Imagem de Adele Aldridge |
Este hexagrama
implica um empate, um impasse ou um beco sem saída. Forças opostas levam a
atividade à paralisação.
Estas forças opostas
que você encontra podem ser as ações ou opiniões de outros, ou podem ser
próprias. Uma luta interna pode ter levado você a um ponto em que o movimento é
impossível.
Este é um momento
para identificar uma visão mais alta para você. Olhe para ver quem compartilha
sua visão e quem não, quem está alinhado com sua causa e quem não está.
Esta é uma
oportunidade para avaliar e decidir sobre as orientações para futuros
movimentos. O primeiro passo para lidar com a oposição é identificá-la. Este é um tempo para buscar orientação e
conselhos de uma pessoa sábia, alguém com maior experiência ou uma equipe
inteira. Este pode, também, ser um tempo para buscar apoio e se libertar do
isolamento.
Lembre-se, pedir ajuda é um sinal de força e
não de fraqueza.
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OPOSIÇÃO
Este
hexagrama se compõe do trigrama superior Li, a chama que arde tendendo para o
alto, e do trigrama Tui, o lago, que flui para baixo. Estes movimentos são
antagônicos. Além disso, Li é a segunda filha e Tui, a filha mais moça. Apesar
de habitarem a mesma casa, pertencem a homens diferentes; por isso suas
vontades divergem e buscam objetivos em direções opostas.
JULGAMENTO
OPOSIÇÃO. Em pequenas coisas, boa
fortuna.
Quando
as pessoas vivem em oposição e distanciadas umas das outras, não podem levar a
cabo um grande empreendimento em comum. Seus pontos de vista divergem demais.
Em tais circunstâncias, é sobretudo importante que não se proceda de maneira
brusca, pois isto só agravaria a oposição. A ação deve se restringir a uma
influência gradual em aspectos menores. Aqui, ainda se pode esperar um sucesso,
pois trata-se de uma situação em que a oposição não exclui por completo a
possibilidade de um entendimento.
Em
geral a oposição aparece como um obstáculo, mas quando ela representa
polaridades contrárias no interior de um todo que as engloba, tem uma função
benéfica e importante. As oposições entre o céu e a terra, o espírito e a
natureza, entre o homem e a mulher, promovem a criação e a multiplicação da
vida quando se descobre serem as diferenças complementares entre si. No plano
das coisas visíveis, a oposição possibilita a diferenciação em categorias, pela
qual se estabelece a ordem no mundo.
IMAGEM
Acima o fogo, abaixo o lago: a
imagem da OPOSIÇÃO.
Assim, o homem superior mantém sua
individualidade
em meio à comunidade.
Os
dois elementos, fogo e água, mesmo quando estão juntos, nunca se misturam,
porém, conservam sua natureza própria. Do mesmo modo, o homem superior também
nunca se deixa levar à vulgaridade em virtude do convívio e de interesses
comuns com pessoas de índole diversa da sua. Apesar de toda a proximidade, ele
sempre preservará sua individualidade.
LINHAS
Nove na primeira posição significa:
O arrependimento desaparece.
Se você perde seu cavalo, não corra
atrás dele.
Ele voltará por si mesmo.
Quando você encontrar pessoas más,
acautele-se contra erros.
Mesmo
em épocas de oposição é possível agir de modo a evitar erros, de forma que o
arrependimento desapareça. Quando a oposição surge, não se deve tentar forçar a
união; procedendo assim o resultado seria, sem dúvida, c contrário, tal como um
cavalo se afasta cada vez mais quando é perseguido. Se o cavalo é nosso,
podemos deixá-lo seguir tranquilamente, pois voltará sozinho. Do mesmo modo,
quando um homem ligado a nós se afasta como consequência de um mal-entendido,
voltará espontaneamente se o deixarmos agir em liberdade. Por outro lado,
devemos ser cautelosos quando pessoas maldosas que não pertencem ao nosso meio
forçam sua presença – também como consequência de um mal-entendido. O
importante aqui é evitar erros: não se deve pretender afastá-los com violência,
pois isso intensificaria ainda mais a hostilidade. Ao contrário, é necessário
simplesmente tolerá-los, pois com o tempo se retirarão por sua própria
iniciativa.
Nove
na segunda posição significa:
Ele
encontra seu senhor numa rua estreita.
Nenhuma
culpa.
Em
virtude de desentendimentos tornou-se impossível a pessoas cujas naturezas se
correspondem aproximarem-se da maneira correta. Neste caso, um encontro casual,
em condições informais, também é aceitável, desde que haja uma afinidade
interna.
Seis
na terceira posição significa:
Alguém
vê a carroça sendo arrastada para trás,
os
bois detidos,
cortados
o cabelo e o nariz de um homem.
Nenhum
bom começo, mas um bom final.
Às
vezes parece que tudo está contra um homem. Ele se vê barrado e detido em seu
progresso, sente-se insultado e ferido. Mas ele não deve se deixar confundir.
Apesar de toda a oposição, é preciso que se mantenha firmemente unido àquele
com quem possui afinidade. Apesar do mau começo, ao final tudo acabará bem.
Nove
na quarta posição significa:
Isolado
através da oposição.
Ele
encontra um homem que lhe é semelhante em natureza,
com o
qual pode estabelecer um relacionamento leal.
Apesar
do perigo, nenhuma culpa.
Quando
um homem se encontra em companhia de alguém de quem se vê separado por uma
oposição interna, isso o conduz ao isolamento. Mas se nesta situação ele
encontra um homem que em sua essência, em suas bases, lhe corresponde, em quem
pode depositar total confiança, ele supera todo o perigo do isolamento. Sua
vontade será bem-sucedida e ele livra-se de erros.
Seis
na quinta posição significa:
O
arrependimento desaparece.
O
companheiro abre seu caminho, rompendo o que o envolve.
Se
fôssemos a seu encontro, como poderia isso ser um erro?
Um
homem leal é encontrado, mas a princípio não é reconhecido como tal devido ao
isolamento reinante. Mas ele abre seu caminho, rompendo o que o envolve e
separa. Quando um companheiro se revela em toda sua essência, é nosso dever ir
ao seu encontro e colaborarmos com ele.
Nove
na sexta posição significa:
Isolado
em virtude da oposição,
vemos
nosso companheiro como um porco enlameado,
como
uma carroça cheia de diabos.
Primeiro
distendemos o arco em sua direção,
depois
deixamos o arco de lado.
Ele
não é um ladrão, no momento devido irá cortejar.
Enquanto
se segue adiante a chuva cai;
depois
vem a boa fortuna.
Aqui
há isolamento em virtude de desentendimentos. Ele é provocado por condições
internas e não por circunstâncias externas. Um homem desconfia de seus melhores
amigos, considerando-os impuros como porcos enlameados e perigosos como uma
carroça cheia de diabos. Ele se coloca na defensiva. Mas, ao final, reconhece
seu erro, deixa o arco de lado e percebe que o outro vem com as melhores
intenções, buscando uma estreita união. Assim a tensão se dissolve. A união põe
fim ao antagonismo, assim como a chuva provoca o alívio da atmosfera sufocante
que precede a tempestade. Tudo vai bem, pois a oposição, ao atingir sua
culminância, transforma-se no seu contrário.
Fonte: I Ching,
o Livro das Mutações – Richard Wilhelm
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