Conhece-te a ti mesmo

29 de nov. de 2017

Taoísmo no Brasil

Mestre Wu Jy Cherng

(1958-2004)

 

Wu Jyh Cherng, Sacerdote Taoísta, fundador e regente da organização denominada Sociedade Taoísta do Brasil, era o pontífice máximo do Taoísmo no Brasil e na América Latina. Recebeu de seus superiores, em Taiwan, o título de Kao Kon Fa Shi (Sacerdote de Alto Ofício, Mestre da Lei).

Mestre Cherng nasceu em Taiwan, em 1958, e em 1973 mudou-se com seus pais para o Brasil, onde foi viver no Rio de Janeiro. Seu pai, Wu Chao Hsiang, médico formado pela Faculdade de Medicina de Taipei (Taiwan) e Mestre em Tai Chi Chuan pela Sociedade Chinesa de Tai Chi, foi um dos primeiros introdutores da acupuntura e das artes marciais no Brasil, Rio de Janeiro, onde fundou o Instituto de Cultura Chinesa. Na infância, ainda na China, Mestre Cherng teve seu primeiro contato com o taoísmo: começou a ser treinado por seu pai na meditação e em artes orientais, como Tai Chi Chuan, Chi Kun, Pa Kua, Xin Yi. Posteriormente, no Brasil, continuou seu treinamento, incluindo então a Acupuntura e a Medicina Chinesa.

No início da década de 80 viajou ao seu país de origem para estudar com os grandes mestres taoístas da atualidade. Retornando ao Brasil abriu uma academia no Leblon, Rio de Janeiro, para ensinar Tai Chi Chuan e Acupuntura. Paralelamente, iniciou seu projeto de difusão do Taoísmo no Brasil, compartilhando seus estudos com um grupo de brasileiros que se formou à sua volta. Passou a ministrar, naquele espaço, palestras semanais sobre a filosofia taoísta.

Viajou mais uma vez para o Oriente e no ano de 1987 recebeu de seus mestres da Sociedade Taoísta da China, em Taiwan, a ordenação de Sacerdote Taoísta. Na volta, lançou, em 1990, junto com o grupo que o acompanhava, as bases do que viria a ser a Sociedade Taoísta do Brasil, criada no ano seguinte. Até o momento, esta é a única instituição que representa oficialmente o Taoísmo na América Latina, vinculada à Sociedade Taoísta da China (Ordem Ortodoxa Unitória, escola Zheng Yi), órgão dirigente do Taoísmo mundial, com sede em Taiwan.

A partir da fundação da Sociedade Taoísta do Brasil, teve início a transmissão da linhagem taoísta para o Brasil, via Rio de janeiro. Desde então, Mestre Cherng se dedicou a preservar e difundir no Brasil os ensinamentos do Taoísmo Ortodoxo, introduzindo, aqui, a milenar Tradição Taoísta dos sábios chineses, em todas as suas expressões: espiritual, filosófica, cultural e científica.

Conseguiu conjugar um templo (Templo da Transparência Sublime) e uma escola de artes taoístas num mesmo espaço, a sede da Sociedade Taoísta do Brasil, imóvel no bairro do Cosme Velho, zona sul do Rio de Janeiro, para que os sacerdotes, professores e seguidores do Tao pudessem dar continuidade ao “Caminho” e aos estudos taoístas, sempre que ele estivesse ausente, em retiros programados.

Em 2002, sob seu comando, a Sociedade Taoísta do Brasil inaugurou o segundo Templo Taoísta do Brasil, na cidade de São Paulo, no bairro da Aclimação.

Mestre Cherng deixou como legado o trabalho pioneiro que realizou na difusão da tradição taoísta no Ocidente. Abriu aos ocidentais o caminho do sacerdócio taoísta para brasileiros, não pertencentes à colônia chinesa. Em 1991 foram ordenados os primeiros Sacerdotes Taoístas brasileiros, em Taiwan, seguidos de outras duas turmas, em 1998 e 2003, primeiros ocidentais a terem acesso, no Brasil, à parte mais hermética da tradição taoísta e a receber, fora da China, a ordenação de sacerdotes.

Seu trabalho no Brasil, conseguiu resgatar o caráter integrado do ensino da tradição taoísta, oferecendo no mesmo espaço o ensino da meditação, a realização de práticas devocionais, palestras sobre filosofia e cursos das artes – o que não acontece, atualmente, nem mesmo na China. Recebeu total apoio por parte dos dirigentes do Taoísmo Mundial, a ponto de inspirar a Sociedade Taoísta da China a absorver sua experiência didática e tomá-la como modelo, para a reformulação do ensino em Taiwan, na transmissão de práticas taoístas aos jovens orientais.

Durante 18 anos à frente desse trabalho de difusão no Brasil, Mestre Cherng divulgou os princípios filosóficos e místicos do taoísmo, que têm sua origem na Antigüidade chinesa, viajando regularmente para o Oriente, em busca de autênticos conhecimentos taoístas, traduzindo esses ensinamentos diretamente do chinês arcaico para o português e os repassando, como doação, para todos que estivessem minimamente interessados no que ele se dispunha a ensinar. São conceitos raros, que beneficiam a todos que os praticam, gerando harmonia interior e libertação do espírito, rumo à integração ao Tao.

Ensinou técnicas taoístas de meditação, alquimia interior e ritos espirituais, compostos de cânticos e mantras. No Templo da Transparência Sublime, ministrava palestras semanais gratuitas, abertas ao público que comparecia em bloco, cativo, em busca dos conhecimentos que ele transmitia, com a generosidade que se adivinha num verdadeiro Mestre Espiritual.

Falando português fluente e dono de vasto vocabulário de alto nível, conseguia se comunicar com seus interlocutores de uma maneira sutil e elegante e, com isso, se fazia compreender por todos que o ouviam, independentemente do nível de questões que se apresentassem.
 
Deixou uma geração de professores especializados, formados em diversas Artes Taoístas, como I Ching (Tradicional e Flor de Ameixeira), Tai Chi Chuan, Tai Chi Jian (Espada Tai Chi Chuan), Chi Kun, Tui Na, Shiatsu, Feng Shui (Escola Ba Zhai e Escola Xuan Kon Fei Xin), Astrologia Chinesa (Zi Wei Dou Shú), Estratégia (Arte da Guerra) e Caligrafia.

Mestre Cherng escreveu diversos livros sobre Taoísmo e artes taoístas, tendo traduzido também o Tao Te Ching – O Livro do Caminho e da Virtude – diretamente do chinês para o português, entre outros clássicos do taoísmo.
 
Além disso, deixou inúmeras obras escritas e traduzidas, do Cânon Taoísta e de autores clássicos, até hoje inéditos no Ocidente, para serem publicadas futuramente. Seu acervo inclui milhares de horas de fitas cassete e de vídeos, com registros da voz e da imagem de palestras e aulas, gravadas por seus discípulos.


Texto originalmente publicado por Riefi (Edgar Cantelli) em 22 out 2012 

27 de nov. de 2017

Os 72 Nomes de Deus




Os chamados 72 nomes de Deus são, de fato, 72 sequências de três letras hebraicas que atuam como um disparador de frequências espirituais específicas.
Cada conjunto de 3 letras corresponde a um atributo e funciona como um elo de transmissão da energia da Luz Arquetípica para o nosso mundo físico. Assim, cada sequência serve para atrair uma energia específica a determinada situação ou necessidade.


Cada um dos "nomes", pela característica de suas formas e pela ressonância de seus sons, atua como antenas que estimulam e liberam a energia invisível da criação. Individualmente, cada letra representa uma energia específica, que regula fontes de sabedoria, saúde, prosperidade ou amor. Cada som gerado pela vibração da pronúncia da letra representa uma força energética diferente. A distinta combinação de letras, por meio de sua cor, luz e som, cria tipos diferentes de energia, da mesma forma que diferentes combinações de notas musicais geram distintos tons e melodias.

A energia das sequencias também é reativa ao ambiente, percebendo as vibrações que estão ao redor e adaptando-se a elas. 

Mais que proferir os nomes, fica evidente a necessidade de compreendê-los, em um processo que combina razão e emoção. É a aceitação de algo como parte inseparável de nós mesmos.


Pratique a contemplação e inspire-se com o poder que deles emana.
‘Escaneie’ com os olhos, cada grupo de 3 letras sagradas, da direita para a esquerda e de cima para baixo e faça uma respiração completa (inspire e expire) profunda e lentamente.



1º VEHUIAH
Deus elevado e exaltado acima de todas as coisas.
Auxilia na realização de trabalhos difíceis, estimula o amor e concede sagacidade.

2º JELIEL
Deus que socorre.
Ajuda a combater injustiças, proporciona jovialidade, simpatia e restabelece a paz conjugal.

3º SITAEL
Deus, a esperança de todas as criaturas.
Ajuda a combater as adversidades, protege contra os assaltos, o erro e a mentira. Favorece o apoio de pessoas influentes.

4º ELEMIAH
Deus Oculto.
Protege nas viagens e afasta as traições, os maus espíritos e os tormentos da alma.

5º MAHASIAH
Deus Salvador.
Estimula o progresso científico, a filosofia, as artes em geral e o conhecimento das coisas ocultas. Ajuda a obter a harmonia nos relacionamentos.

6º LELAHEL
Deus Louvável.
Ajuda nas curas e atrai o amor, a fama e a riqueza. Faz aflorar os talentos ocultos.

7º ACHAIAH
Deus bom e paciente.
Ajuda a manter a calma diante das adversidades e favorece na profissão.

8º CAHETHEL
Deus da abundância.
Aumenta a fé e protege os ambientes. Favorece os campos e a agricultura.

9º HAZIEL
Deus da misericórdia.
Estimula a reconciliação entre inimigos.
Facilita a obtenção de proteção e favores. Aumenta a fé e a espiritualidade.

10º ALADIAH
Deus amabilíssimo.
Concede vida longa e auxilia nas curas. Favorece as transações comerciais.

11º LAOVIAH
Deus louvado e exaltado.
Protege contra as adversidades. Confere talento e popularidade individuais. Concede sabedoria e celebridade.

12º HAHAIAH
Deus de refúgio.
Protege contra adversidades. Favorece a compreensão dos mistérios profundos e a revelações através dos sonhos. Estimula a espiritualidade, a discrição e a moderação.

13º IEZALEL
Deus Glorificado.
Protege contra a infidelidade conjugal. Favorece a compreensão mútua, as amizades e o aprendizado.

14º MEBABEL
Deus Conservador.
Protege contra as calúnias e a opressão. Favorece a justiça, a liberdade e a compreensão dos direitos alheios. Ajuda a prática da advocacia.

15º HARIEL
Deus Criador.
Protege contra a preguiça e a indiferença. Favorece a disciplina, a vida religiosa, ajuda a ter bons sentimentos e renova as esperanças.

16º HAKAMIAH
Deus constrói o Universo.
Favorece as atividades militares, as instituições sociais e a lei.
Protege contra assaltos e ladrões.

17º LAUVIAH
Deus admirável
Favorece a tranquilidade e a paz espiritual.Protege contra a depressão e a tristeza. Inspira os artistas e ajuda o canto e a voz.

18º CALIEL
Deus pronto a acolher.
Favorece o triunfo da verdade e da inocência, desmascarando os inimigos.
Protege e socorre nas aflições e ajuda na integridade moral.

19º LEUVIAH
Deus que acolhe os pecadores.
Favorece a força interior, ajuda a superar as adversidades, restabelecendo a jovialidade a amabilidade e a modéstia. Proporciona boa memória.

20º PAHALIAH
Deus redentor.
Reforça a fé e a religiosidade. Favorece a força interior e a moral.

21º NELCHAEL
Deus só e único.
Favorece os estudos ligados à matemática, à geografia e à astrologia.

22º YEIAIEL
Deus justo e perfeito. 
Protege contra os naufrágios e as tempestades, e acidentes em viagens.
Ajuda a ser bem-sucedido no comércio e a conseguir a estabilidade financeira.

23º MELAHEL
Deus que nos livra dos males. 
Proporciona ousadia e grandiosidade. Favorece a descoberta e o cultivo de plantas medicinais. Protege contra os acidentes com armas.

24º HAHUIAH
Deus bom por si mesmo. 
Proporciona a graça e a misericórdia divina. Conforta os exilados e prisioneiros e protege contra a violência. Favorece a comunicação.

25º NITH-HAIAH
Deus que dá sabedoria. 
Revela as verdades ocultas, facilita as descobertas e as investigações científicas. Promove sabedoria.

26º HAAIAH
Deus oculto. 
Proporciona a paz, protege a política, a comunicação e a harmonia entre os povos.

27º IERATHEL
Deus punidor dos maus. 
Garante a justiça e evita as provocações; favorece as atividades mentais, principalmente ligadas à ciência e às artes.

28º SEHEIAH
Deus que cura os doentes. 
Estimula a prudência, protege contra as catástrofes naturais e proporciona longevidade e saúde.

29º REYIEL
Deus pronto para socorrer. 
Acaba com a impiedade e a corrupção. Afasta os inimigos e faz prevalecer a verdade.

30º OMAEL
Deus paciente. 
Combate a tristeza e a amargura, favorece a fertilidade e incentiva o estudo das ciências bioquímicas.

31º LECABIEL
Deus que inspira. 
Ajuda na tomada de decisões, estimula a generosidade, ajuda nos estudos da astronomia, geometria e meteorologia. Influi sobre o clima.

32º VASARIAH
Deus piedoso. 
Detém o ataque dos inimigos e protege contra os caluniosos. Fortalece a memória e facilita a comunicação de massa.

33º JEHUIAH
Deus conhecedor de todas as coisas. 
Facilita o aprendizado, revela traidores e situações escusas. Favorece a franqueza.

34º LEHAHIAH
Deus clemente. 
Protege todos aqueles que ocupam uma posição de liderança, estimula a confiança, a fé e a paciência. Proporciona clareza de expressão.

35º CHAVAKIAH
Deus que dá alegria. 
É o guardião da família; promove harmonia familiar.
Ajuda a resolver problemas de partilha e heranças.

36º MENADEL
Deus adorável. 
Ajuda os exilados a voltarem para a sua pátria e facilita a localização de pessoas desaparecidas. Ajuda a encontrar objetos perdidos.

37º ANIEL
Deus das virtudes. 
Inspira e revela os segredos da natureza. Concede sabedoria e talento nas artes e ciências. Ajuda a obter a vitória nos negócios e proporciona lucros financeiros.

38º HAAMIAH
Deus a esperança de todos os filhos da terra. 
Elimina as influências maléficas e protege contra as fraudes, as mentiras e a violência. Governa os cultos religiosos.

39º REHAHEL
Deus que acolhe os pecadores. 
Protege a saúde. Facilita a compreensão entre pais e filhos promovendo o respeito mútuo.

40º IEIAZEL
Deus que dá alegria. 
Evita situações de opressão e liberta da negatividade.
Favorece a literatura e o trabalho dos escritores e jornalistas.

41º HAHAHEL
Deus em três pessoas. 
Protege as missões religiosas e as atividades filantrópicas.
Proporciona grandeza da alma e coragem para enfrentar castigos.

42º MIKAEL
A Casa de Deus. 
Ajuda a desvendar conspirações e combate a corrupção.
Favorece o exercício da política e da diplomacia.

43º VEUALIAH
Deus dominador. 
Protege os militares e nos livra dos inimigos. Conduz à paz e à prosperidade.
Favorece a vitória sobre os inimigos.

44º IELEHIAH
Deus Eterno. 
Concede benefícios nos empreendimentos e processos judiciários.
Protege os magistrados e favorece as viagens, a honra e a fama.

45º SEALIAH
Deus, motor de todas as coisas. 
Estimula os estudos e ajuda a superar humilhações.
Proporciona vida e saúde a tudo o que respira.

46º ARIEL
Deus revelador.
Revela em sonho o paradeiro de pessoas e objetos desaparecidos. Ajuda a descobrir segredos e mistérios. Estimula as atitudes discretas e as idéias inovadoras.

47º ASALIAH
Deus justo que indica a verdade.
Ilumina e faz compreender as ciências ocultas e mostra o caminho da verdade espiritual.

48º MIHAEL
Deus Pai que socorre.
Favorece o amor e a paz conjugal. Proporciona lazer, alegrias e diversões íntimas.
Concede inspiração e pressentimentos sobre o que vai nos acontecer de bom.

49º VEHUEL
Deus grande e elevado. 
Consola nos momentos de desespero.
Apazigua os conflitos e concede sensibilidade e generosidade.

50º DANIEL
Senhor das misericórdias.
Ajuda nas negociações, aumenta a segurança e a determinação pessoais.

51º HAHASIAH
Deus oculto
Eleva o espírito, conectando-o com a sabedoria divina. 
Traz revelações sobre magia, práticas terapêuticas e também proporciona prosperidade. Ajuda a conhecer as qualidades relacionadas com cada animal e planta.

52º IMAMIAH
Deus acima de todas as coisas.
Fortalece diante de nossos adversários. Ajuda a obter a liberdade e a independência financeira. Protege no trabalho e estimula a paciência.

53º NANAEL
Deus que humilha os orgulhosos.
Favorece os trabalhos secretos, as ciências ocultas, a concentração e tudo o que exija atenção aos detalhes.

54º NITHAEL
Rei dos Céus.
Ajuda a conservar a reputação e a conquistar o reconhecimento público. Preserva a boa saúde e protege os bons governantes.

55º MEBAHIAH
Deus Eterno.
Estimula a fertilidade, desenvolve a compreensão, atrai energias benéficas e favorece a religiosidade.

56º POIEL
Deus que sustenta o Universo. 
Concede bom humor e alegria, facilita a tomada de decisões e a obtenção de lucros financeiros justos.

57º NEMAMIAH
Deus Louvável.
Melhora a relação entre chefes e subalternos. Proporciona vigor físico, coragem e prosperidade.

58º IEIALEL
Deus que acolhe as gerações.
Estimula a poesia, a musica e as artes. Combate a tristeza, proporciona energia física e cura os males da visão.

59º HARAHEL
Deus da Sabedoria.
Torna as crianças obedientes e disciplinadas. Favorece as transações de câmbio e permite obter lucros com o comércio de livros. Combate a esterilidade.

60º MITZAREL
Deus que consola os oprimidos. 
Afasta as aflições do espírito, livra os perseguidos e ajuda a conservar a proteção de pessoas influentes e poderosas.

61º UMABEL
Deus acima de Tudo.
Dá intuição para perceber melhor as intenções e sentimentos alheios; favorece as amizades, protege nas viagens e nos prazeres diversos. Ajuda também a desvendar os mistérios do espaço celeste.

62º IAHHEL
Ser Supremo. 
Proporciona tranqüilidade e sabedoria. Protege todos aqueles que se dedicam à espiritualidade e à filosofia.

63º ANAUEL
Deus infinitamente bom.
Favorece a aceitação de idéias e projetos novos. Proporciona otimismo e sorte nos negócios. Afasta o risco de acidentes automobilísticos.

64º MEHIEL
Deus vivificador.
Promove a fraternidade universal, afasta as adversidades e aumenta a capacidade de expressão, facilitando a oratória.

65º DAMABIAH
Deus, fonte de conhecimento.
Proporciona sucesso em todos os empreendimentos e protege os marinheiros e as atividades portuárias, ligadas ao mar. Confere magnetismo e protege do mal.

66º MANAKEL
Deus que secunda e mantém tudo sobre o mundo.
Controla e acalma as pessoas nervosas e favorece o tratamento da epilepsia e dos males relativos ao sono. Fortalece a memória e rege os sonhos.

67º EIAEL
Deus, delícia das crianças.
 Revela verdades e socorre em momentos de angústia e necessidade.
Ajuda nos estudos das ciências ocultas.

68º HABUHIAH
Deus de bondade.
É associado ao campo e à fecundidade da terra.
Protege a agricultura e os trabalhadores do campo.

69º ROHEL
Deus que tudo vê.
Conserva as tradições dos povos antigos. Denuncia os traidores. Ajuda a encontrar objetos e documentos perdidos. Ajuda na inovação e na busca de novos caminhos.

70º YABAMIAH
Verbo que cria todas as coisas.
Dá forças a quem deseja superar todos os aspectos negativos.
Protege das doenças, cirurgias, quedas e incêndios.
Protege a saúde e confere harmonia no lar e no trabalho.

71º HAIAEL
Deus, Senhor do Universo.
Confere talento para trabalhar os metais e protege contra as armas.
Liberta dos opressores e apazigua as discórdias.

72º MUMIAH
Ômega, o fim de Tudo.
Concede o sucesso, auxilia nos tratamentos médicos e cirúrgicos e favorece as ocupações misteriosas e sigilosas. Confere humildade e carinho.

Fonte: "Os 72 nomes de DeusTecnologia para a Alma", de Yehuda Berg.

 

Bem vindo. Seja um assinante e receba as novidades em primeiro lugar.

Entre com seu e-mail:

PorFeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Esse blog é ligado a

Direitos de Autoria

Os textos deste blog têm autoria.

Caso queira fazer uso, por favor, cite a fonte.

Obrigado!