados ou complexos do cotidiano, por exemplo, como você deve lidar com seus colegas de trabalho ou faculdade, saber o que dizer nos momentos mais difíceis para aqueles que você estima e perceber o momento certo para tentar uma promoção no trabalho ou mesmo em saber retribuir um carinho de forma sincera. Ao aprender com ações passadas em que você atropelou outros, ou seja, não dando qualquer possibilidade do outro ou outros se explicarem devido alguma situação embaraçosa entre vocês, ou pela ansiedade em querer resolver logo as coisas, não respeitando o tempo para que estas ocorram, enfim, aprendendo com os erros passados, neste caso pode ter acontecido ontem mesmo, e não mais de um ano atrás (aqui sempre se referirá ao ano anterior em questão, neste caso em 2011), o fato é que paradoxalmente o tempo urge, não dando muito espaço para que você pense demais sobre a questão envolvida, sendo assim, o Choupo pede praticidade. Esta deve ser carregada com seu poder pessoal, foque um objetivo por vez, ou pelo menos, que cumpra primeiro com suas prioridades. Desta forma, as experiências penosas que você teve há pouco tempo, podem se tornar experiências valiosas para 2012.
Palavra-Chave: Praticidade.
Orientação: Sabedoria que é ganha pelo reconhecimento das ilusões passadas.


Cath – O Reino da Groselheira (io)

É a Casa do Conflito ou da Batalha. Onde está gravada a Pedra de Eriu. Também é a Casa do Mestre Morfessa de Falias.

Indica coisas ou influências que poderão prover resistência e conflito em um futuro próximo ou no presente.

Espinheiro Negro no Reino da Groselheira tipifica Controle em Conflito ocasionando apreensão.


O Espinheiro Negro (Prunus spinosa) é geralmente considerado ser uma planta de má sorte, este é também conhecido como “bastão negro”. Seu bastão é freqüentemente usado como arma mágica para ferir efígies de seus inimigos. Para alguns bruxos tradicionais esta árvore possui profunda ligação com Azazel, o Anjo da Morte.
A Árvore plantada neste Reino da resistência e do Conflito foi o Espinheiro Negro (Straif em gaélico); em 2012 haverá ainda momentos de alta tensão, que pode resultar inicialmente em experiências negativas, no entanto a chave será o direcionamento das energias experimentadas para um fim muito positivo.
No contexto mágico, será o momento de utilizar a magia a seu favor, saber utilizar as forças invocadas ou evocadas sem ser influenciadas por elas, ou seja, para que não se tornem obsessivas e proporcionar um desequílibrio psíquico-emocional.
Algumas destas forças podem se manifestar vindo de dentro de você, compelindo-o a trabalhar efetivamente para o seu progresso e estabilidade nos quatro planos da existência – material, mental, emocional e espiritual – desde que você tenha bastante experiência no campo mágico e místico em saber como lidar com elas.
Um dos principais desafios que Straif coloca para todos, é a capacidade de transformar uma experiência negativa em positiva, obviamente através do conhecimento e do entendimento sobre estas forças que se manifestam diariamente na vida das pessoas.
Em termos terapêuticos, será necessário exorcizar suas fraquezas e medos como um todo, o Inconsciente o impelirá a que se volte para esta região pouco explorada pelo ser humano, este é um território cuja cartografia é desconhecida para muitos, sendo assim, haverá um movimento inverso, ele o chamará para conhecê-lo, ele transgredirá todas as leis da lógica para que você o reconheça em meio ao mundo de confusão, inconstância e de medos. Essa será a Prova de 2012, o desafio que se estabelece, de contatar o Invisível da maneira correta para que se manifeste no mundo Visível ou desperto, no intuito de ampliar sua consciência e, consequentemente, o seu entendimento do mundo. Esta é uma realidade desconhecida, porém basal, para que se possa entender o que cada pessoa veio fazer aqui, ou, mesmo que não se estabeleça sob esse foco, será no mínimo para transformar sua vida em uma condição mais voltada para sua Natureza, a sua Essência. Aqui, enfim, pode ser o primeiro passo para o entendimento espiritual, respeitando até onde cada pessoa pode chegar nesta encarnação, ou seja, até onde sua percepção e entendimento do Si-Mesmo podem ser alcançados.
Palavras-Chaves: Controle e Coerção.
Orientação: Superação do ressentimento, confusão e da recusa em ver a verdade.


   

Blath – O Reino da Faia (ae)

É a Casa da Prosperidade ou Bem Estar. Onde está gravada a Lança de Nuada. Também é a Casa do Mestre Esras de Gorias.
Indica a manifestação final da questão através das influências de cada Reino. Reflete o assunto em questão conferindo algum parâmetro do que pode acontecer em um futuro imediato.

Na Casa da Faia foram plantadas duas árvores, a Videira e a Macieira para 2012. Esse é um aspecto incomum no Ogham.
As árvores plantadas neste Reino da Manifestação foram a Videira (Muin ou Muinn em gaélico) e a Macieira (Quert em gaélico). 
 


A Videira no Reino da Faia tipifica a Interiorização da Prosperidade manifestando a Influência no plano interno e Prestígio no plano externo.

Muin está presente em vários Mitos da antiguidade, principalmente na antiga Grécia que revelavam adorações a Baco, Hera e outras divindades proeminentes. No Mito Céltico está associada aos Deuses Mananan MacLir – o Senhor do Submundo que está abaixo dos Oceanos e Morrigan que significa a Grande Rainha ou A Rainha dos Fantasmas, sendo familiarizada com Oya no Mito Yorubano ou Iansã no sincretismo da Umbanda.
Há uma teoria indicada por alguns historiadores que a Videira foi levada para as Ilhas Britânicas a partir do continente europeu, dando ensejo aos motivos artísticos dos famosos entrelaces célticos que compôs a arte bretã, córnica, galesa, escocesa, irlandesa e da Ilha de Man.
Primeiramente o que será que a Videira reserva para 2012?
A Videira conota o entrelaçamento do Inconsciente com o Consciente. Isso é vital para que os Reinos anteriores estejam integrados em um sistema altamente dinâmico. Este entrelaçamento é o caminho para a liberação de suas restrições que o inibem a realizar seus objetivos, desde que estes objetivos estejam de acordo, ou melhor, em consonância com sua Essência, para que você não se perca em questões que o façam perder tempo e energia na busca de algo ilusório. Todavia, esta liberação não vem através do abandono da lógica ou da supressão do controle, mas sim do entendimento do entrelaçamento como foi dito no Reino da Groselheira, ou seja, da integração dos reinos internos e externos, acima e abaixo e etc.
Uma indicação chave que Muin revela para a solução dos seus problemas é seguir sua intuição, que geralmente virá de onde menos se espera, contudo, unido a ela, será muito importante a paciência, para os Andarilhos a paciência é de grande poder, uma vez que a verdade brilha do interior de cada pessoa e mesmo além, em níveis sutilíssimos do Si-Mesmo. Obviamente em 2012 os desafios será seguir sua intuição e instinto apurado, no entanto estará à espreita de todos, no que se refere ao perigo de se perderem em seus próprios objetivos como ditos acima, além de fazê-lo acreditar em questões irrelevantes que podem enchê-lo de entusiasmo e intoxicá-lo subjetivamente em direção a dispersão do mundo prático do cotidiano. Não seja absurdamente autocrítico, e nem se torne cego as verdades interiores, elas são quase inaudíveis, mas tremendamente poderosas o bastante para mudar suas vidas em 2012.
Palavras-Chaves: Essência e Paciência.
Orientação: Desenvolvimento interior em curso.



A Macieira no Reino da Faia tipifica a Eternidade em Prosperidade conferindo Realização.

A Macieira é de grande importância na Ciência Céltica, no Mito Britânico é correspondida a Ilha de Avalon, também conhecida como a Ilha das Macieiras tipificando o Outro Mundo, um mundo misterioso que está por trás da cortina ou véu que separa o plano invisível e visível, o Inconsciente e Consciente. Mas ela também está presente em vários outros Mitos espalhados por diversas civilizações da antigüidade, inclusive no mito bíblico do Pecado Original.
A maçã produz um doce e rico suco, que pode ser impregnado de teor alcoólico em uma complexa elaboração a qual é chamada de Néctar dos Deuses ou Hidromel.
Há também uma conformação curiosa em seu interior por meio da disposição de suas sementes que formam o Pentagrama que tipifica o Homem em sua Composição dos Cinco Elementos.
Referente ao alfabeto Beth-Luiz-Nion gaélico o few-Q era usado como pronúncia alternativa do som do C. Além desta situação superficial, alguns praticantes da Antiga Religião, sustentam que a Macieira por não estar presente na origem do Alfabeto Gaélico-Irlandês poderia representar o Herói Oculto que habita além dos limites da Mente humana, provocando Mitos Messiânicos como a espera do retorno de Heróis que podem salvar a humanidade deste holocausto psíquico que já se iniciou.
Contudo, o que será que a Macieira reserva para 2012?
A Macieira tipifica a Juventude Eterna representada pelo entendimento das sucessivas mortes diárias, ou seja, transformações, que faz cada pessoa compreender sua percepção do mundo através do equilíbrio interior. Ela indica para que se busque a beleza e perfeição em tudo que você fizer de modo que isto não significa perfeccionismo, mas discernimento claro de que tudo que opera no mundo há um propósito, um movimento constante no processo de destilação da mente humana. Um amor na sua vida pode também lhe ajudar na busca, uma vez que ele/a não interfira no seu propósito de vida, mas que compartilhe ambos a um objetivo em comum ainda que com suas diferenças pessoais. O principal desafio de Queirt é a superação da dispersão, que pode tirar totalmente o seu foco do seu propósito de vida. Há tendências de amizades terem suas lealdades rompidas, ou mesmo tentar fazer algo além de sua capacidade ou muitas coisas ao mesmo tempo. Escolha em fazer uma coisa de cada vez, veja o que sua intuição e percepção dizem a você sobre tal assunto, tarefa, objetivo e assim por diante. Haverá muita desilusão tanto em caráter particular como coletivo referente às drogas ou planos de subjetividade irracional. No senso global, o tráfico de drogas será combatido de forma mais tenaz, contudo, diametralmente oposto o tráfico será mais pernicioso e intenso em 2012.
Haverá uma nova onda musical mais direcionado a harmonia, equilíbrio e beleza que fluirá através da alma humana e de sua inspiração. As musicas célticas e outras que tem suas origens em raízes étnicas e culturais muito profundas estarão em ascensão este ano.
Em termos básicos da predição, a Macieira remete a entrada de dinheiro por herança, doação ou algum ganho inesperado, mega sena, quina entre outros. 2012 será o Ano das Possibilidades.
Palavras-Chaves: Beleza e Eternidade.
Orientação: deve ser feita uma escolha.


Última análise – A união de duas árvores frutíferas na Casa ou Reino vigente denota Fartura e Prosperidade, principalmente no plano material, desde que se faça o processo correto conforme colocado nos Reinos ou Casas das Cinco Províncias, principalmente quando são plantadas na última Província como em 2012. No aspecto interno, o desenvolvimento interior que está em curso deve ser altamente proveitoso e harmônico, mas este dependerá de suas escolhas, afinal tudo que tem um início sempre terá um fim, a não ser...

Boa sorte para 2012.

2012 - O ANO DA LUA


A partir da chegada do outono de 2012 (dia 20 de março às 02h15min) o ano astrológico se inicia sendo regido pela Lua, planeta feminino, rege o humor, bem como as marés. Para cada um de nós este ano os desafios serão evitar as mudanças de humor que poderão minar projetos de longo prazo e estar atento com as idealizações! Inspiração não vai faltar, mãos à obra!


Todos os temas associados ao feminino e as águas estarão em foco este ano, da mesma maneira que embates entre espiritualidade e cotidiano, estes temas serão constantes em nossas vidas particulares e públicas.
Repense sua relação com as mulheres da sua vida: Mãe, irmãs, companheiras, amigas, filhas e busque pensar como o papel feminino em nossa sociedade é fundamental e ainda sim é menosprezado. Viva o sagrado feminino! Resgate sua anima da torre do castelo!

Os planetas que estarão presentes este ano serão Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Até o início de abril, um Grande Trígono do elemento terra (Marte/Júpiter/Plutão) estará trazendo muito desgaste físico, cobrando organização, determinação, responsabilidade, e assiduidade para com os compromissos assumidos, principalmente na área profissional. As tarefas tendem a parecer mais cansativas até este período, mas entenda que o efeito deste aspecto é de longo prazo e tende a trazer bons resultados, reconhecimento profissional e melhores chances de ganhos financeiros. Observe a saúde para dar conta de todas as atribuições que lhe serão entregues e busque agir de maneira diplomática e paciente, as oportunidades de conflitos por pequenezas existem e devem ser evitadas, pois só trarão desgaste emocional e físico.

Saturno em Libra estará retrógrado até o dia 24 de junho, durante a primeira metade do ano ele estará “andando para trás” lembrando de que nossas relações devem ser equânimes com os outros, principalmente nossos relacionamentos e associações. As amizades, os relacionamentos e as sociedades profissionais devem ser revistas, analisadas com atenção, pois é de extrema importância que observemos os parâmetros que tem regulado estes nossos envolvimentos. As afinidades devem ser observadas segundo a perspectiva da igualdade de condições e do afeto mútuo, quando uma relação é muito unilateral, deve ser analisada com muita seriedade, pois Saturno e sua cobrança por equilíbrio colocará em cheque este tipo de relação. Antigos relacionamentos irão se dissipar e aqueles que estão por um fio arrebentar de vez. Relacionar-se significa estar aberto às mudanças do outro e de si mesmo, esperar sempre que o outro seja o mesmo é tão bobo quanto crer que você é a mesma pessoa. Pondere sobre como vem levando os seus envolvimentos, sobre a justiça, a harmonia e a beleza envolvidas neles. O período nos convida a exercitar a reflexividade e a colocar-se no lugar do outro.

Plutão em Capricórnio fará aspecto positivo com Júpiter em Touro neste dia (dia do equinócio de outono, entrada do sol em áries), marcando as transformações durante o ano advindas de formas diferentes de produção de renda, na maneira como faz o seu trabalho, possibilidade de mudanças drásticas de emprego e/ou renda. Seu esforço no primeiro quadrimestre do ano será fundamental na definição da direção da sua mudança.
O mesmo Plutão estará fazendo um aspecto tenso com Urano em Áries durante o ano todo, afetando principalmente as pessoas dos signos de Áries, Câncer, Libra e Capricórnio. Mudanças na maneira como as pessoas se apresentam para o mundo, rompantes e transformações nas áreas profissional e afetiva, nem sempre ocorrendo de acordo com nossas expectativas. Adote uma atitude ativa diante do mundo, torne-se responsável pelas mudanças em sua vida, saia da zona de conforto e encare os desafios que lhe serão apresentados.
Este mesmo aspecto, num nível mundial, trará um conhecimento público sobre os conflitos e contravenções por todo o mundo. Um espírito belicoso e intransigente espalha-se pelo mundo, uma rebeldia do lado dos vilipendiados e uma ansiedade por maiores excessos do lado dos algozes. Período marcado por grandes desenvolvimentos e descobertas nas áreas mais pioneiras e avançadas das ciências, na tecnologia de informação, nos desenvolvimentos bélicos. É possível que venhamos a conhecer novas formas de guerra, ocorrendo não pela intervenção direta dos governos, mas por inserções psicossociais, através da grande rede e utilizando-se da velocidade das comunicações para instigar ações aparentemente caóticas por parte dos mais suscetíveis.

Urano em Áries também traz uma ansiedade por autoafirmação que pode gerar conflitos políticos e religiosos pelo mundo, em conjunto com a influência de Netuno em Peixes, a religião estará recebendo mais atenção que a espiritualidade ou a religiosidade, possibilidade de embates sérios entre tradicionalistas e reformadores. As multidões estarão mais suscetíveis que o normal e muitas manifestações irão ocorrer, para a defesa de todo tipo de valor.
Por outro lado, a influência de Netuno vem também para dissipar antigos valores engessados, muitas atitudes humanistas, voluntárias e o surgimento de diversos tipos de ação em prol dos mais necessitados. Durante o ano as manchetes sobre problemas associados aos mares, às águas, ao álcool e às drogas químicas, estarão pipocando com notícias de aumento dos índices de crimes e consequências trágicas.
De maneira geral, no ano da Lua, as águas de cima e de baixo estarão em evidência. Destaque para questões ambientais relacionadas à poluição do mar e a ausência de água potável serão a forma geral de problemas particulares como falta de paciência com o outro, fanatismo religioso (incluindo os ateus), e baixa de energia física. Beba bastante água, ouça música, tente estar próximo das águas e ouça o outro, sinta o que ele quer lhe passar, tente exercitar a sensibilidade, a compaixão e o Amor.

Rafael Laman – rafaellaman@gmail.com



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem sou

Minha foto

Descobri cedo o caminho do autoconhecimento e a partir da adolescência direcionei o foco dos meus estudos para essa autodescoberta. Dissequei a mim mesma em busca de respostas estudando diversas matérias, que entendi serem totalmente interligadas.
Com a Arithmologia venho me aprofundando em técnicas de respiração, meditação, cromoterapia, cinesiologia, e tecnologia espiritual. Desenvolvi a Arithmognose Terapêutica: o cuidado consigo e com os outros, através do conhecimento e essência dos Arithmos (números) pessoais.
Graduada em Direito, mas trabalhando com Consultoria, Coaching e Aconselhamento Metafísico a distância, tenho como objetivo esclarecer e motivar o cliente/coachee para que este possa perceber e/ou experimentar uma conscientização das potencialidades inerentes em si que repercutem diretamente em suas ações.

Google+ Followers

Seguidores