Esse Blog é ligado a

Photobucket - Video and Image Hosting

sábado, 20 de junho de 2015

SOLSTÍCIO DE INVERNO

"Na astronomia, solstício (do latim sol + sistere, que não se mexe) é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador". 


O solstício de inverno é a noite mais longa do ano e é a partir deste dia que o Sol volta cada vez mais forte, para chegar ao seu ápice no solstício de verão.

Sua data não é fixa, pois depende das correspondências astronômicas, astrológicas e climáticas de cada ano. No hemisfério sul, ocorre sempre entre os dias 20 e 22 de Junho.

No Brasil se tem o costume de dizer que é o “primeiro dia de inverno”, porém o Solstício de Junho simboliza o meio do inverno, ou seja, quando o inverno está no ápice. Tanto que em algumas regiões também é chamado “middle-winter”.

A época do Solstício de Inverno, quando, logo após, o Sol renasce, é uma imagem do retorno de toda nova vida através do amor dos Deuses. 


 
Simbolismo
Este é um período de recolhimento, avaliação, purificação,  renovação e celebração.
É o momento do ano que marca o retorno da luz no sentindo real e simbólico, pois a partir desta noite o sol fica mais forte no céu, e os dias se tornam gradualmente mais longos.
É a época em que a natureza está adormecida, e em que muitas plantas morrem , o fim do que foi plantado, mas também é o momento de fertilizar o solo para o plantio na primavera.

Recolhimento – Momento de quietude, introspecção e propício a observação dos sonhos. O inverno favorece o recolhimento, o “entrar para dentro” buscando a sabedoria interior e o auto desenvolvimento. Na quietude podemos alcançar a compreensão de nossas vidas e do nosso “caminhar” no mundo, o que estamos construindo e o que necessita de maior dedicação.

Avaliação – Período favorável para revermos os nossos valores e os nossos propósitos, além das coisas que realmente são importantes na nossa vida, visando os dias que estão por vir. Também é um momento oportuno para avaliarmos o que aprendemos até agora, o que conquistamos e quais as mudanças que são necessárias em nossos caminhos.

Purificação –  Momento para nos desfazermos daquilo que já não nos serve mais, seja fisicamente, emocionalmente ou espiritualmente; nos libertarmos de velhos padrões emocionais, acontecimentos passados que influenciam negativamente o momento presente e de tudo o que não é saudável em nossas vidas.  Propício para queimarmos simbolicamente tudo o que não serve mais e, dessa forma, abrirmos espaço para o novo, trazendo mais equilíbrio e objetividade para as nossas vidas.

Renovação – O fogo transmutador traz a simbologia da luz como indicador de renovação. Após a purificação, auto-avaliação e recolhimento, vem a Renovação de nossa força interior, de nossos objetivos e das nossas esperanças.  A partir deste momento estaremos abertos para o novo.
Celebração – Celebrando o renascimento interno e externo homenageamos o amor e o novo nascimento, bem como a unidade coletiva do homem; contemplação da importância do Sol para vida.









“Este é o Solstício de Inverno, a noite mais longa do ano.
A escuridão reina, triunfante, contudo cede e se transforma em luz.
Tudo está frio e aguardo a chegada da aurora.
Quando o Sol se erguer a Deusa Trina de novo dará a luz à Divina Criança.
E eu, em silêncio e admiração, estou perante o caldeirão do renascimento, sabendo que também devo passar pelo caldeirão e renascer.”



Bençãos a todos!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem sou

Minha foto

Descobri cedo o caminho do autoconhecimento e a partir da adolescência direcionei o foco dos meus estudos para essa autodescoberta. Dissequei a mim mesma em busca de respostas estudando diversas matérias, que entendi serem totalmente interligadas.
Com a Arithmologia venho me aprofundando em técnicas de respiração, meditação, cromoterapia, cinesiologia, e tecnologia espiritual. Desenvolvi a Arithmognose Terapêutica: o cuidado consigo e com os outros, através do conhecimento e essência dos Arithmos (números) pessoais.
Graduada em Direito, mas trabalhando com Consultoria, Coaching e Aconselhamento Metafísico a distância, tenho como objetivo esclarecer e motivar o cliente/coachee para que este possa perceber e/ou experimentar uma conscientização das potencialidades inerentes em si que repercutem diretamente em suas ações.

Google+ Followers

Seguidores