quinta-feira, 1 de março de 2018

RIO DE JANEIRO – uma análise geral



São Sebastião do Rio de Janeiro (frequentemente referida simplesmente como Rio) é um município brasileiro no Sudeste do país. Maior destino turístico internacional no Brasil, da América Latina e de todo o Hemisfério Sul, a capital do Estado homônimo é a cidade brasileira mais conhecida no exterior, funcionando como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente. Tem o epíteto de Cidade Maravilhosa e aquele que nela nasce é chamado de carioca. Parte da cidade foi designada Patrimônio Cultural da Humanidade, com o nome "Rio de Janeiro: Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar", classificada pela UNESCO em 1 de julho de 2012 e categorizada como uma Paisagem Cultural.

Antes de partir para uma análise baseada na Arithmognose é interessante fazer um apanhado histórico para quem não conhece.

Ao fundo, ao centro da foto, vê-se o morro Cara de Cão,
ao lado do Pão de Açúcar.
A cidade de "São Sebastião do Rio de Janeiro" foi fundada por Estácio de Sá em 1° de março de 1565, quando desembarcou num istmo entre o Morro Cara de Cão e o Morro do Pão de Açúcar.

As diferenças com relação às demais unidades administrativas do Brasil fez com que no ano de 1834 o município do Rio de Janeiro fosse transformado em Município Neutro, permanecendo como Capital do Império.

Como centro político do país, a cidade concentrava a vida político-partidária do Império. Foi palco dos Movimentos Abolicionista e Republicano. Em 1889, após o golpe que implantou a República no Brasil, a cidade continuou como capital do país, e o então Município Neutro transformou-se em Distrito Federal após a proclamação da Constituição de 1891. 

Com a mudança da capital do país para Brasília, o antigo Distrito Federal, torna-se o estado da Guanabara.

A construção de Brasília - uma forma de eliminar o cenário político brasileiro das pressões sociopolíticas, pois a cidade do Rio de Janeiro continuava a ser centro das decisões políticas do país - representou um baque, não só para “os interesses em jogo da elite carioca”, mas para a autoestima dos cariocas que ficaram sem saber que rumos a cidade tomaria. Mas, com a criação do estado da Guanabara o principal problema político não foi solucionado: a perda do poder político e econômico sem que outra opção fosse dada.

Quando essa “cidade estado” estava quase a se erguer, veio a ideia da fusão com o vizinho empobrecido Estado do Rio de Janeiro em 1974. 

De lá para cá o que se vê são os altos e baixos de uma Cidade Maravilhosa que ainda não descobriu seu caminho....


São Sebastião do Rio de Janeiro

Nascimento: 1º de março de 1565
Caminho de Vida: 21->3

O caminho de vida 3 tem uma forte vibração, de auto expressões criativas, independência, alegria e comunicação. Pessoas com um caminho de vida número 3 têm um nível muito alto de criatividade e auto-expressão e não é diferente de uma cidade. Esta abundância de energia criativa e a facilidade com que se comunica em todas as áreas, é o que faz do Rio uma cidade artística, turística, musical e desejada como uma musa, apesar de atrair tanto amor quanto inveja.

O Rio é otimista, extremamente generoso e com alma.
As pessoas gostam de estar em seu território, não só por causa dessas qualidades, mas também porque tem uma ‘personalidade carismática’, e, se for possível dizer isso de um lugar, é ótimo anfitrião e muito consciente dos sentimentos e emoções das pessoas. As cidades manifestam os sentimentos de seu povo e os cariocas, quando estão felizes, podem facilmente colocar as pessoas ao seu redor à vontade e fazê-las sentir-se à vontade.

O poeta Drummond de Andrade eternizado em Copacabana.
Ele publicou, em colaboração com Manuel Bandeira,
Rio de Janeiro em prosa & verso
A fama que o carioca ganhou se deve à energia da cidade. Porque eles gostam de gozar a vida ao máximo, tendem a viver a vida por hoje e não se preocupar com o amanhã. Porém surge daí uma dificuldade em assumir as responsabilidades com seriedade, e provavelmente não são muito apegados ao dinheiro como um fim em si mesmo, em parte porque eles se sentem tão positivos sobre a vida que acham que tudo vai terminar bem. 

Uma pessoa com o caminho de vida 3, quando machucada emocionalmente, tende a se fechar e se tornar temperamental, às vezes fazendo comentários cortantes para atacar as pessoas ao seu redor. Eles podem ser maníacos depressivos se eles não usam sua energia criativa e tendem a exagerar a verdade. Isso vemos acontecer com a população do Rio de Janeiro.

Por do Sol em Ipanema. O fundo o Morro Dois Irmãos.
O Rio está constantemente tendo que trabalhar dentro dos limites não apenas de si mesmo, mas da Natureza. Nessa cidade a vida pode parecer uma luta árdua às vezes, mas os obstáculos valem bem as realizações que chegam no final. E quando o foco estiver no prêmio e as pessoas acreditarem que ele pode ser alcançado, ele será. 

Seu entusiasmo e motivação positiva o ajudarão em direção a seus objetivos. A perspectiva geral de um caminho 21 só pode ajudar nesse sentido desde que permaneça positiva. Deve permanecer tenaz e integrado em seu trabalho e o sucesso deve ser alcançado. Com este número, é melhor não espalhar talentos em atividades frívolas, especialmente não se deveria permitir isso.

Infelizmente, nos últimos anos, o Rio de Janeiro caiu no lado negativo da energia. A população deixou que a preguiça desse uma desculpa para agir de forma egoísta. As desculpas só prejudicam a cidade e as próprias pessoas. Escapes como álcool e sexo, que se tornaram banais e excessivos, só funcionam temporariamente e, no final, apenas drenam energia vital. 

O Rio está enfraquecido, triste... Isso é incompatível com sua tendência natural.

Claramente, a questão da auto-iniciativa é de importância vital aqui. O nível de autoconfiança da população determinará o quão bem pode funcionar a sociedade. A sensibilidade e a procrastinação devem ser transformadas em força de vontade. Este Caminho de Vida funciona bem quando está continuamente ativo. 

A maneira como o Rio é apresentado o ajudará muito, especialmente quando superar seus obstáculos. Sua imagem e como controla isso, pode impressionar aqueles dentro e fora do seu círculo, se forem usados corretamente. 

A chave é aprender a perseverar diante de toda oposição.


Nascido no dia 1º o Rio de Janeiro foi presenteado com o dom do dinamismo, da originalidade e da criatividade.
É possível que tenha uma inquietação fora do comum para se expressar de um jeito único e buscar cada vez mais sua independência. E os outros gostando ou não, tem que aceitar que o Rio é um líder e o holofote do mundo mira primeiro nessa cidade única.


 

O CICLO DE ANIVERSÁRIO

A data de nascimento é uma poderosa força que puxa e orienta todos os ciclos pessoais, portanto o Ano de Aniversário pode ser considerado um ano pessoal dentro do Ano Pessoal, cuja força impulsiona à maturidade.

2018 - A cidade do RIO DE JANEIRO completa 453 anos.

Está iniciando seu 6º ano no ciclo de aniversários.
Cada período de 365 dias, compreendidos entre um aniversário e outro, traz uma informação bastante específica, através da qual é possível obter orientações quanto ao que se deve ou não fazer num determinado ano.

A vibração 15:6

O seis é um ano de serviço.
É um ciclo de casa e responsabilidades tradicionais, onde é necessário colocar a casa em ordem.
É um ciclo de estabelecer.
Período de aprendizado. É necessário fazer alguns ajustes para alcançar a harmonia desejada.
O foco e o apoio da população são importantes e poderá haver um elemento de sacrifício envolvido para o bem comum.
O Rio de Janeiro está em um processo de descobrir suas prioridades, de visão e aceitação da verdade, de como realmente se sente. É uma viagem de cura de diferenças.
Período propício para as pessoas que vivem e frequentam o Rio melhorarem seu relacionamento com a cidade, sanando dificuldades, tendo atitudes despojadas e significativas. É bom investir em uma relação duradoura, aprofundando os laços já existentes.

Cariocas, aceitem que vocês têm responsabilidade no que está acontecendo, mesmo que não saibam quais são.
Responsabilidades negligenciadas podem agora exigir atenção. Mas a obrigação principal é com vocês mesmos, ou não estarão em posição de cuidar da cidade.
A saúde ambiental deverá ser avaliada agora, também. É importante elevar a autoestima nesse ciclo, pois tudo o que o número seis significa vem à tona.

O 6 simboliza o duplo equilíbrio sendo, por isso um número de perfeição e chamado o selo do Mundo entre os pitagóricos, justamente por seu caráter de harmonizar princípios opostos. 

- Esta energia traz carinho, atenção, responsabilidade, tepidez, humanidade e compassividade, principalmente quando dirigida a grupos – família, comunidade, amigos, sociedade.

- Por outro lado, essa energia também tende a ser excessivamente protetora e divisiva (nós X eles), pode trazer insatisfações, fofocas e desarmonia. Por isso mesmo todos devem ficar atentos contra armadilhas como manipulações, intrigas ou superdramatização, tanto própria quanto dos mais próximos.








Lília Palmeira - 2018
ArithmoGnose Terapêutica


Bem vindo. Seja um assinante e receba as novidades em primeiro lugar.

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Esse blog é ligado a

Quem sou

Minha foto

Descobri cedo o caminho do autoconhecimento e a partir da adolescência direcionei o foco dos meus estudos para essa autodescoberta. Dissequei a mim mesma em busca de respostas estudando diversas matérias, que entendi serem totalmente interligadas.
Com a Arithmologia venho me aprofundando em técnicas de respiração, meditação, cromoterapia, cinesiologia, e tecnologia espiritual. Desenvolvi a Arithmognose Terapêutica: o cuidado consigo e com os outros, através do conhecimento e essência dos Arithmos (números) pessoais.
Graduada em Direito, mas trabalhando com Consultoria, Coaching e Aconselhamento Metafísico a distância, tenho como objetivo esclarecer e motivar o cliente/coachee para que este possa perceber e/ou experimentar uma conscientização das potencialidades inerentes em si que repercutem diretamente em suas ações.

Google+ Followers

Direitos de Autoria

Os textos deste blog têm autoria.

Caso queira fazer uso, por favor, cite a fonte.

Obrigado!