quinta-feira, 20 de março de 2014

EQUINÓCIO DE MARÇO


Na astronomia equinócio é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). 


A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) + nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite têm a mesma duração. 

Para aqueles que honram a natureza este é o dia de ação de graças - quando honramos o Sagrado Masculino e o Sagrado Feminino em equilíbrio.
Apesar de um grande número de pessoas não ter mais uma experiência profunda do ciclo da Natureza e dos detalhes envolvendo o cotidiano a cada estação em especial, como acontecia no passado, o Equinócio de Março/Ano Novo Zodiacal tem uma importância cósmica enorme, porque a Natureza renasce, o Norte e o Sul do planeta se equivalem energeticamente e a vida se renova.

 
Muitos reconhecem este período como uma época de grande tensão psíquica e devemos tirar proveito dessa fase já que os períodos equinociais são épocas quando o véu entre o visível e o invisível fica mais tênue, justamente por estarem em equilíbrio.







No Hemisfério Sul, com o Equinócio de Outono, à medida que as sombras aumentam, podemos ver as faces mais sombrias se aproximando. Para muitos, esse rito honra a velhice e a aproximação do inverno.
Este dia representa o rapto de Perséfone por Hades e sua descida ao submundo. Simboliza nossa viagem espiritual que deve ir até a escuridão para despertar nossa luz.
 
É momento de refletir e meditar. 

Esta é a época perfeita para começar a fazer as economias, definindo o quanto pode guardar ou "estocar" para os meses de inverno que se aproximam. 
A começar por tomar cuidado para não perder tempo à toa e para ser seletivo com relação aos projetos e problemas que pretende abordar. 
Também é costume retirar um tempo para dar uma atenção à casa física, como consertar objetos estragados, restabelecer os estoques ou simplesmente fazer uma faxina. 


No Hemisfério Norte o Equinócio de Primavera vem trazendo uma época de renovação, tanto para a natureza quanto para a humanidade. 

É o período de regar os jardins - interno e externo - cuidar do processo de renascimento. O palco está montado e muitos cenários são possíveis. Na verdade, existem muitas possibilidades disponíveis para se experimentar. São esses pontos de escolhas inumeráveis que determinarão o mudo em que se quer viver.  
Mas o importante é que se tenha Consciência dos ciclos da Natureza e comemore, vibre com a mudança, em grupo ou só, faça um almoço, um  jantar ou caminhe num parque... Sempre com Consciência das mudanças que a Mãe Natureza nos proporciona com seus ciclos, nos dando chance de novos começos! 


Nesse dia devemos nos integrar conscientemente à "Mãe Terra" que todo ano renova seu ciclo de nascimento e ressurreição.

Lília Palmeira - 2014, 2017.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Direitos de Autoria

Os textos deste blog têm autoria.

Caso queira fazer uso, por favor, cite a fonte.

Obrigado!

Quem sou

Minha foto

Descobri cedo o caminho do autoconhecimento e a partir da adolescência direcionei o foco dos meus estudos para essa autodescoberta. Dissequei a mim mesma em busca de respostas estudando diversas matérias, que entendi serem totalmente interligadas.
Com a Arithmologia venho me aprofundando em técnicas de respiração, meditação, cromoterapia, cinesiologia, e tecnologia espiritual. Desenvolvi a Arithmognose Terapêutica: o cuidado consigo e com os outros, através do conhecimento e essência dos Arithmos (números) pessoais.
Graduada em Direito, mas trabalhando com Consultoria, Coaching e Aconselhamento Metafísico a distância, tenho como objetivo esclarecer e motivar o cliente/coachee para que este possa perceber e/ou experimentar uma conscientização das potencialidades inerentes em si que repercutem diretamente em suas ações.

Google+ Followers