Conhece-te a ti mesmo

10 de nov. de 2017

I Ching – Hexagrama 44: Kou - Vir ao Encontro


Imagem de Adele Aldridge

Este é um bom momento para examinar todas as pessoas em sua vida e refletir sobre por que você está conectado a elas. Procure o propósito mais elevado em todos os relacionamentos. Considere o que esta jornada compartilhada está lhe ensinando. Não julgue as pessoas por suas aparências. O que está por baixo de nossa aparência exterior é o que mais conta.

Formule laços com pessoas inteligentes que apoiam e compartilham de sua própria inteligência. Conecte-se com almas afins. Nas parcerias os envolvidos devem estar livres de segundas intenções.

Este hexagrama geralmente indica estarmos abrigando idéias incorretas, sedutoras ou lisonjeadoras.
Para controlar o ego, o I Ching nos aconselha a não ouvir suas queixas.

***************************************
VIR AO ENCONTRO

Este hexagrama indica uma situação em que o princípio obscuro, após ter sido eliminado, ressurge furtiva e inesperadamente no interior, abaixo. O princípio feminino, por sua própria iniciativa, vai ao encontro do masculino. Esta é uma situação perigosa e desfavorável, cujas possíveis consequências devem ser compreendidas e prevenidas a tempo. Este hexagrama está associado ao quinto mês (junho-julho), pois com o solstício de verão o princípio obscuro gradualmente ascende outra vez.

JULGAMENTO

VIR AO ENCONTRO. A jovem é poderosa.
Não se deve desposá-la.

A ascensão de elementos inferiores é aqui representada por uma jovem insolente que facilmente se entrega para alcançar o poder. Isso não seria possível se o forte e luminoso não tivesse também por sua vez vindo a seu encontro. As coisas vulgares aqui parecem tão inócuas e convidativas que o homem busca nelas um deleite. Parecem tão diminutas e débeis que ele julga poder se distrair com elas impunemente. O inferior ascende apenas porque o homem superior o considera inofensivo e lhe concede poder. Caso lhe fosse oferecida resistência desde o início, nunca chegaria a ter influência. 
Mas a época de VIR AO ENCONTRO tem também um outro significado que deve ser considerado. Ainda que, em geral, o fraco não deva vir ao encontro do forte, em certas ocasiões isso pode ser de grande importância. Quando céu e terra vêm ao encontro um do outro, todas as criaturas prosperam. Quando o príncipe e seu ajudante chegam a um mútuo encontro, o mundo alcança a ordem. Aqueles que são predestinados à união, entre os quais há um mútuo depender, devem vir um ao encontro do outro. Mas nesse movimento de vir ao encontro se deve estar livre de intenções não reveladas, desonestas, pois do contrário isso causaria malefícios.

IMAGEM

O vento embaixo do céu: a imagem de VIR AO ENCONTRO.
Assim age o príncipe ao difundir suas ordens,
proclamando-as aos quatro ventos.

A situação aqui é semelhante à do hexagrama20, CONTEMPLAÇÃO, em que o vento sopra sobre a terra, enquanto aqui sopra embaixo do céu. Em ambos os casos ele alcança todas as direções. Lá o vento estava embaixo, sobre a terra, simbolizando o governante tomando consciência das condições vigentes em seu reino. Aqui o vento sopra de cima, simbolizando a influência exercida pelo dirigente através de suas ordens. O céu está afastado das coisas da terra, porém as movimenta através do vento. O governante está afastado do povo, porém o movimenta através de suas ordens e decretos.

LINHAS

Seis na primeira posição significa:
É necessário deter com um freio de bronze.
A perseverança traz boa fortuna.
Caso se deixe seguir seu curso, sofrer-se-á infortúnio.
Mesmo o porco magro pode mais tarde
vir a causar estragos.

Quando um elemento inferior surge numa intromissão indevida, é necessário contê-lo de imediato e com energia. Barrando-o com firmeza evitam-se efeitos prejudiciais no futuro. Caso se deixe seguir seu curso, sem dúvida o resultado será o infortúnio. A insignificância do que se intromete não é razão para subestimá-lo. Enquanto um porco é ainda pequeno e magro, não pode causar grandes estragos, mas depois que ele se alimentar e se fortalecer sua verdadeira natureza se revelará, a menos que já tenha sido contida.

Nove na segunda posição significa:
Há um peixe no tanque. Nenhuma culpa.
Não é favorável aos hóspedes.

O elemento inferior não sofre violência, porém é mantido sob suave controle. Nesse caso nenhum mal há que se deva temer. Mas é preciso ter cuidado para que não entre em contato com estranhos porque, uma vez solto, daria vazão incontrolável às suas tendências destrutivas.

Nove na terceira posição significa:
Não há pele em suas coxas
e torna-se difícil caminhar.
Caso se permaneça atento ao perigo
não se cometerá grandes erros.

Alguém está tentando se envolver com os maus elementos que se oferecem. Esta é uma situação muito perigosa. Felizmente as circunstâncias o impedem. Ele gostaria de fazê-lo mas não pode. Isso gera uma dolorosa indecisão no comportamento. Mas caso ele consiga ver com clareza os perigos que a situação encerra, poderá pelo menos evitar maiores erros.

Nove na quarta posição significa:
Não há peixe no tanque.
Isso leva ao infortúnio.

Pessoas insignificantes devem ser toleradas de modo a que permaneçam bem-dispostas para conosco. Assim poderemos contar com elas quando o necessitarmos. Caso nos afastemos e recusemos fazer concessões, nos voltarão as costas, e não estarão disponíveis quando delas necessitarmos. Mas isso ocorreria por nossa própria culpa.

Nove na quinta posição significa:
Um melão coberto com folhas de chorão:
linhas escondidas.
Então algo lhe cai do céu.

O melão, assim como o peixe, é um símbolo do princípio obscuro. É doce, mas estraga com facilidade; por isso, em geral protegem-no cobrindo com folhas de chorão. Isso indica a situação de um homem elevado e forte, seguro de si, que protege com tolerância os subalternos que estão sob sua responsabilidade. Ele possui em seu interior as linhas firmes da ordem e da beleza, mas não as ostenta. Ele não molesta seus subordinados com ostentações ou advertências cansativas. Ao contrário, os deixa em completa liberdade, confiando firmemente no poder transformador de uma personalidade forte e íntegra. E, atentem! O destino é favorável. Os homens inferiores respondem à sua influência e caem em suas mãos como frutos maduros.

Nove na sexta posição significa:
Ele vai ao encontro arremetendo com os chifres.
Humilhação.
Nenhuma culpa.

Para um homem que se retirou do mundo, o tumulto da vida social muitas vezes se torna insuportável. Há pessoas que, num digno sentimento de amor-próprio, se mantêm afastadas de tudo o que é baixo, rechaçando-o bruscamente sempre que o encontram. Essas pessoas são criticadas como orgulhosas e inacessíveis, mas como não estão mais presas ao dever de agir no mundo, isso não tem grande importância. Sabem tolerar com tranquilidade a antipatia das massas.

Fonte: I Ching, o Livro das Mutações – Richard Wilhelm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos respectivos Usuários e não representam a opinião da Equipe Khrestérion.

Bem vindo. Seja um assinante e receba as novidades em primeiro lugar.

Entre com seu e-mail:

PorFeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Esse blog é ligado a

Direitos de Autoria

Os textos deste blog têm autoria.

Caso queira fazer uso, por favor, cite a fonte.

Obrigado!