Conhece-te a ti mesmo

19 de ago. de 2014

As Runas: As


Imagem de Anatoly Kudryavtsev©

A Boca

Pronúncia: ás

Nomes Alternativos: os, ass, ansur, aza, ansuz, aese, ansus

Significados Tradicionais: boca, foz de um rio, deidade

Palavras-Chave: habilidade de comunicação, pensamento criativo, inspiração artística, percepção, aplicação de conhecimento

Usos Práticos: útil para encontrar inspiração e novas idéias, extrair habilidades criativas ocultas e descobrir novos talentos, fortalecer a determinação mental, melhorar  relacionamentos pessoais e habilidades comunicativas, aumentar o influxo de energia vital, soltar bloqueios de energia do corpo e da mente

Usos Mágicos: para decisões sábias, sucesso, liderança; favorável para adivinhação e magia

Desafio: aprenda a comunicar com a Natureza a fim de se ampliar os horizontes

Correspondências:
Fonema: A
Regência Planetária: Mercúrio (Passiva)
Pedra: Esmeralda
Flor: Glória-da-Manhã
Árvore: Freixo
Número: 4
Classe Social: Nobre e Sacerdotal
Cor: Roxo
Mitos e Deidades: Odin
Tarô: Hierofante
Período do Dia: das 18 às 19 hs

Significados Gerais e Simbólicos:

AS significa boca, e, por associação, implica na palavra falada, significando o poder criativo das palavras e a própria sabedoria. É a necessidade de comunicação e informação que fundamenta os próprios processos de vida, além da sabedoria humana nas canções, lendas, tradições, costumes e conhecimentos. Foi a Palavra divina que trouxe tudo à existência do vazio do nada. O xamã teutônico passava seu conhecimento verbalmente, podendo a palavra falada ser vista desse modo como repositório de sabedoria e conhecimento, o meio pelo qual a educação era repartida e retida.

É a runa da prosa inspirada, dos poetas, das sagas, dos profetas. Representa o êxtase da inspiração, o “canto do cisne” salmodiando a vida de alguém enquanto se prepara para morrer, o primeiro choro de um bebê. É o assoviar no escuro para banir o medo.

Aqui, a palavra-chave é receber: mensagens, sinais, presentes. Uma advertência na hora certa também pode ser considerada como um presente. AS geralmente indica a aquisição de sabedoria e conhecimento, a procura e recebimento de conselhos. É a busca dos fundamentos da vida, a descoberta de mais uma peça da inesgotável sabedoria.

No âmbito da educação, AS pode ainda ter o sentido de teste oral, de viva voz. Por extensão, pode significar qualquer exame verbal, como uma entrevista ou, de fato, um tipo qualquer de teste, oral, escrito ou prático. Pode até mesmo se referir a uma experiência testificante lançada pela própria vida. A maioria das novas experiências inclui algum tipo de teste, e AS enuncia que se sobressairá no que for testado. Essa runa é bastante útil como defesa contra obsessões e acidentes.

Essa runa implica em aprendizagem, podendo ser este interpretado num sentido formal como aprendizado de um negócio, ou mais livremente, como tendo referência a algum aspecto no qual não se tem prévia experiência. No antigo sistema de aprendizagem, o noviço aprendia observando o mestre e recebendo suas instruções. Tudo isso nos traz de volta a ideia de tutela.

Estar sob tutela sugere que se receberá instrução, conselho ou alguma forma mais tangível de assistência de um dos pais ou de uma figura paterna. Essa figura paterna pode, por exemplo, ser um professor, ou apontar alguém mais velho e, dessa maneira, presumivelmente mais sábio, ou alguém em posição superior: um patrão (normalmente, o chefe imediato, já que essa runa raramente denota uma entidade impessoal), ou, ainda, alguém possuidor de conhecimento superior. É, habitualmente, alguém que passou por algum tipo de treinamento como um médico, um advogado, um contador, um agrimensor, um eletricista, um bombeiro, etc. 

É também uma recomendação para que se valorize a oração e se ganhe a boa vontade divina. Nesse papel, AS é proveitosa para o trabalho criativo. Pode ser empregada para estimular inspiração para tais coisas como poesia, adivinhação, conversação, etc. Desse modo, pode ser de grande auxílio em trabalhos relativos a negócios sociais, sedução, e demais coisas que exijam raciocínio rápido.

AS é indicativa de conselho honesto e não tendencioso. Denota a necessidade de deliberação antes da ação, e frequentemente, assinala que é preciso se aconselhar antes de se comprometer mais.

Essa runa ainda pode enunciar uma viagem, desde que ocorra para se obter notícias de um parente ou procurar instrução. É mais provável, inclusive, que tenha o sentido de visita de um parente, e a runa emparelhada com ASS normalmente mostra qual o tipo de pessoa envolvida, apesar de depender muito das circunstâncias. Por exemplo, BERKANA significa a mãe, se ainda viva, ou um dos filhos, assumindo que se tenha algum. Se a runa associada é JARA, a pessoa indicada tende a ser um advogado ou procurador; se é OTHILA, um parente mais velho.

Significado Reverso:

Quando reversa, AS representa falta de comunicação e conselho tendencioso. Pais ou parentes querem, egoisticamente, o que é melhor para eles e não o que é melhor para os filhos; o conselho profissional não pode ser considerado como sendo imparcial. Nesse aspecto, AS reversa comumente significa que o conselheiro na questão se tornou muito envolvido no problema e não pode mais manter sua postura impessoal.

AS reversa é também indicativa de fraude, mentira e informação errada. Não se deve acreditar em nada que ouve (ou lê, para dizer a verdade) e deve ser solicitada uma segunda opinião em todos os assuntos de importância.

Reversa, essa runa pode sugerir que pais e superiores estão tentando interferir adversamente nos planos dos filhos ou subalternos. Às vezes, porém, indica que pessoas mais velhas podem apresentar dificuldades através das circunstâncias de suas vidas, ao invés de uma oposição ativa; que elas podem se tornar uma carga ou preocupação, não por si mesmas, mas devido a uma doença, por exemplo.

Pode ainda ter o sentido de viagem desperdiçada; mal uso do conhecimento e sabedoria; ou problemas com estudos. Estes problemas podem ocorrer em um contexto acadêmico, ou o reverso de AS pode simplesmente implicar numa recusa a aprender as lições da vida. Observe cuidadosamente onde WYRD cai, em relação a AS, antes de fazer um julgamento nesse sentido.

Com outras runas restritivas, AS reversa normalmente indica que se é o “estudante eterno”, que quer acumular mais e mais conhecimento sem a mínima intenção de passá-lo adiante, seja por aplicação prática, seja por instrução teórica. É uma atitude de quem está relutante em passar para a maturidade e é incapaz de agir como um pai, tanto para com suas ações como para com suas ideias.

Escrito originalmente por ©Fabrício César Franco em 
http://parlenda.blogspot.com.br/2012/01/as-runas-as_25.html

Este trabalho possui uma Licença Creative Commons 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos respectivos Usuários e não representam a opinião da Equipe Khrestérion.

Bem vindo. Seja um assinante e receba as novidades em primeiro lugar.

Entre com seu e-mail:

PorFeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Esse blog é ligado a

Direitos de Autoria

Os textos deste blog têm autoria.

Caso queira fazer uso, por favor, cite a fonte.

Obrigado!