Arte de Adele Aldridge |
Morder – formado por dois poderosos trigramas, "Fogo" e
"Trovão" – sugere algo que é capturado entre duas forças poderosas.
Quando aquela coisa que é pega entre as duas forças é "mastigada",
uma união positiva de duas forças poderosas irá ocorrer. Pode haver algo que
esteja entre você e seu objetivo. Não desaparecerá por si só – em vez disso,
será necessária uma pressão constante e repetida para remover esse obstáculo.
Este
hexagrama também pode simbolizar uma ação judicial, ação legal ou penalidades
legais.
"O hexagrama 21 diz respeito a como chegarmos à verdade da questão, mas mostra que há
algo impedindo o acesso ao alimento. Neste caso, alimento refere-se a alcançar
a harmonia com outra pessoa, com a verdade ou com o Sábio. Esta unidade ou
harmonia é um alimento vital para nós como seres humanos". (Wu Fang)
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A Mordida
Este hexagrama representa uma boca aberta (cf.
hexagrama 27), com um obstáculo entre os dentes (na quarta posição). Como
resultado os lábios não se podem juntar. Para uni-los é necessário morder
energicamente através do obstáculo. Sendo o hexagrama composto dos trigramas
trovão e relâmpago, indica como às vezes na natureza as obstruções são
eliminadas de forma enérgica. Mordendo com tenacidade se vence o obstáculo que
impede os lábios de se unirem. Da mesma forma a tempestade, com o trovão e o
relâmpago, supera a tensão perturbadora na natureza. Processos e penalidades
eliminam os distúrbios que criminosos e caluniadores causam à harmonia da vida
social. O tema desse hexagrama é um processo penal, em distinção ao hexagrama 6, CONFLITO, que tratava de processos
civis.
JULGAMENTO
MORDER tem sucesso.
É favorável administrar justiça.
Quando um obstáculo impede a união, o sucesso é
obtido através de uma enérgica mordida. Isso é válido em todas as
circunstâncias. Se a união não é consolidada, isto se deve a alguém que cria
intrigas, um traidor, alguém que arma obstáculos e interfere, freando o
caminhar. H necessário, então, intervir de forma enérgica, para evitar danos
permanentes. Uma tal obstrução deliberada não desaparece por si mesma. Para
detê-la e eliminá-la é preciso julgar e castigar. Mas é importante que se
proceda de modo correto. O hexagrama é formado pelos trigramas Li, clareza e
Chên, movimento e agitação. Li é maleável, Chên é rígido. Recorrendo-se apenas
à rigidez e à agitação, causar-se-ia um castigo muito violento; porém, clareza
e suavidade sozinhas seriam muito fracas. Unidos, os atributos dos dois
trigramas criam a medida justa. É importante que o homem que decide
(representado pela quinta posição) seja de natureza gentil e ao mesmo tempo,
por sua conduta no cargo em que ocupa, inspire respeito.
IMAGEM
Trovão e relâmpago: a imagem do
MORDER.
Assim os reis da antigüidade
consolidavam as leis
através de penalidades claramente
definidas.
As penalidades são as aplicações individuais das
leis. As leis especificam as penalidades. A clareza prevalece quando se
distingue nitidamente entre as penalidades leves e as graves, de acordo com o
delito. Isso é simbolizado pela clareza do raio. A lei é fortalecida pela
correta aplicação da penalidade; isso é simbolizado pelo terror do trovão. O
objetivo dessa clareza e rigor é inspirar o devido respeito; as penalidades não
têm seu fim em si mesmas. Os obstáculos, na vida social, aumentam quando há
falta de clareza nos códigos penais e negligência em executá-los. Só se podem
fortalecer as leis tornando-as claras e executando-as com presteza e decisão.
LINHAS
Nove na primeira posição significa:
Seus pés estão presos no cepo
de modo que os dedos desaparecem.
Nenhuma culpa.
Quando um homem é castigado em sua primeira
tentativa de cometer um mal, a penalidade é leve. Só os dedos dos pés são
presos no cepo. Isto o impede de seguir pecando e redime-o de culpa. O texto é,
portanto, uma advertência para deter-se a tempo no caminho do mal.
Seis na segunda posição significa:
Mordendo através da carne macia
de modo que o nariz desaparece.
Nenhuma culpa.
Nesse caso é fácil distinguir entre o certo e o
errado. É como morder em carne macia. Encontrando um pecador renitente,
indignado um homem se excede um pouco. O desaparecimento do nariz, ao morder,
significa que com a irritação se perde a acuidade perceptiva. Mas isso não é
muito prejudicial, pois o castigo como tal é justo.
Seis na terceira posição significa:
Mordendo uma velha carne ressecada
encontra-se algo venenoso.
Pequena humilhação. Nenhuma culpa.
Um castigo deve ser aplicado por alguém que não
dispõe de suficiente poder e autoridade para fazê-lo. Por isso os castigados
não se submetem. Trata-se de uma causa antiga, simbolizada pela carne de caça
salgada e, ao lidar com ela, depara-se com dificuldades. A carne velha está
estragada. Ao ocupar-se do assunto, aquele que deve aplicar o castigo atrai
sobre si um venenoso ódio e por isso se vê numa situação um tanto humilhante.
Mas como o castigo é uma exigência do tempo, ele permanece livre de culpa.
Nove na quarta posição significa:
Mordendo a carne seca cartilaginosa.
Recebendo flechas de metal.
É favorável estar atento ao perigo
e ser perseverante. Boa fortuna.
Existem grandes obstáculos a serem superados,
poderosos inimigos a serem castigados. O desafio é árduo mas o esforço terá êxito.
Para superar as dificuldades deve-se ter a dureza do metal e a retidão de uma
flecha. Quando se está cônscio dessas dificuldades e se permanece perseverante,
atinge-se a boa fortuna. Ao final, a difícil tarefa é realizada.
Seis na quinta posição significa:
Mordendo a carne seca musculosa.
Recebendo ouro amarelo.
Perseverantemente consciente do perigo.
Nenhuma culpa.
O caso a ser resolvido não é fácil, porém está
perfeitamente claro. Como se tende, por natureza, à benevolência, deve-se
realizar um esforço para ser como o ouro amarelo, isto é, verdadeiro como o
ouro e imparcial como o amarelo, a cor que simboliza o meio. Só quando se
permanece consciente dos perigos decorrentes da responsabilidade que se assumiu
é que se podem evitar erros.
Nove na sexta posição significa:
O pescoço preso à canga de madeira
de modo que as orelhas desaparecem.
Infortúnio.
Ao contrário da linha inicial, esta se refere a um
homem incorrigível. Como castigo, ele está preso pelo pescoço à canga de
madeira, na qual suas orelhas desaparecem. Isto significa que ele se torna
surdo às advertências. Essa obstinação conduz ao infortúnio.
Fonte: I Ching, o Livro das
Mutações – Richard Wilhelm
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