Conhece-te a ti mesmo

8 de set. de 2014

As Runas: Perth



Imagem de Anatoly Kudryavtsev©
O Sortilégio

Pronúncia: pêrth (o th pronunciado à maneira inglesa)

Nomes Alternativos: peorth, purt, perthro, pertra, pairthra

Significados Tradicionais: significado incerto, um assunto secreto

Palavras-chave: contenção, vitalidade, durabilidade, auto-identidade

Usos Práticos: ajuda no conhecer-se pelo que você é em vez que daquilo que se espera que seja.

Usos Mágicos: fertilidade, facilitando o parto, para ajudar na adivinhação e magia, melhorando habilidades psíquicas.

Desafio: não tenha medo da mudança, mas assegure-se de que você está plenamente em contato com seu corpo físico durante qualquer experiência de transformação, ou seja, mantenha o 'pé no chão'.

Correspondências:
Fonema: P
Regência Planetária: Marte e Nódulo Sul
Pedra: Água Marinha
Flor: Crisântemo
Número: 3
Classe Social: Operária
Cor: Vermelho
Mitos e Deidades: Freya, Angrbode
Tarô: Mago
Período do Dia: das 23 às 24 hs

Significados Gerais e Simbólicos:

De todas as runas, essa é a mais misteriosa. O sentido de PERTH nunca foi traduzido. Vários autores, esotéricos e acadêmicos, têm apresentado um grande número de teorias a respeito de sua origem e significado. Dentre estes, está a que diz que o significado de PERTH está ligado a idéia de revelação de algo previamente escondido, pois indica que alguma coisa virá ao conhecimento. Em termos gerais, é um bom presságio. Às vezes, recuperaremos um artigo perdido; outras vezes, teremos uma segunda chance em um relacionamento ou em sua carreira; outras ainda, mostra-nos uma oportunidade que foi previamente ignorada ou negligenciada. 

A interpretação real de PERTH tem sido objeto de muita controvérsia entre os estudiosos rúnicos. O problema reside no fato de que o som inicial P não ocorre em nenhum outro lugar na língua germânica antiga, levando a crer que a palavra foi importada de outro idioma. O antigo poema inglês rúnico parece indicar que tinha a ver com algum tipo de jogo, levando muitos a interpretá-lo como "peão do xadrez" ou "copo de dados" (para jogar gamão, por exemplo). Esse significado é particularmente interessante, uma vez que não só se encaixa na forma da runa, mas também sugere uso original de tal objeto como um recipiente para as runas em si. Uma interpretação alternativa de PERTH é derivado do eslavo "pizda", que significa "vulva". Este significado (embora obscuro e um tanto improvável) se encaixa muito bem na progressão de runas, até este ponto, simbolizando o renascimento que se segue à morte. Vendo-a como um símbolo do útero da Divindade, representa o mesmo elemento do misterioso e escondido como "copo de dados", mas tomada literalmente como "vulva", ele adiciona uma poderosa contraparte sexual feminina a UR, que estaria faltando ao futhark.

Com runas restritivas pode prenunciar a erupção de uma doença. As outras runas no lançamento mostrarão como a doença tende a surgir. Em assunto de doença, entretanto, PERTH indica, geralmente, uma enfermidade que não cede a tratamento médico convencional, sendo mais suscetível à homeopatia, naturopatia, métodos não convencionais como acupuntura, aromoterapia, cura psíquica e hipnotismo.

PERTH pode se referir a qualquer segredo que se queira guardar. Como a maioria das pessoas tenta somente suprimir os fatos que as embaraçariam quando tornados públicos, mais do que nunca isto tem a ver com um segredo culposo. Pode, todavia, referir-se a qualquer coisa que o se sinta vergonha ou sobre o qual se prefere manter discrição e não se queira discutir. Pode não ser nada de mau ou errado, apenas um assunto sobre o qual se é sensível, sendo melhor não fazer nenhum julgamento quanto a esse ponto.

Outro assunto secreto — tanto que é essencialmente uma coisa particular entre duas pessoas — é o sexo. Essa runa aparece com regularidade em conjunção com outras runas orientadas emocionalmente (KANO, TIR, UR, GEBO, WUNJO, BERKANA e LAGU), para indicar que um casal é sexualmente compatível. Quando está conjugada a UR reversa, KANO reversa, ou TIR reversa, pode designar um relacionamento baseado somente na atração sexual e assim fadado a consumir-se, se não for estabelecido outro ponto de contato.

Essa runa exprime a idéia de adivinhação ou intuição de sucesso em um jogo de azar, ou em um evento fortuito. Por isto, PERTH freqüentemente representa um ganho inesperado de dinheiro — especialmente em associação com HAGALL, já que essa significa “uma decisão nas mãos de outro”. Nesse caso, “o outro” é WYRD, a Fortuna, a Dona Sorte.

Porque um legado não pode ser pensado como esperado, PERTH pode determinar uma herança, quando cai com runas de herança, como JERA e OTHILA. Isto se liga a outro sentido de PERTH — sigilo — já que o que acontece depois da morte permanece envolto em mistério para a maioria das pessoas.

Certas vezes, essa runa quer dizer um presente em dinheiro, mais do que uma ganho ou uma herança. Os motivos de tal presente devem ser examinados com grande cuidado, já que a associação de PERTH com sigilo e sexualidade freqüentemente revela ligações insuspeitas de natureza emocional ou sexual incorporadas ao acontecimento.

E visto que coisas secretas não são divulgadas (ou o são apenas ao escolhidos), PERTH tem muito a ver com o oculto, ocasionalmente expressando que se tem poderes ocultos ou mediúnicos, ou seja, poderes que nos habilitará a contatar o mundo sombrio conhecido como astral, cujos habitantes são os Espíritos Elementais e os fantasmas dos mortos.

Significado Reverso:

Em reverso, PERTH tende a desenterrar surpresas desagradáveis e descobrir as proezas sombrias que os outros têm perpetrado contra nós. Por causa disto, PERTH normalmente prenuncia um desapontamento, e pode-se ser traído tanto pelas circunstâncias como por outra pessoa, geralmente um amigo chegado. Apesar desta runa poder ocasionalmente agir como um símbolo de traição no amor e na amizade, é mais comum o desapontamento tender para a perda financeira. Portanto, não se deve investir dinheiro durante o período coberto pela leitura. Como PERTH é também ligada a idéia de deslealdade, não se deve emprestar dinheiro também particularmente a um amigo — durante o período indicado, pois provavelmente não receberá essa quantia de volta, ou a receberá somente com muita dificuldade.

Quando está reversa, essa runa também não denota um tempo bom para jogos. A Dona Sorte não está sorrindo para ninguém, e os pressentimentos, embora fortes, não tendem a se provar corretos. Em suma, quando PERTH aparece reversa, podemos dizer que os acontecimentos não serão tão bons quanto se esperava.

O reverso de PERTH pode denotar desarmonia e incompatibilidade sexual. Com runas indicativas de entusiasmo fraco (ISA, UR reversa, KANO reversa, e TIR reversa) mostra que o parceiro não acha mais o outro fisicamente atraente, enquanto o outro continua necessitando dele. Como esse assunto ficará finalmente resolvido pode ser julgado pelas runas que se seguem no lançamento.

Por causa de sua conexão com o oculto, PERTH reversa pode exprimir a idéia de uma experimentação desinformada com o espiritualismo ou estados alterados de consciência que nos traz mais excitação do que se contava, tais como aquelas manifestações psíquicas perturbadoras subseqüentes ao uso de uma Tábua Ouija como entretenimento. Como o lado puramente visual das experiências astrais obtidas através de treino pode também ser alcançado pelo uso de narcóticos, PERTH reversa algumas vezes indica um envolvimento com drogas — usualmente uma droga debilitante.

Em questões concernentes a assuntos emocionais, PERTH reversa mostra que muitas vezes existe escondido um problema sexual de algum tipo, em nós ou no parceiro. Pode indicar uma das atividades que a sociedade olha como pervertida: sadismo, masoquismo, travestismo e outras. Tendo como par ASS reversa, indica com freqüência que o lançamento está sendo realizado para um homossexual masculino, e quando o par é LAGU reversa, para uma lésbica; quando RAIDO, tanto ereta quanto reversa, está emparelhada com PERTH, isso em geral indica que se é ambivalente na sua sexualidade.

Contudo, deve-se enfatizar que essas observações se aplicam tão somente a perguntas diretamente relativas à vida amorosa. Em outras áreas de experiência — em especial nas que envolvem dinheiro ou profissão — essas combinações devem ser interpretadas diferentemente.

Escrito originalmente por ©Fabrício César Franco em
http://parlenda.blogspot.com/2012/04/as-runas-perth.html

Este trabalho possui uma Licença Creative Commons
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos respectivos Usuários e não representam a opinião da Equipe Khrestérion.

Bem vindo. Seja um assinante e receba as novidades em primeiro lugar.

Entre com seu e-mail:

PorFeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Esse blog é ligado a

Direitos de Autoria

Os textos deste blog têm autoria.

Caso queira fazer uso, por favor, cite a fonte.

Obrigado!