Conhece-te a ti mesmo

14 de fev. de 2018

Da natureza, ciclos e efeitos dos eclipses - Parte III

Tempo de vigência ou efeito dos eclipses

Os eclipses têm seus efeitos calculados em termos de tempo de formas diferentes para os solares e lunares. Christine Arens afirma que para os eclipses lunares,  o número de horas representa o número de meses e os minutos representam o número de semanas em que o eclipse terá efeito. Os eclipses solares, por serem mais impactantes, têm seu efeito prolongado, o número de horas de duração do eclipse representa o número de anos e a quantidade de minutos representa os meses em que o eclipse terá efeito, sendo que cada 5 minutos corresponde a um mês, seja em mapas individuais ou na Astrologia Mundana. Ela estressa que o eclipse mais recente sempre terá efeito mais forte, uma regra aceita pela maioria dos astrólogos.
lunar eclipse2
Eclipse Lunar – Reprodução

Astrologicamente falando…

Os eclipses são de suma importância para a Astrologia Mundana ou Mundial, porque têm grande impacto nos mapas de países, na economia e no coletivo em geral. Aliás, Bernadette Brady sugere em seu livro que se pesquise o desdobramento de uma Série Saros sobre o mapa de um país ou tendo um tema como pano de fundo, como por exemplo, ciência, arte, linguagem, ou qualquer outro tema que seja pertinente se pesquisar. Assim pode-se ter uma noção mais clara do impacto de uma série, visto que é impossível acompanhá-la no mapa de seres humanos, que vivenciarão no máximo 6 eventos de cada série em vigor e em média, 4. Contudo, Astrologia Mundana não é minha especialidade, então nos concentraremos nos efeitos e simbologia dos eclipses na Astrologia Natal. Portanto, tendo olhado os principais aspectos técnicos acerca dos eclipses, vamos agora olhar seus significados astrológicos e simbólicos.

Os eclipses, como as lunações comuns, também nos falam de um tempo de novos começos e semeaduras que, claro, representam também o fim de ciclos anteriores (Lua Nova/Eclipse Solar) ou fruição, pináculos, frutificação, auge e recompensas (Lua Cheia/Eclipse Lunar).
Eclipse Total do Sol – Fort Photos on Flickr – Reprodução
Mas eclipses não são necessariamente ruins e muitos na verdade têm efeitos muito positivos. Por isso não é preciso temê-los, mas antes, verificar qual área da vida está carecendo de mudanças para que não sejamos pegos de surpresa, e ao contrário, favoreçamos estas modificações pedidas pela vida. Eles propõem “sairmos de onde estamos para crescer, propõem uma mudança na percepção da vida na área do mapa que é eclipsada, oferecendo oportunidade de grande crescimento, embora não necessariamente sem sofrimento” – não lembro o autor desta citação. Desta forma, eclipses vêm nos obrigar a mudar aquilo que estivemos adiando. E como nós seres humanos, somos criaturas de hábitos, nós nos apegamos às circunstâncias e normalmente ficamos apavorados ante a mera idéia de mudar, mesmo quando estamos cientes de que a mudança é para melhor.

Outro ponto muito importante a se considerar é que lunações e eclipses tratam especificamente do tema relacionamentos, especialmente os eclipses lunares, já que as lunações contam a estória da relação entre o Sol (Masculino) e a Lua (Feminino). Porém isso não se dá somente no âmbito das relações afetivas, ou relações homem-mulher, mas em todo tipo de relacionamento humano em que há um EU e um TU, ou um NÓS e um ELES. Dependendo de onde o eclipse cai no mapa, sua influência será sentida, por exemplo, no eixo vida privada x vida profissional; ou na área dos meus valores x os valores dos outros; ou sua expressão individual  x a inserção nos grupos; e pode mesmo cair no eixo específico dos relacionamentos, a primeira e sétima casas.


Robotradio – Reprodução
Eclipses Solares e Lunares e seus efeitos diversos

Mas qual a diferença básica entre os eclipses solares e lunares? No Eclipse Solar, a luz do Sol é eclipsada pela Lua, ficando desaparecida, assim, sendo o Sol o centro da personalidade e da consciência, diz-se que a própria consciência (Sol) fica eclipsada temporariamente pelos instintos e sentimentos (Lua), podendo o indivíduo manifestar comportamentos compulsivos e muito reativos. Sendo assim, de acordo com Christine Arens, o "Eclipse Solar favorece ao feminino, às mulheres e às fêmeas em geral e desfavorece ao masculino, aos homens em geral e a figuras de poder e autoridade".

Já no Eclipse Lunar acontece o contrário: a Lua é eclipsada pela Terra. Uma vez que a própria Lua Cheia já fala de conflitos e da necessidade de se alcançar um equilíbrio ou conciliação, poderia se dizer que a Terra fica como mediadora entre os instintos e a consciência. Mas sim, no Eclipse Lunar a consciência solar é favorecida e chega-se a muitas resoluções e decisões acerca de assuntos que vinham se arrastando anteriormente. O masculino, os homens e machos em geral são mais beneficiados quando da ocorrência dos eclipses lunares.

A respeito disso, Brady diz que "eclipses solares tendem a ter efeitos mais externos, significando eventos fora da pessoa, enquanto os lunares são mais internalizados e mais concernentes à vida emocional e  íntima do indivíduo". De qualquer forma, alerta ela, ponderações internas significadas por um eclipse lunar poderão levar a ações externas e efetivas geradas pela pessoa em questão. Assim, eclipses solares tratam de eventos precipitados de forma inconsciente; já os lunares são mais associados com eventos mais conscientes, que envolvem escolha, pensamentos e sentimentos dos quais o indivíduo está ciente.

Eclipse Anular do Sol –  Buzzfeed
Os efeitos dos eclipses também estão relacionados à sua localização no mapa natal e aqui temos dois tipos de análises:

1 – primeiro, trata-se dos eclipses que ocorrem ano a ano num dado eixo de casas e signos do mapa natal. Este movimento é determinando pelos Nodos Lunares em trânsito. Como dissemos acima, os Nodos levam cerca de 19 meses para trafegar um par de signos – não vamos esquecer, os nodos são um par de opostos! Assim, durante estes 19 meses,  todos os eclipses acontecerão no mesmo eixo de casas, salientando os temas daquelas casas e nos obrigando a adquirir mais consciência sobre seus assuntos e a forma como lidamos com eles em nossas vidas.
Vamos dizer, por exemplo, que um indivíduo tenha Áries no Ascendente e consequentemente, Libra na casa 7 do mapa natal. Neste caso, este indivíduo teria esse eixo de casas enfatizado de fevereiro de 2014 até novembro de 2015, que é o período em que os Nodos estão trafegando estes signos. Entretanto, como a orbe para que ocorra um eclipse é bastante extensa (18°21'), não necessariamente todos os eclipses neste período serão em Áries ou Libra, podendo ocorrer no eixo anterior, de Virgem e Peixes, como é o caso do eclipse do dia 13 de setembro, o que inclui neste caso hipotético as casas 6 e 12 do mapa natal, que serão as próximas realçadas quando os Nodos migrarem em novembro, até mais 19 meses.

2 – a segunda maneira de os eclipses destacarem casas e signos no mapa natal é observando o desdobramento de uma Série Saros. Como já dissemos, a cada 18 anos e 9 ou 11 dias acontece um eclipse de uma dada série num certo grau de um signo e 18 anos depois, outro eclipse acontecerá 10 graus depois. Se conseguimos verificar com cuidado, poderemos estar cientes dos temas que são desencadeados novamente, que certamente estarão relacionados com o ciclo anterior, provavelmente no mesmo par de casas do mapa natal.
O eclipse do dia 13 de setembro que acontece a 20° de Virgem, por exemplo, pertence à Série Norte 18 ou 125 de acordo com a Nasa. Os últimos eclipses desta série aconteceram em 01/09/1997 (02/09/1997 para Lisboa) a 09° de Virgem; 22/08/1979 a 29° de Leão; 11/08/1961 a 18° de Leão e assim sucessivamente. Assim, podemos olhar lá atrás e rememorar o que acontecia em nossas vidas para termos uma ideia de quais temas este eclipse trará à tona novamente. O próximo eclipse desta série acontecerá em 23/09/2033, a 00° de Libra.

Ilustração de 1652 de um eclipse, de Johannes Hevelius em Epistolae IV (Danzing 1654)
Há ainda uma outra forma, muito potente de sentir os efeitos de um eclipse no mapa natal. Quando um eclipse cai em aspecto próximo a um planeta, e aqui são considerados apenas os aspectos maiores – conjunção, sextil, quadratura, trígono e oposição, com orbes máximas de 5 graus – ou a um ângulo, este eclipse certamente terá grande repercussão na vida do indivíduo e será sentido de forma enfática, tanto nos assuntos regidos pelo planeta em questão, quanto na área de vida representada pela casa em que o eclipse cai, quanto as áreas de vida representadas pela casa em que o planeta se encontra, assim como pelas casas regidas pelo planeta que é aspectado pelo eclipse. Se estes efeitos são tensos ou fluidos, depende de vários fatores, entre eles, o tipo de aspecto que o eclipse faz ao planeta; o posicionamento geral do planeta no mapa; a Série Saros específica a que pertence o eclipse, assim como as configurações do eclipse individual.
Eclipse Total do Sol visto na França em 1999 – por Luc Viatour
Concluindo, os eclipses representam um momento único de conscientização na atividade humana, portanto, trazem em si grande potencial de crescimento e iluminação, por mais estressantes que sejam ou pareçam. Eles vêm salientar assuntos e áreas de vida de acordo com os signos e casas em que acontecem e com os planetas que tocam, demandando mudanças e alterações na forma como gerimos e vivenciamos estas áreas de vida. Representam oportunidades e portanto, demandam exame interior para que sejamos capazes de agarrar tais oportunidades. No caso de eclipses solares, há uma qualidade fatalista a respeito deles, devido à forte carga inconsciente e assim exigem maior aprofundamento e cautela para não nos tornarmos vítimas de nossas compulsões, instintos e inconsciência.

Abaixo há uma lista dos efeitos e temas precipitados por casa onde ocorre um eclipse no mapa natal:

Casa 1 – Casa angular e super importante onde o eclipse se faz notar de forma inquestionável, especialmente se conjunto ao Ascendente. Período de grande ênfase e destaque pessoal. A energia e o entusiasmo ficam acentuados e você se sente fazendo maior impacto no ambiente e no mundo em geral. Pode ser um bom período para fazer mudanças na aparência física. É um ciclo para se destacar e aparecer – se esse destaque é positivo ou negativo vai depender das ações e atividades desenvolvidas até aqui, assim como dos aspectos que o eclipse possa fazer a planetas natais.

Casa 2 – A ênfase aqui recai sobre os valores, sejam eles materiais ou imateriais. Finanças, posses, patrimônio material vêm para a linha de frente e “eventos” podem se precipitar ligados a ações passadas. Pode ser um bom período para reavaliar investimentos e a gestão dos recursos; para aprender uma nova habilidade que se transforme também em recurso e valor; especialmente para refletir sobre nossos valores mais essenciais e como eles influenciam nossas decisões e escolhas.

Casa 3 – O foco recai sobre estudos e aprendizados, que serão, ou não, estimulados e favorecidos, dependendo dos aspectos do eclipse. Comunicação, veículos, viagens curtas, viagens diárias para o trabalho e deslocamentos em geral também são influenciadas por estas energias. Irmãos e parentes próximos podem também se tornar foco da nossa atenção por diferentes motivos.

Casa 4 – Outra casa angular onde o eclipse tem maior ênfase. Assuntos ligados à família de origem, assim como à família formada pelo indivíduo. Mudança na relação com a figura paterna, que pode ter seu poder e autoridade ofuscados de alguma forma. A atenção é para os assuntos domésticos, do lar e da casa física em que se mora, assim como para a faceta mais íntima da vida privada. Reformas e mudanças na residência são possíveis.

Casa 5 – A criatividade e expressão pessoal recebem grande injeção de ânimo, assim como os romances e atividades de lazer e relaxamento. Filhos, como expressão mais óbvia de nossa criatividade também se tornam o centro das atenções, especialmente o filho mais velho; novas atividades criativas ficam favorecidas, como artes, danças, música, etc. Aconselhável ter cuidado com especulações e jogos de azar. E claro, se as manifestações são benéficas ou estressantes, depende das variáveis do eclipse.

Casa 6 – Trabalho diário, emprego, colegas de trabalho, relação com empregados e servidores, saúde, corpo, cotidiano, bichos de estimação… Todos estes assuntos ficam realçados com um eclipse solar nesta casa. É um momento de avaliar com seriedade a forma como cuidamos da saúde e especialmente avaliar o impacto de maus hábitos sobre ela, como fumar, por exemplo. Reorganização do local de trabalho assim como programas de reeducação alimentar ficam beneficiados.

Casa 7 – Outra casa angular. Todas as relações próximas ficam sob os holofotes, sejam parcerias afetivas ou de negócios, assim como amigos mais chegados e também os tais “inimigos declarados”. Propostas de casamento ou de sociedades são possíveis, assim como rupturas, dependendo de como o eclipse “conversa” com o resto do mapa e dos demais movimentos que estejam acontecendo neste mapa.

Casa 8 – Casa dos valores dos outros, da morte (não necessariamente literal) e renascimento, de crises, de impostos, seguros e heranças. E também do sexo como expressão da parceria íntima. Então todos estes assuntos podem demandar nossos cuidados e nosso tempo, trazendo benefícios ou preocupações. O período pode ser particularmente “quente” sob os lençóis e novos amantes podem aparecer à nossa porta.

Casa 9 – As viagens de longa distancia, assim como as buscas espirituais e a mudança de crenças ocupam nossa atenção quando um eclipse cai nesta casa. Cursos superiores e vida acadêmica, assim como publicações também estão enfatizados. Os parentes do cônjuge também são vistos aqui e podem representar problemas ou alegrias. Novos conhecimentos que expandem a consciência podem ser iniciados a partir de novos contatos ou até mesmo por um livro que começamos a ler.

Casa 10 – A ultima casa angular, de suma importância. A casa da nossa imagem pública, da carreira, da vocação e também da mãe ou da figura materna arquetípica. Podemos ser promovidos ou demitidos sumariamente; podemos ficar literalmente sob os holofotes em situações públicas e que agregam valor à nossa persona pública e status profissional. Publicidade gratuita pode nos favorecer. Eventos ligados à mãe também podem nos afetar.

Casa 11 –  Um eclipse nesta casa pode indicar um período bom para se iniciar novas amizades, participar de grupos e associações que sempre quisemos mas nunca tomamos a atitude. Aqui vemos os amigos e as relações sociais, que obviamente ganham ênfase especial. As esperanças de futuro e projetos de longo prazo também ficam favorecidos, ou sua realização, reavaliação ou desilusão.

Casa 12 – Possivelmente a casa mais difícil de expressão de um eclipse. A casa da introspecção e do inconsciente. Esqueletos tendem a sair do armário e demandar que lidemos com eles; tabus familiares ou raciais tendem a cair no nosso colo de graça, e não podemos mais fingir que não os vimos; é uma casa de serviço, então somos convidados a prestar serviços que implicam sacrifício ou oferenda de nosso tempo e energia em favor de outros. Podemos nos sentir particularmente introspectivos e sentir o desejo de isolamento e reclusão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos respectivos Usuários e não representam a opinião da Equipe Khrestérion.

Bem vindo. Seja um assinante e receba as novidades em primeiro lugar.

Entre com seu e-mail:

PorFeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Esse blog é ligado a

Direitos de Autoria

Os textos deste blog têm autoria.

Caso queira fazer uso, por favor, cite a fonte.

Obrigado!