Conhece-te a ti mesmo

7 de jul. de 2018

I Ching – Hexagrama 36: Ming I - Obscurecimento da Luz

Arte de Adele Aldridge

Este hexagrama simboliza a diminuição do brilho e do espírito. Seu significado é literalmente "A Lesão do Luminoso". Sua vida pode parecer fora de controle ou sob um encanto obscuro por um tempo. Isto deve passar também. Um véu de mentira torna as coisas sombrias, mas toda a esperança não está perdida. Renda-se à escuridão por um tempo, mas seja cauteloso com isso. Quando a luz obscurece, sua luz interior fica mais visível. Você é leve. Luz é amor. O Sol ainda brilha por trás de seu véu de nuvens. É a luz interior que é importante em última análise. Com esse conhecimento você pode sobreviver a qualquer escuridão lá fora.

*************************
O Obscurecimento da Luz


Aqui o sol mergulhou sob a terra e está, portanto, obscurecido. O nome do hexagrama significa literalmente “lesão do luminoso”, por isso as linhas individuais fazem freqüente menção a ferimentos. A situação é o exato oposto do hexagrama anterior. Lá um homem sábio liderava e, na companhia de ajudantes capazes, avançava. No presente hexagrama um homem tenebroso ocupa uma posição influente e causa malefícios aos homens capazes e sábios.




JULGAMENTO

OBSCURECIMENTO DA LUZ. Durante a adversidade
é favorável manter-se perseverante.

Um homem não deve se deixar arrastar passivamente por circunstâncias desfavoráveis, nem permitir que sua firmeza interna seja abalada. Ele o conseguirá conservando sua clareza interior e permanecendo adaptável e tratável no plano externo. Com essa atitude é possível superar até a maior adversidade. Em certas circunstâncias é necessário ocultar sua luz, de modo a salvaguardar a vontade em meio a um ambiente hostil. A perseverança deve-se resguardar no mais íntimo da consciência, sem ser percebida de fora. Só assim é possível conservar sua vontade diante de dificuldades.

IMAGEM

A luz mergulhou no fundo da terra:
a imagem do OBSCUREC1MENTO DA LUZ.
Assim, o homem superior convive com o povo.
Ele oculta seu brilho e apesar disso ainda resplandece.

Em épocas de obscurecimento da luz é essencial ser cuidadoso e discreto. Não se deve atrair grandes inimizades desnecessariamente em virtude de uma conduta impensada. Nessas épocas o homem não deve se deixar conduzir pelos hábitos da maioria nem deve trazê-los à luz criticamente. Em contatos sociais não se deve pretender saber tudo. É preciso deixar passar muita coisa sem ser, porém, enganado.

LINHAS

Nove na primeira posição significa:
Obscurecimento da luz durante o vôo.
Ele abaixa suas asas.
Em sua peregrinação, o homem superior
não come nada durante três dias.
Mas ele tem onde ir.
Seu anfitrião murmura a seu respeito.

Numa grandiosa decisão alguém tenta se elevar acima de todos os obstáculos. Mas encontra um destino hostil. Ele se retira e evita uma confrontação com o obstáculo. Esta é uma época difícil. É preciso continuar avançando apressadamente, sem descanso, sem uma morada fixa. Se ele não quiser se comprometer internamente, mas permanecer fiel a seus princípios, sofrerá privações. Mas ele se mantém firme na luta por seu objetivo, apesar das pessoas com.as quais convive não o compreenderem e o difamarem.

Seis na segunda posição significa:
O obscurecimento da luz o fere na coxa esquerda.
Ele dá ajuda com a força de um cavalo.
Boa fortuna.

Aqui o senhor da luz encontra-se em posição subalterna e é ferido pelo senhor das trevas. Mas o ferimento não é fatal, é somente uma dificuldade. A salvação ainda é possível. O ferido não pensa em si próprio, mas apenas em resgatar os outros, que também correm perigo. Por isso ele tenta com todas as suas forças salvar o que pode ser salvo. A boa fortuna consiste em agir de acordo com o dever.

Nove na terceira posição significa:
O obscurecimento da luz durante a caçada no sul.
Captura-se seu principal líder.
Não se deve esperar a perseverança muito rápido.

O jogo do destino parece estar se realizando. Enquanto se esforça e luta para estabelecer a ordem, sem quaisquer intenções ulteriores, o homem forte e leal encontra inesperadamente, como que por acaso, o líder da desordem, e o captura. Deste modo consegue a vitória. Mas não deve procurar suprimir os abusos com excessiva precipitação. Isto seria nefasto, pois os abusos vêm já há muito tempo.

Seis na quarta posição significa:
Ele penetra do lado esquerdo do abdome.
Chega-se ao coração do obscurecimento da luz
e se deixa para trás o portão e o pátio.

Um homem se encontra próximo ao senhor das trevas e descobre seus mais secretos pensamentos. Deste modo constata que já não há qualquer esperança de melhora e que, portanto, se está autorizado a abandonar o lugar do infortúnio, antes do eclodir da tormenta.

Seis na quinta posição significa:
O obscurecimento da luz
tal como ocorreu com o príncipe Chi.
A perseverança é favorável.

O príncipe Chi viveu na corte do tenebroso tirano Chou Hsin, o qual, apesar de não ser mencionado, fornece o exemplo histórico correspondente a esta situação. O príncipe Chi era parente desse tirano e, por isso, não podia se retirar da corte. Assim sendo, ele ocultou seus verdadeiros sentimentos e fingiu-se de louco. Ainda que mantido na escravidão, ele não permitiu que a adversidade externa o afastasse de suas convicções.
Isso instrui àqueles que não podem abandonar suas posições em épocas de escuridão. Para escapar ao perigo precisarão aliar a uma invencível perseverança interior uma redobrada cautela no plano exterior.

Seis na sexta posição significa:
Não há luz, porém, há escuridão.
Primeiro ele galgou ao céu,
depois precipitou-se nas profundezas da terra.

Aqui a escuridão chega ao ápice. O poder das trevas alcançou ao início uma posição tão elevada que podia ferir todos os que seguiam a luz e o bem. Porém, ao final, ele perece, vítima de sua própria escuridão. O mal sucumbe inexoravelmente no momento em que supera por completo ao bem, por ter assim consumido a força à qual devia sua existência.

Fonte: I Ching, o Livro das Mutações – Richard Wilhelm



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos respectivos Usuários e não representam a opinião da Equipe Khrestérion.

Bem vindo. Seja um assinante e receba as novidades em primeiro lugar.

Entre com seu e-mail:

PorFeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Esse blog é ligado a

Direitos de Autoria

Os textos deste blog têm autoria.

Caso queira fazer uso, por favor, cite a fonte.

Obrigado!