Conhece-te a ti mesmo

5 de jun. de 2017

I Ching – Hexagrama 19: Lin – Aproximação

Imagem de Adele Aldridge


Este hexagrama faz referência aos conceitos positivos de antecipação e expectativa. Um tempo de poder e energias crescentes que ainda não se revelaram. Diligência e foco devem estar em níveis máximos porque uma época de grande florescimento está próxima.
Só progredimos quando mantemos uma atitude firme e correta. Da mesma forma, se os tempos piorarem, não devemos cair no desespero. 

Devemos permanecer equilibrados em nosso interior.

*********************************************
 A Aproximação

A palavra chinesa Lin tem uma série de significados, difíceis de sintetizar num único vocábulo de uma língua ocidental. As antigas interpretações do Livro das Mutações dão como primeiro significado “tornar-se grande”. O que se torna grande são os dois traços fortes que surgem e crescem embaixo, no hexagrama. Com eles o poder luminoso se expande. Essa idéia se estende de modo a incluir o conceito de aproximar e em específico a aproximação do forte, do que está acima, em direção ao que se encontra abaixo. Finalmente, significa a atitude de condescendência da parte de um homem numa posição elevada em relação ao povo e também o início das negociações. Este hexagrama está relacionado com o décimo segundo mês (janeiro-fevereiro), quando o poder luminoso começa a ascender outra vez, após o solstício de inverno.


JULGAMENTO

APROXIMAÇÃO tem sublime sucesso.
A perseverança é favorável.
Ao chegar o oitavo mês, haverá infortúnio.

O hexagrama como um todo anuncia uma época de progresso alegre e esperançoso. A primavera se .aproxima. A alegria e tolerância fazem com que o alto e o baixo se aproximem. O sucesso é certo. Mas é necessário trabalhar com determinação e perseverança de modo a aproveitar plenamente a favorabilidade de tal época. E mais ainda: a primavera não dura para sempre. No oitavo mês, os aspectos se invertem. Restam então somente duas linhas fortes e luminosas que já não avançam, mas, ao contrário, recuam (ver o próximo hexagrama). É necessário refletir a tempo sobre esta inversão. Enfrentando o mal antes de ele se manifestar, antes mesmo de seus primeiros sinais, é possível dominá-lo.

IMAGEM

A terra acima do lago: a imagem da APROXIMAÇÃO.
Assim o homem superior é inesgotável em sua disposição de
ensinar e ilimitado em sua tolerância e proteção ao povo.

Ao alto, a terra faz fronteira com o lago. Isso simboliza a aproximação e a condescendência do homem em posição elevada para com os que estão abaixo. As duas partes da imagem indicam sua atitude para com eles. Assim como o lago é inesgotável em sua profundidade, o sábio é inesgotável em sua disposição de instruir os homens. Assim como a terra é ilimitadamente vasta, sustentando e protegendo todas as criaturas, assim também o sábio sustenta e protege todos os homens sem impor limites nem excluir qualquer parte da humanidade.

LINHAS

Nove na primeira posição significa:
Aproximação em conjunto.
A perseverança traz boa fortuna.

O bem começa a prevalecer e a encontrar apoio em círculos influentes. Isso é também um incentivo para que pessoas capazes se aproximem. É favorável aderir a essa tendência de ascensão. Porém é preciso não se deixar desviar pela corrente do tempo. É necessário permanecer persistente no bem. Isso traz boa fortuna.

Nove na segunda posição significa:
Aproximação conjunta. Boa fortuna!
Tudo é favorável.

Quando o estímulo à aproximação vem do alto e o homem possui em seu interior a força e a integridade que tornam prescindíveis as advertências, a boa fortuna se seguirá. Nem deve o futuro ser causa de qualquer preocupação. Ele está consciente de que tudo na terra é transitório e que a cada ascensão segue-se um declínio. Mas não deve deixar que essa lei universal do destino o confunda. Tudo está sendo favorável. Assim, ele percorrerá os caminhos da vida veloz, honesta e valentemente.

Seis na terceira posição significa:
Aproximação confortável. Nada que seja favorável.
Se o homem chegar a se entristecer por este motivo
ficará livre de culpa.

Um homem avança sem encontrar dificuldades, alcança poder e influência. Mas, por isso mesmo, corre o risco de acomodar-se e, por um excesso de confiança, deixar que uma atitude de cômoda displicência se evidencie no contato com as pessoas. Isso seria certamente nocivo. Mas é possível uma mudança de atitude. Arrependendo-se de sua atitude errônea e assumindo a responsabilidade inerente a uma posição influente, ele se livrará de culpas.

Seis na quarta posição significa:
Aproximação total. Nenhuma culpa.

Enquanto as três linhas inferiores indicam a ascensão ao poder e à influência, as três superiores mostram a atitude dos homens que ocupam posições elevadas em relação aos subalternos, a quem concedem influência. Aqui se fala de um homem liberal, numa posição elevada, que se aproxima de uma pessoa capaz e a convida para participar de seu círculo de amizades, sem se preocupar com a diferença de classe. Isso é muito favorável.

Seis na quinta posição significa:
Sábia aproximação. Isto é correto para um grande príncipe.
Boa fortuna.

Um príncipe ou alguém em posição de liderança deve ter a sabedoria de atrair para si homens capazes, exímios na direção de negócios. Sua sabedoria consiste tanto em saber selecionar a pessoa adequada como em evitar interferir, deixando-a livre para agir por si mesma. Pois só mediante tal atitude de reserva se encontrarão as pessoas acertadas, que preencham todos os requisitos.

Seis na sexta posição significa:
Aproximação magnânima. Boa fortuna.
Nenhuma culpa.

Um sábio, que deixou para trás o mundo, que interiormente já se retirou da vida, pode, em determinadas circunstâncias, decidir voltar mais uma vez a este mundo, aproximando-se dos homens. Isso significa grande boa fortuna para os homens a quem ele instrui e ajuda. Mas também para ele, este ato de magnânima humildade não implica culpa.


Fonte: I Ching, o Livro das Mutações – Richard Wilhelm

Bem vindo. Seja um assinante e receba as novidades em primeiro lugar.

Entre com seu e-mail:

PorFeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Esse blog é ligado a

Direitos de Autoria

Os textos deste blog têm autoria.

Caso queira fazer uso, por favor, cite a fonte.

Obrigado!