Conhece-te a ti mesmo

10 de jan. de 2013

OS ORIXÁS EM 2013

Sob a regência de Yemanjá (Yèyé ọmọ ẹjá) em 2013 as pessoas estarão mais sensíveis, unidas umas com as outras, voltadas mais para o meio familiar, na tentativa de resgatar seus verdadeiros valores. Sendo as Águas seu principal elemento, Yemanjá estimula a geração e a criatividade, mas também ativa as emoções. Assim como as águas do mundo, seus habitantes e os que usufruem delas, estarão conturbadas, também as emoções estarão em ebulição. Será importante equilibrar as emoções para não cair num 'mergulho' de emoções desequilibradas que, às vezes, não tem volta.

Yemanjá é mãe, mas também a educadora e justa, a única das Orixás femininas que tem posse das armas de Ogum quando é necessário...1


E com Ogum na regência vamos ter um ano bastante movimentado, cheio de trabalhos e desafios pela frente. A influência de Ogum impulsiona o não recuo diante do “novo” e a não desistência diante das dificuldades.

Ogum é o Orixá responsável pela abertura dos caminhos, assim, mesmo sendo um ano de bastantes conflitos sociais, também será o de implantação de novos conceitos e avanços tecnológicos. 
 
Outros aspectos precisam ser levados em conta, principalmente a vontade de despertar. Ogum traz a força e a coragem, pois é conhecido como o orixá da guerra. Será travada, sim, uma guerra pessoal e todos estarão, em algum momento, diante do maior inimigo – nós mesmos! 
 
Sem um real e sincero posicionamento, mudanças em hábitos arraigados, se livrar da preguiça mental, perseverança, nada pode ser feito em benefício próprio. As pessoas são condicionadas a pensar em si mesmas como 'vítimas' como justificativa e, assim ficam 'agarradas às suas misérias e sofrimentos' esquecendo que sofrimento nada mais é do que a falta de equilíbrio. E usar o conhecimento com equilíbrio é o mesmo que estar equilibrado para usufruir do saber. 
 
Todos terão energia de sobra em 2013 para conquistar qualquer objetivo traçado por si mesmo. Mas é bom ter prudência, pois existem os aspectos negativos dessas influências e quando não trabalhadas, podem conduzir ao fracasso.
Ogum é o Orixá da liderança, da vontade, da fé e da força. Que busca incessantemente as vitórias, que persiste e que nunca desiste. E neste ano também regido pelo disciplinador, justo e implacável Obaluayê, precisaremos desta força.

Obaluayê é o Orixá da morte, representando mudanças e transformações, sejam elas positivas ou negativas. Assim ele mostrará que tudo na Terra está em transformação, e como consequência nós seres humanos estaremos mais suscetíveis a essas transformações, tanto interiormente colocando nossas emoções em crise em busca de maturidade e equilíbrio, como externamente, principalmente por causa das mudanças climáticas e telúricas.
Prevê-se um aumento de terremotos, erupções vulcânicas, tsunamis e temporais e incêndios.

Uma característica importante de Obaluayê é o de trazer à tona o fator material, o que faz de 2013 um período propício para investir na carreira e ter avanços em sua vida profissional. Em seu polo positivo é consolidador de projetos e representa o lado mais realizador do ser humano empenhado em construir algo mais sólido em sua vida. 
 
Com Obaluayê vamos ganhar mais avanços na medicina e nas pesquisas visando a cura para muitas doenças vistas como 'incuráveis'.
Por outro lado, esse Orixá tem uma personalidade severa , podendo não ser simpático às nossas expectativas e esperanças. Por isso Muito cuidado com as propostas ilusórias de emoções em desequilíbrio e de bens materiais.

É fator fundamental, para maturação de tudo o que esperamos na vida, a paciência e a perseverança como elementos indispensáveis para podermos extrair o melhor que Obaluayê pode nos oferecer.

E para completar, um texto de Mônica Caraccio sobre o assunto.

O Orixá regente de 2013

2013 chegou em plena terça-feira – dia da semana que estamos sob influência do planeta Marte, o ‘Planeta Vermelho’ que rege e representa Ogum e seu fogo viril, agressivo, impetuoso e transformador – sob a fascinante luz e energia da Lua Cheia - envolvente, dominadora e encantadora como Iemanjá, a Orixá das Águas, a grande Mãe de todas as cabeças – e ainda sob regência do planeta Saturno prometendo grandes feitos, muitas emoções e importantes superações para aqueles que se afinizarem a tão fortes energias e orixás…

Saturno é a mais intensa influência para esse ano, é o segundo maior planeta, o sexto a partir do sol e tem sua trajetória localizada entre as órbitas de Júpiter e Urano. Na astrologia convencional, Saturno é conhecido como “O Velho Pai do Tempo”, de movimento lento e firme, representando também o “professor” e o “organizador” do cosmos, exercitando a paciência e a perseverança. Dizem que Saturno “não dá presentes”, assim o princípio geral para esse planeta é: devemos trabalhar para receber. Aliás, é um dos corpos celestes mais “incompreendidos” na astrologia chegando a ser temido como se fosse um deus implacável e insensível. Já para nós, umbandistas, representa o Orixá Obaluayê.

Assim, Obaluayê
2, “rei senhor da terra” – o orixá da Transformação, o grande alquimista necessário à evolução, regente da Linha dos Pretos-Velhos e das Santas Almas – regerá esse ano junto com Ogum, na qualidade de “velho” chegando próximo da vibração de Omulu3, e Iemanjá, geradora de todas as possibilidades. Portanto, 2013 será um convite à maturidade e decisão firme.

Já no início de fevereiro (dia 10), inicia o ano da Serpente para astrologia chinesa. A Serpente representa a expressão do forte lado intuitivo existente em todos nós, é considerada sábia, enigmática e transformadora quando bem entendida, sentida e vivida. Exige, da mesma forma que Obaluayê, Ogum e Iemanjá, observações cuidadosas, metas definidas, ações práticas e contínuas se quisermos não nos perder no meio do percurso.

Trabalho, esperança, maturidade e transformação são palavras que conduzirão 2013, e, por experiência própria, encontro ainda na palavra SURPRESA a melhor representação para esse ano.

Enfim, que todos possam exercitar e compartilhar suas “inteligências” e caminhar em direção da Sabedoria.

Um excelente 2013 a todos, esperando, torcendo e desejando que aproveitemos as Forças Sagradas, Divinas e Vivas existentes dentro de cada um de nós para que consigamos fazer coisas diferentes e assim vivermos melhor em meio de todos. Agora, mais do que antes, a CHAVE ESTÁ EM NOSSAS MÃOS!


NOTAS:
1Yemanjá Ogunté - Ogunté quer dizer aquela que contém Ogum é aquela que luta ao lado dele. É considerada a quarta manifestação dessa divindade. Apresenta-se jovem e é uma guerreira terrível que carrega, preso à cintura, um facão e outras armas de ferro confeccionadas por Ogum. Dizem que é rancorosa, severa e violenta. É indomável, mas justiceira.

2 Para a maior parte dos devotos do Candomblé e da Umbanda, os nomes são praticamente intercambiáveis, referentes a um mesmo arquétipo e, correspondentemente, uma mesma divindade. Já para alguns babalorixás, porém, há de se manter certa distância entre os dois termos, uma vez que representam tipos diferentes do mesmo Orixá. Em termos mais estritos, Obaluaê é a forma jovem do Orixá Xapanã, enquanto Omolu é sua forma velha. Como porém, Xapanã é um nome proibido tanto no Candomblé como na Umbanda, não devendo ser mencionado pois pode atrair a doença inesperadamente, a forma Omulu é a que mais se popularizou e acabou sendo confundida não apenas com a forma mais velha do Orixá, mas com sua essência genérica em si. Esta distinção se aproxima da que existe entre as formas básica de Oxalá: Oxalá (o Crucificado), Oxaguiã a forma jovem e Oxalufã a forma mais velha. 
 
3 Omulu Jagum é uma representação de Omolu das águas claras e tem fundamento com Yemanjá

Um comentário:

Os comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos respectivos Usuários e não representam a opinião da Equipe Khrestérion.

Bem vindo. Seja um assinante e receba as novidades em primeiro lugar.

Entre com seu e-mail:

PorFeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Esse blog é ligado a

Direitos de Autoria

Os textos deste blog têm autoria.

Caso queira fazer uso, por favor, cite a fonte.

Obrigado!