Arte
de Adele Aldridge
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Este poderoso
hexagrama, que em seu sentido mais literal significa "Céu" apoiando a
"Terra", é uma indicação de paz e tempos favoráveis. Este é um sinal
de prosperidade, abundância e sucesso.
O Céu e a Terra estão
em contato espiritual aqui e existe uma harmonia entre eles. A energia positiva
sobrepõe e é responsabilidade de todos usar e canalizar a energia com sabedoria
e para sempre.
É importante não esquecer que o tempo de Paz é,
sempre, consequência de um equilíbrio nas próprias atitudes.
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A Paz
O
Receptivo, cujo movimento tende a descer, está acima; o Criativo, cujo movimento
eleva-se, está abaixo. Assim, suas influências encontram-se, estão em harmonia,
e todos os seres florescem e prosperam. O hexagrama está relacionado ao
primeiro mês (fevereiro-março na China), no qual as forças da natureza preparam uma nova
primavera.
JULGAMENTO
PAZ. O pequeno parte, o grande se
aproxima.
Boa fortuna. Sucesso.
O
hexagrama indica uma época em que o céu parece estar na terra. O céu colocou-se
sob a terra, e assim os dois princípios unem seus poderes em profunda harmonia.
Essa união traz paz e bênção a todos os seres.
No
âmbito humano isto representa uma época de harmonia social. Os poderosos
voltam-se para os humildes, enquanto esses se mostram amistosos em relação
àqueles, terminando assim toda hostilidade.
O
princípio luminoso está no interior, no centro, em posição decisiva. O
princípio da escuridão encontra-se do lado de fora. Assim, o princípio luminoso
exerce uma poderosa influência, e o princípio obscuro submete-se. Deste modo
ambos recebem o que lhes corresponde. Quando, numa sociedade, os bons elementos
detêm o comando em suas mãos, exercem uma influência sobre os maus elementos
que, então, mudam para melhor. Quando, no homem, o espírito dos céus governa,
sua natureza corpórea sofre essa influência, encontrando o seu lugar apropriado.
As
linhas chegam ao hexagrama embaixo, abandonando-o em cima. Aqui são, portanto,
os elementos pequenos, fracos e maus que estão partindo, enquanto os elementos
grandes, fortes e bons ascendem. Isso traz boa fortuna e sucesso.
IMAGEM
Céu e terra unem-se: a imagem da
PAZ.
Assim o governante divide e completa
o curso do céu e da terra,
favorece e regula os dons do céu e
da terra
e desta forma ajuda ao povo.
O
céu e a terra estão em contato e combinam suas influências, propiciando uma
época de florescimento e prosperidade geral, O governante dos homens deve
regular essa corrente de energia. Isso se faz através da divisão. Assim, os
homens dividem o fluxo uniforme do tempo em estações, de acordo com a seqüência
dos fenômenos naturais, e dividem também em pontos cardeais o espaço que
envolve todas as coisas. Desse modo, a natureza, em sua pujante profusão de
fenômenos, é delimitada e controlada. Por outro lado, é necessário estimular a
natureza em sua produtividade. Isso se consegue ajustando os produtos ao momento
e lugar adequados, o que aumenta o rendimento natural. Assim, a natureza
recompensa o homem que a controlou e estimulou.
LINHAS
Nove
na primeira posição significa:
Quando
se arranca uma folha de grama,
junto
vem o torrão.
Cada
qual de acordo com sua espécie.
Empreendimentos
trazem boa fortuna.
Em
épocas de prosperidade, cada homem capaz chamado a ocupar um cargo traz consigo
companheiros igualmente aptos, assim como ao se puxar uma folha de grama
arrancam-se sempre várias outras, pois os caules se entrelaçam nas raízes. Em
tais épocas, em que é possível se exercer uma ampla influência, o propósito do
homem capaz é lançar-se à vida e realizar algo.
Nove
na segunda posição significa:
Suportar
gentilmente os incultos,
atravessar
o rio com decisão,
não
negligenciar o longínquo,
não
privilegiar os companheiros.
Assim
se poderá trilhar o caminho do meio.
Em
épocas de prosperidade é acima de tudo importante possuir a grandeza interior
que permite suportar pessoas imperfeitas. Nas mãos de um grande mestre nenhum
material é improdutivo, para tudo ele encontra utilidade. Porém essa
generosidade não deve ser confundida de modo algum com negligência ou fraqueza.
É
justamente em épocas de prosperidade que se deve estar sempre pronto para
arriscar até empreendimentos perigosos, como a travessia de um rio, se for
necessário. Do mesmo modo não se deve negligenciar o que está distante, mas
atender, escrupulosamente, a tudo. Deve-se evitar, em especial, cair em
partidarismos ou sob o domínio de facções. Mesmo quando homens que pensam de
maneira semelhante chegam, juntos, a uma certa proeminência, não devem por isso
formar facção, mas cada qual deve cumprir o seu dever. São esses quatro fatores
que permitem superar o perigo de um gradual relaxamento, ameaça que se oculta
em todo período de paz. Deste modo se encontra o caminho do meio para a ação.
Nove
na terceira posição significa:
Não
há planície que não seja seguida por uma escarpa.
Não
há partida que não seja seguida por um retorno.
Aquele
que se mantém perseverante quando em perigo
permanece
sem culpa.
Não
lamenta essa verdade:
usufrua
a boa fortuna que ainda possui.
Tudo
na terra está sujeito à mutação. À prosperidade segue-se a decadência. Esta é a
eterna lei da terra. O mal pode ser controlado, mas não permanentemente
eliminado. Sempre voltará. Esta convicção poderia provocar melancolia, porém
isso não deve acontecer. Ela deve servir, apenas, para que o homem não se deixe
iludir quando a boa fortuna chega. Se permanecer atento ao perigo, poderá
prosseguir com perseverança e sem cometer erros. Enquanto a natureza interior
do homem permanecer mais forte e mais rica que a fortuna externa, enquanto ele
permanecer interiormente superior à sua sorte, a felicidade não o abandonará.
Seis
na quarta posição significa:
Ele
desce voando sem se vangloriar de sua riqueza.
Junto
a seu próximo, sincero e sem malícia.
Nas
épocas em que há confiança mútua, os grandes vêm ao encontro dos humildes com
simplicidade, sem se vangloriar de suas riquezas. Isso não se deve à força das
circunstâncias, mas corresponde a seus sentimentos mais profundos. A
aproximação se dá com espontaneidade, pois está fundamentada numa convicção
interior.
Seis
na quinta posição significa:
O
soberano I concede sua filha em casamento. Isso
traz
bênçãos e suprema boa fortuna.
O
soberano I é Tang. O QUE COMPLETA. Por um decreto seu, as princesas imperiais,
apesar da posição hierárquica superior à dos maridos, lhes deviam obediência,
como todas as outras esposas. Aqui também se indica uma união realmente modesta
entre o alto e o baixo, que traz bênçãos e boa fortuna.
Seis
na sexta posição significa:
A
muralha cai novamente no fosso.
Não
use o exército agora.
Proclame
suas ordens em sua própria cidade.
A
perseverança traz humilhação.
Começou
a ocorrer a mudança mencionada no meio do hexagrama. A muralha da cidade cai
novamente no fosso do qual tinha sido erguida. Sobrevém o desastre. Agora o
homem deve se submeter ao destino, e não pretender detê-lo através de uma
resistência violenta. O único recurso restante é resguardar-se em seu círculo
mais íntimo. Se quisesse, como de costume, perseverar na resistência ao mal, o
colapso seria ainda mais completo, levando à humilhação.
Fonte: I Ching, o
Livro das Mutações – Richard Wilhelm
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