Conhece-te a ti mesmo

12 de mai. de 2017

I Ching – Hexagrama 17: Sui – Seguir



Imagem de Adele Aldridge
O ato de "seguir" é muitas vezes visto como um estado inferior de "liderar". Mas liderança requer conhecimento e conhecimento é adquirido por seguir aqueles que são experientes e grandes. Não há vergonha em seguir alguém que tem conhecimento, pois assim a liderança é aperfeiçoada. A fim de liderar é preciso saber o que segue. Para seguir bem é preciso estar focado na liderança. Um seguidor fraco é aquele que segue sem ambição. Um líder fraco é aquele que lidera sem um conhecimento do seguir.

Seja fiel aos próprios valores e as portas do Destino se abrirão naturalmente.
 
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O trigrama Tui, cujo atributo é a alegria, está acima; o incitar, cujo atributo é o movimento, está abaixo. A alegria no movimento induz a seguir. A alegria é a filha mais moça, enquanto que o incitar é o filho mais velho. Um homem mais velho reverencia uma jovem, demonstrando-lhe consideração. Isso faz com que ela o acompanhe.








JULGAMENTO

SEGUIR tem sublime sucesso.
A perseverança é favorável. Nenhuma culpa.
Para alguém chegar a se fazer acompanhar é preciso primeiro saber adaptar-se. O homem que deve comandar precisa primeiro aprender a servir. Só assim conseguirá despertar o apoio alegre de seus subalternos, o que é necessário para que eles o acompanhem. O homem que força a que o sigam, recorrendo à astúcia ou à violência, a intrigas ou criando facções, sempre encontrará resistência que impedirá que o acompanhem de forma espontânea. Porém, mesmo o movimento alegre pode levar a resultados maléficos. Por isso o texto do Julgamento acrescenta a advertência: “A perseverança é favorável”, isto é, a constância no agir correto, e ainda “nenhuma culpa”. Um homem não deve pedir a outros que o sigam a não ser sob estas condições. Por isso também, elas são indispensáveis para que se possa seguir a outros sem risco de danos. A idéia de seguir adaptando-se às exigências do tempo é grandiosa e importante ; por isso o julgamento é tão favorável.

IMAGEM

O trovão no meio do lago: a imagem do SEGUIR.
Assim o homem superior recolhe-se, ao anoitecer,
para descansar e recuperar suas forças.
No outono a eletricidade se recolhe novamente à terra e entra em repouso. Aqui é o trovão no meio do lago, em seu repouso de inverno, que serve como imagem e não o trovão em movimento. É dessa imagem que surge a idéia de seguir, adaptando-se às exigências do tempo. O trovão no meio do lago sugere épocas de escuridão e repouso. Assim, o homem superior, depois de um dia de atividade incansável, busca o repouso durante.a noite de modo a recuperar suas forças. Para que uma situação se torne favorável é necessário saber adaptar-se a ela, evitando-se, assim, o desgaste provocado por uma resistência errônea.

LINHAS

Nove na primeira posição significa:
O padrão está se modificando. A perseverança
traz boa fortuna.

Sair acompanhado pela porta afora leva a realizações.
Há condições excepcionais nas quais se modifica a relação entre o líder e seus seguidores. Está implícita na idéia de seguir e adaptar-se a noção de que, se alguém deseja liderar, deve permanecer acessível e sensível às opiniões dos subordinados. Ao mesmo tempo, porém, deve ter princípios firmes, para não vacilar quando se tratar apenas de modismos. Quando se está preparado para ouvir a opinião alheia, não se deve procurar apenas a companhia daqueles que compartilham dos mesmos pontos de vista ou que pertencem à mesma facção. É preciso sair para lidar livremente com homens de toda espécie, amigos ou inimigos. Só assim se realizará alguma coisa.

Seis na segunda posição significa:
Ligando-se ao pequeno menino,
perde-se o homem forte.

Um homem deve escolher cuidadosamente suas amizades e relações mais íntimas. Ou ele se cerca de boa ou de má companhia; não pode ter ambas ao mesmo tempo. Quem se corrompe, unindo-se a pessoas indignas, perde o contato com as pessoas espiritualmente elevadas, que o estimulariam ao bem.

Seis na terceira posição significa:
Ligando-se ao homem forte,
perde-se o pequeno menino.
Através do seguir encontra-se o que se busca.
É favorável permanecer perseverante.

Quando se estabelecem vínculos corretos com pessoas de valor, isso traz naturalmente uma certa perda. O homem deve afastar-se do que é inferior e superficial. Porém, em seu interior, ele está satisfeito por encontrar o que procurava e precisava para o desenvolvimento da sua personalidade. O importante é permanecer firme. Ele precisa saber o que quer, não permitindo que tendências momentâneas o desviem.

Nove na quarta posição significa:
O seguir cria sucesso.
A perseverança traz infortúnio.
Trilhar seu caminho com sinceridade traz esclarecimento.

Como poderia haver culpa nisso?
Quando alguém que exerce influência se mostra condescendente com os que estão abaixo, freqüentemente encontra seguidores. Mas estes que a ele se unem não são movidos por intenções honestas. Procuram vantagens pessoais e tentam tornar-se indispensáveis, recorrendo à adulação e à subserviência. Quando alguém se habitua a estes seguidores a ponto de não poder prescindir deles, caminha para o infortúnio. Somente aquele que, tendo-se libertado de seu próprio ego, busca, por convicção, o que é verdadeiro e essencial, terá a clareza de visão necessária para perscrutar as reais intenções de tais pessoas. Assim não haverá culpa.

Nove na quinta posição significa:
Sincero no bem. Boa fortuna.

Todo homem precisa ter algo a que seguir, algo que lhe sirva de guia. Aquele que segue com convicção a beleza e a bondade deve sentir-se fortalecido por estas palavras.

Seis na sexta posição significa:
Ele encontra uma sólida fidelidade
e o leva a ligar-se ainda mais.
O rei o apresenta à Montanha do Oeste.

Isso se refere a um elevado sábio, um homem que já abandonou o tumulto do mundo. Mas ele encontra um seguidor que o compreende e que não deve ser recusado. O sábio volta então ao mundo e o ajuda em sua tarefa. Assim se desenvolve uma aliança eterna entre eles. Essa alegoria tem sua origem nos anais da dinastia Chou. Os governantes dessa dinastia honravam seus melhores seguidores concedendo-lhes um lugar no templo dos ancestrais da família real na Montanha do Oeste. Julgava-se assim que aqueles iriam então participar do destino da família real.

Fonte: I Ching, o Livro das Mutações – Richard Wilhelm

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