Imagem de Adele Aldridge |
Este
hexagrama simboliza os dois conceitos de modéstia e progresso. A sugestão aqui
é que o progresso, neste momento, pode ser melhor alcançado através de uma
abordagem modesta. As ações vão falar muito mais alto do que palavras de auto-suficiência.
Se
algo é desconhecido, pergunte sem vergonha. Simular conhecimento traz
infortúnio.
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HUMILDADE
O hexagrama é formado por Kên, Quietude, a
montanha, e K’un. A montanha é o filho mais moço do Criativo e representa o céu
na terra. Ele distribui as bênçãos do céu, as nuvens e as chuvas que se
acumulam em torno de seu cume, e brilha então com o esplendor da luz celestial.
Isso indica o que é a modéstia e quais seus efeitos nos homens elevados e
fortes. Acima está K’un, a terra. A característica da terra é estar embaixo;
por isso mesmo neste hexagrama ela é exaltada, sendo colocada sobre a montanha.
Isso mostra os efeitos da modéstia nos homens simples e em posições
subalternas: ela os eleva.
JULGAMENTO
A
MODÉSTIA cria o sucesso.
O
homem superior conduz as coisas à conclusão.
A lei do céu esvazia o que está pleno e preenche
o vazio; de acordo com a lei do céu, quando o sol alcança o zênite, inicia seu
declínio, e quando chega ao nadir, ascende outra vez rumo a um novo amanhecer.
De acordo com a mesma lei, quando a lua está cheia, começa o minguante, e na
lua nova reinicia-se o crescente. Essa lei celeste atua também no destino dos
homens. A lei da terra consiste em alterar o que é pleno e fluir em direção ao
que é modesto; assim, as altas montanhas são aplainadas pelas águas e os vales
são preenchidos. A lei do poder do destino corrói o que está pleno e faz
prosperar o que é modesto. Os homens também odeiam o que é cheio de si e amam o
que é modesto.
O destino dos homens segue leis imutáveis que têm
de ser cumpridas. Mas o homem tem o poder de moldar seu destino, na medida em
que sua conduta o expõe à influência de forças benéficas ou destrutivas. Quando
um homem está em posição elevada e é modesto, ele brilha com a luz da
sabedoria. Quando ele está numa posição inferior e é modesto, não pode ser
ignorado. Assim o homem superior leva seu trabalho à conclusão sem
vangloriar-se daquilo que conseguiu.
IMAGEM
A
montanha no interior da terra: a imagem da MODÉSTIA.
Assim
o homem superior diminui o que é demasiado
e aumenta
o que é insuficiente.
Ele
pesa as coisas, igualando-as.
A terra em cujo interior se oculta uma montanha
não deixa ver sua riqueza, pois a altura da montanha serve para compensar a
profundidade da terra. Assim a altura e a profundidade se complementam e o
resultado é o plano. A imagem da modéstia está aqui representada por algo que,
embora ao final pareça fácil e simples, exigiu um longo esforço. O homem
superior faz o mesmo ao estabelecer a ordem no mundo; ele iguala os
desequilíbrios sociais que são fonte de insatisfações, criando condições justas
e equânimes.
LINHAS
Seis na primeira posição significa:
Um homem superior modesto em sua modéstia
pode atravessar a grande água.
Boa fortuna.
Um empreendimento perigoso como a travessia de um
grande rio torna-se ainda mais difícil quando se tem de levar em conta muitas
exigências e considerações. Ao contrário, torna-se fácil quando realizado com
rapidez e simplicidade. Por isso a atitude despretensiosa que acompanha a
modéstia torna o homem capaz de realizar até mesmo empreendimentos difíceis;
ele não impõe exigências nem condições prévias, mas procura soluções fáceis e
rápidas. Onde não são levantadas pretensões, não surgem resistências.
Seis na segunda posição significa:
Modéstia manifesta.
A perseverança traz boa fortuna.
Os lábios exprimem o que ocupa o coração. Quando
a modéstia de um homem é tal que chega a se refletir em seu comportamento, isso
se torna para ele fonte de boa fortuna. Desta forma a possibilidade de exercer
uma influência duradoura surge naturalmente, e ninguém poderá impedi-la.
Nove na terceira posição significa:
Um homem superior, de mérito e modesto
leva tudo à conclusão.
Boa fortuna.
Este é o centro do hexagrama, onde seu segredo é
desvendado. Um significativo prestígio é alcançado graças a grandes
realizações. Se um homem se deixa deslumbrar pela fama, será logo criticado e
surgirão dificuldades. Se, ao contrário, ele permanecer modesto apesar de seus
méritos, será estimado e encontrará o apoio necessário para levar seu trabalho
à conclusão.
Seis na quarta posição significa:
Nada que não seja favorável
para a modéstia no movimento.
Tudo tem sua medida própria. Até a conduta
modesta pode ser exagerada. Aqui, entretanto, ela é adequada, pois a posição
entre um ajudante valoroso abaixo e um governante bondoso acima implica em
grande responsabilidade. Não se deve abusar da confiança do homem em posição
superior, assim como não se devem esconder os méritos do homem em posição
inferior. Há, sem dúvida, funcionários que não desejam se sobressair; eles se
escondem sob o aspecto literal das ordens, recusam toda responsabilidade,
aceitam remunerações sem fazerem jus e ostentam títulos injustificáveis. Tudo
isso é o oposto do que se entende por modéstia. Numa tal posição a modéstia se
manifesta pelo interesse no trabalho.
Seis na quinta posição significa:
Não se vanglorie de sua riqueza diante do
próximo.
É favorável atacar com violência.
Nada que não seja propício.
A modéstia não deve ser confundida com a
indulgência fraca que tudo deixa passar. Quando um homem ocupa uma posição de
responsabilidade deve, em certos momentos, recorrer a medidas enérgicas. Mas
para isso não deve tentar impressionar fazendo alarde de sua própria
superioridade, e sim assegurar-se dos que estão ao seu redor. As medidas a
serem tomadas devem ser puramente objetivas, sem qualquer conteúdo de ofensa
pessoal. Assim, a modéstia manifesta-se até mesmo no rigor.
Seis na sexta posição significa:
Modéstia que se exterioriza.
É favorável colocar os exércitos em marcha
para castigar a própria cidade e o próprio
país.
Aquele que é verdadeiramente sincero em sua
modéstia deve manifestá-la. Nisso deve proceder com grande energia. Quando
surge a hostilidade, nada mais fácil que culpar o outro. Pode acontecer que um homem
fraco, sentindo-se ofendido, volte-se para si mesmo, refugiando-se na auto-compaixão e julgando que é a modéstia que o impede de defender-se. A
verdadeira modéstia leva o homem a uma ação enérgica em busca da ordem; ele
começa por disciplinar a si mesmo e aos que estão mais próximos. Só se pode
realizar algo de valor quando se tem a coragem de conduzir os exércitos contra
si mesmo.
Fonte: I Ching, o Livro das
Mutações – Richard Wilhelm
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