Por Hrafnir Yggssangel
Skuld dá as runas Raid, Gebo e Yr, e nos conta o que será
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjffGJxT-Tl97g8-VUKpZqcz5WQdTyWHLKXMffdyqgAe1X7VQ4OlAQ8IT81odaKNyCZitSpGipqJWufodHOwm8B2U0_xto7Isjr4EBHdJYRk35cG0jtKRoeuopdan0jrVD-4RrJLyarG_g/s200/ro-eihwaz.jpg)
Raid é relacionada às leis, jornadas e mudanças, é a runa de movimento. É o veículo de Thor e é o chamado por justiça anunciando as coisas que virão. Esta runa é também representada pela Sorveira, e seu suco vermelho é o sangue cíclico de Freya. Ela fala de mudanças se aproximando. Esta mudança é um dom, em essência similares aos dons dados à Odin quando ele se pendurou na árvore, desde que Yr é a runa onde Odin se sacrificou à ele mesmo. Isto indicaria que Skuld nos fala de um tempo de grande mudança para melhor, para aqueles que sabem quando recuar e focar nos dons da mudança. Skuld anuncia um ano onde há necessidade de se sacrificar a matéria bruta e as coisas inúteis para pavimentar o caminho para grandes dons espirituais. Skuld também fala da chegada de um ano bom para casamento e alianças honestas.
Verdandi dá as runas Sig, Tyr e Odel, e nos conta o que é.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhc1QK5iXvVo_rWvglvPMTiz4lTcBwjBkh7t5xtkcz9N1jSkdBE4BM1shk-8XqjWScoqZgPh1w-wKV75A1kcjBmHeZ6kzzeEwBeUKlO-VEaXZH6G3ukNBlSurNyZCgL-3juM08zR5Hxcg8/s200/ro-sowilo.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6ejnY8KS3ObKnMWRriRdOsNbDFkZXelNvrzuxq1CpTI6b9_8nGuO6poHCjj85nOScjctTdhCtOQL1X1Snjy7iJah-EFmufjYmuJ3h7iuV6i7KjmXBGCEIWCNx90fzgoNML6CB5UrZPrI/s200/ro-tiwaz.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNRyxytEnyUKy-AXkF1-yRF8dVgz_oQromCTMktCm6REASnn2xnMnNyDBcIL5xHBOsSL5WtBRXseGz7yssN4E8uBxw5zziCrkSp8w-fpPs_qf8DzjjmWi4RV1SKo0GvYouK7VaujHZF4k/s200/ro-othala.jpg)
Sig é a runa do Sol, mas é também relacionada a Surt, o jotun que traz o fogo de Ragnarök. Esta é uma indicação de grandes poderes em ação, de desejo por domínio e forças políticas. Sig é o raio. Conectada com Tyr, a runa dos altos deuses, mas também de forças desafiadoras no mundo, é tanto “o Diabo” quanto “Deus”, e Odel simplesmente significa que a condição presente é de que cada um recebe o que merece, de bom ou ruim. É um período de colheita de frutos. Odel é a runa de Odin, e novamente a imagem e forma de Odin deve ser abraçada para que se compreenda a natureza deste ano. A jornada solitária de Odin, de caráter recluso e tendência contemplativa deve ser o princípio da guia deste ano.
Urd dá as runas Thorn, Wyn e Eh, e nos conta o que foi.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnMZvkAAZUEWSNP4R-4r4eVPmmN7ZrEy0GXU5Ktpk24yO9tGIVf77xklt8tUHAZYWwemShDA-A5hr0leUE-VF6v_OLvIb3WQlkoJEWdvdON_1vNqXvdsLSzWkNvTOVTauYKhGTql0o5Io/s200/ro-thurisaz.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiK2xancpuUl1f1QOp9ZbpLoN_GlpG1xbZHllIjWkxjiL3WfnUfkD3OYZYaKwURT_NM_xmobwy9hGnmrcSRV-464k7TeAukHllTvG8aXc2HjXhjAd2omb_zXYa3wZdlKOVv4WhHJxiKf5A/s200/ro-wunjo.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPcjTu2MDcF9EIhqE39xotxo_T4S24BinAJuQLfl_nM8b2d8dXgkvSUkYoUdzH4yH3qr2KHlQ9uBt9mGwOnTxWcyigebvDkE41-TIbCduftHz4Y09geZikH2qp0z65i-8hKIRM2X1fo9g/s200/ro-ehwaz.jpg)
Esta seqüência fala de um tempo de rompimentos e agressões. Thorn é o martelo de Thor que ele lançou sobre as forças do ‘caos’ e assim, criou uma dispersão e mudança. Esta runa indica uma ruína total para a chegada da alegria e o estabelecimento do companheirismo. Wyn é tradicionalmente associado com a alegria, em um verdadeiro e profundo modo, e Eh, o cavalo, um símbolo de companheirismo. Urd fala sobre as bênçãos que chegam para aqueles que conseguiram se ajustar às mudanças, não importando o quão devastadoras, com alegria, e através disto possuem foco no companheirismo e relacionamentos de todas as categorias amigáveis.
Isto significa resumidamente que um tempo de grande destruição, no sentido de forças desarmoniosas sendo removidas da vida da pessoa, têm se aproximado com a alegria entre amigos, família e afins, enquanto outras forças destrutivas têm sido negadas pela alegria e tomado desenvolvimentos adversos. Esta situação tem criado um clima onde cada um irá colher de acordo com suas virtudes e vícios. O sábio seguirá o exemplo de Odin e se manterá silenciosamente ao lado de seus companheiros, enquanto os agitados irão procurar criar mais destruição. O dom irá, para o sábio, ser a profunda compreensão, mas para o teimoso e ignorante, o dom será a morte, a desgraça e o ridículo.
Nicholaj de Mattos Frisvold é o editor de O Caldeirão, um jornal sobre folclore e bruxaria baseado tanto em fontes acadêmicas como em práticas. Ele é um astrólogo profissional que utiliza os métodos clássicos de William Lilly e Bonatti e foi ensinado na arte de lançar runas em sua terra natal, Noruega.
Para contatá-lo: nicholaj@gmail.com
Revista O Caldeirão: www.ocaldeirao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos respectivos Usuários e não representam a opinião da Equipe Khrestérion.