Conhece-te a ti mesmo

6 de mar. de 2018

Ching – Hexagrama 51: Chên - O Incitar (Comoção, Trovão)


Imagem de Adele Aldridge

Assim como o ecoar do trovão traz uma sacudida ao céu, este hexagrama significa a iminência de um poderoso choque para a vida de alguém.
Espere um novo evento, pessoa ou idéia para agitar seu mundo. Isso pode revelar-se um maravilhoso despertador. Embora uma camada de medo possa surgir no início da sacudida, no geral, esse é um momento em que o medo se transformará em excitação.
É possível rir em meio ao caos. Os olhos, que estavam ‘fechados’, verão agora.
O choque traz um retorno de energia e poder. As circunstâncias externas serão vistas em uma nova luz.
Novas respostas e novas soluções aparecerão. Ou talvez estivessem lá o tempo todo?

****************************
A Comoção


O hexagrama Chên representa o filho mais velho, aquele que se apodera do comando, enérgica e poderosamente. Uma linha yang surge abaixo de duas linhas yin e se eleva com vigor. Esse movimento é tão violento que provoca terror. Ele tem como símbolo o trovão que irrompe da terra, causando com seu impacto temor e tremor.








JULGAMENTO

A COMOÇÃO traz sucesso.
O choque vem : oh, oh!
Expressões de riso: ha, ha!
O choque gera pavor num raio de cem milhas
e ele não deixa cair a colher do cerimonial
de sacrifício, nem o cálice.

A comoção gerada pela manifestação de Deus nas profundezas da terra atemoriza o homem. Porém, esse temor diante de Deus é bom, pois júbilo e alegria podem vir em seguida. Quando um homem chega, em seu interior, à compreensão do que significa o temor e o tremor, ele está a salvo de qualquer medo provocado por condições externas. Mesmo quando o trovão eclode, espalhando terror num raio de cem milhas, ele permanece tranqüilo e reverente em espírito, não interrompendo o rito do sacrifício. Este é o espírito que deve animar os líderes e dirigentes da humanidade — uma profunda seriedade interior imune a todos os terrores vindos do exterior.

IMAGEM

Trovão repetido: a imagem da COMOÇÃO.
Sob temor e tremor, o homem superior retifica sua vida
e examina a si mesmo.

O choque provocado pelo contínuo trovejar causa medo e tremor. O homem superior permanece reverente diante da manifestação de Deus, corrige sua vida e examina seu coração, para que não abrigue qualquer secreta oposição à vontade de Deus. Assim a reverência é o fundamento da verdadeira cultura.

LINHAS

Nove na primeira posição significa:
O choque vem: oh, oh!
A seguir, expressões de riso: ha, ha!
Boa fortuna!

O temor e o tremor provocados pelo choque fazem com que um homem, ao início, se veja em desvantagem diante dos demais. Mas isso é temporário. Uma vez superada a prova, há um alívio e, com isso, o próprio terror que sofreu ao início acaba por trazer a boa fortuna.

Seis na segunda posição significa:
O choque vem trazendo o perigo.
Cem mil vezes você perde seus tesouros
e tem de subir as nove colinas.
Não os persiga.
Após sete dias você haverá de recuperá-los.

Aqui se descreve uma situação na qual o choque põe em perigo um homem e lhe causa grandes perdas. A resistência seria contrária às tendências do momento, e assim sendo não teria sucesso. Portanto, ele deve simplesmente se retirar para alturas inacessíveis ao perigo que o ameaça. Deve aceitar a perda de propriedades sem se preocupar muito com isso. Quando passar o período dos abalos que lhe roubaram as posses, elas serão recuperadas sem que seja necessário sair em sua busca.

Seis na terceira posição significa:
O choque vem e provoca perplexidade.
Caso o choque estimule a ação
se permanecerá livre de culpa.

Há três tipos de comoção: do céu, que é o trovão, do destino e, finalmente, do coração. Este hexagrama trata não tanto de um abalo interior, mas de um choque do destino. Nestas épocas de comoção, perde-se com facilidade a presença de espírito. Com isso, o homem tende a desperdiçar todas as oportunidades de ação, e com sua falta de iniciativa dá livre curso ao destino. Mas caso ele faça com que o impacto desses golpes do destino desperte uma mudança interior, então poderá superá-los sem grande esforço.

Nove na quarta posição significa:
A comoção chega ao pântano.

O sucesso da atividade interior depende, em parte, das circunstâncias. Se não há nem uma resistência que se possa combater com energia, nem uma desistência que possibilite a vitória, se tudo permanece denso e inerte como o lodo, o movimento se paralisa.

Seis na quinta posição significa:
A comoção vai e vem.
Perigo.
Porém, nada se perde,
há apenas muito por realizar.

Não se trata aqui de um único impacto, mas de choques que se repetem sem dar tempo para retomar o fôlego. Mesmo assim, os choques não causam perdas. Aquele que procura manter-se no centro do movimento, evita que a fatalidade o arraste indefeso de um lado para outro.

Seis na sexta posição significa:
A comoção traz a ruína e desperta um espreitar temeroso em redor de si.
Avançar traz infortúnio.
Se o choque ainda não atingiu o seu próprio corpo,
mas apenas o do vizinho, não há nenhuma culpa.
Os companheiros têm assunto para conversa.

Quando o choque interior atinge sua culminância, priva o homem da serenidade e da clareza de visão. Num estado de choque não é possível agir com presença de espírito. A atitude correta, então, consiste em permanecer imóvel até que a tranquilidade e a clareza se restabeleçam.
Mas isto só é possível enquanto o homem ainda não se deixou contaminar pela agitação, apesar de seus desastrosos efeitos serem já visíveis ao seu redor. Retirandose a tempo, ele permanece livre de culpa e evita danos. Porém, seus companheiros, envolvidos pela agitação, já não aceitam advertências e, sem dúvida, se mostram desgostosos para com ele. Entretanto, isso não deve ser levado em consideração.

Fonte: I Ching, o Livro das Mutações – Richard Wilhelm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos respectivos Usuários e não representam a opinião da Equipe Khrestérion.

Bem vindo. Seja um assinante e receba as novidades em primeiro lugar.

Entre com seu e-mail:

PorFeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Esse blog é ligado a

Direitos de Autoria

Os textos deste blog têm autoria.

Caso queira fazer uso, por favor, cite a fonte.

Obrigado!