sexta-feira, 15 de junho de 2018

I Ching – Hexagrama 35: Chin - O Progresso

Arte de Adele Aldridge

Como o Sol subindo sem esforço para o alvorecer de um novo dia, você se verá elevado a novas alturas. Este feliz hexagrama sugere avanço na carreira e reconhecimento por um trabalho bem feito. Espere maior responsabilidade, prosperidade e parentesco. Esta é uma oportunidade para beneficiar os outros enquanto experimenta seu próprio brilho e esplendor. Sua natureza interior cresce em brilho e pureza.
Este é um momento de despertar para o propósito de sua vida.

*******************************
PROGRESSO
Este hexagrama representa o sol que se eleva sobre a terra. É, portanto, o símbolo do progresso rápido e fácil, significando, ao mesmo tempo, uma crescente expansão e clareza.

JULGAMENTO

PROGRESSO: o poderoso príncipe é honrado com grande número de cavalos.
Num só dia é recebido em audiência três vezes.

Como exemplo do progresso descreve-se uma época em que um poderoso senhor feudal reúne os demais senhores em torno do governante num compromisso de lealdade e paz. O governante o presenteia ricamente e o convida a seu círculo mais íntimo.
Isso se refere a duas facetas de uma mesma idéia. O verdadeiro efeito do progresso emana de um homem numa posição dependente, que os outros consideram seu igual, a quem por isso seguem voluntariamente. Esse líder possui suficiente clareza de visão para não abusar da grande influência que exerce, e sim utilizá-la em benefício do governante. Este, por outro lado, livre de qualquer inveja, presenteia o grande homem com generosidade e o convida constantemente à corte. Um governante esclarecido e um servo obediente, eis os requisitos para um grande progresso.

IMAGEM

O sol eleva-se sobre a terra: a imagem do PROGRESSO.
Assim, o próprio homem superior ilumina suas evidentes
qualidades.

A luz do sol quando se eleva sobre a terra é por natureza clara. Mas quanto mais alto o sol ascende, tanto mais emerge das névoas obscuras, irradiando a pureza primordial de seus raios sobre áreas cada vez mais extensas. Assim também a verdadeira essência do homem, originalmente pura, é obscurecida pelo contato com a terra, sendo por isso necessária uma purificação para poder brilhar em sua luminosidade original.

LINHAS

Seis na primeira posição significa:
Progredindo, porém sendo recusado.
A perseverança traz boa fortuna.
Quando não se encontra confiança, deve-se permanecer calmo.
Nenhuma culpa.

Numa época em que tudo induz ao progresso, um homem tem ainda dúvidas se ao avançar não será rechaçado. Então é necessário apenas que continue no caminho correto: isso trará ao final boa fortuna. Pode ser que não lhe depositem confiança. Neste caso ele não deve tentar conquistar a confiança a qualquer preço, e sim permanecer calmo e alegre, não se deixando levar pela ira. Assim ele permanecerá livre de culpa.

Seis na segunda posição significa:
Progredindo, porém em tristeza.
A perseverança traz boa fortuna.
Obtém-se então uma grande felicidade
da parte de sua ancestral.

O progresso é detido. Alguém se encontra impossibilitado de entrar em contato com a autoridade com a qual tem ligações. Quando isso acontece, é necessário manter-se perseverante apesar da tristeza, pois o homem de autoridade que foi mencionado, com um carinho maternal, o presenteará com uma grande felicidade. Esta felicidade lhe advirá — e ela é merecida —, pois esta mútua simpatia não se baseia em motivos egoístas ou facciosos, e sim em princípios firmes e corretos.

Seis na terceira posição significa:
Todos estão de acordo.
O remorso desaparece.

Um homem se esforça para avançar associado a outros em cujo apoio encontra incentivo. Isso põe fim a qualquer sentimento de remorso pelo fato de não se dispor de independência suficiente para vencer sozinho as adversidades.

Nove na quarta posição significa:
Progresso como o de um roedor.
A perseverança provoca perigo.

Em épocas de progresso é fácil para homens fortes, ocupando posições incorretas, acumular grandes posses. Mas tal conduta obscurece a luz. E como épocas de progresso são também épocas em que atitudes duvidosas são sempre descobertas, a perseverança em tal procedimento sempre conduz ao perigo.

Seis na quinta posição significa:
O arrependimento desaparece.
Não se deixe levar por ganho ou perda.
Empreendimentos trazem boa fortuna.
Tudo é favorável.

Este tema é tratado detalhadamente no “Grande Estudo” (Ta Huo). Aqui se descreve a situação de alguém que, em tempos de progresso, apesar de se encontrar numa posição influente, permanece gentil e reservado. Ele talvez se recrimine por não aproveitar a conjuntura benéfica do momento para obter todas as vantagens possíveis. Mas esse arrependimento desaparece. Um homem não deve se deixar levar por ganhos ou perdas. Essas são coisas de ordem inferior. O importante é que ele assegurou para si a possibilidade de exercer uma influência eficaz e benéfica.

Nove na sexta posição significa:
Progredir com os chifres é lícito apenas
quando se vai aplicar o castigo em seu próprio território.
Ter consciência do perigo traz boa fortuna.
Nenhuma culpa.
A perseverança traz humilhação.

Progredir com os chifres, isto é, agir agressivamente numa época como a que aqui se descreve, só é lícito quando se lida com as faltas cometidas por seu próprio povo. Mesmo assim se deve estar consciente de que uma atitude agressiva sempre implica em perigo. Com isso um homem pode evitar os erros que de outro modo o ameaçariam e alcança sucesso naquilo que se propôs. Por outro lado, a persistência numa conduta demasiado enérgica, principalmente em relação a estranhos, levará à humilhação.

Fonte: Richard Wilhelm – I Ching

Bem vindo. Seja um assinante e receba as novidades em primeiro lugar.

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Esse blog é ligado a

Quem sou

Minha foto

Descobri cedo o caminho do autoconhecimento e a partir da adolescência direcionei o foco dos meus estudos para essa autodescoberta. Dissequei a mim mesma em busca de respostas estudando diversas matérias, que entendi serem totalmente interligadas.
Com a Arithmologia venho me aprofundando em técnicas de respiração, meditação, cromoterapia, cinesiologia, e tecnologia espiritual. Desenvolvi a Arithmognose Terapêutica: o cuidado consigo e com os outros, através do conhecimento e essência dos Arithmos (números) pessoais.
Graduada em Direito, mas trabalhando com Consultoria, Coaching e Aconselhamento Metafísico a distância, tenho como objetivo esclarecer e motivar o cliente/coachee para que este possa perceber e/ou experimentar uma conscientização das potencialidades inerentes em si que repercutem diretamente em suas ações.

Google+ Followers

Direitos de Autoria

Os textos deste blog têm autoria.

Caso queira fazer uso, por favor, cite a fonte.

Obrigado!