Imagem de Adele Aldridge |
Um quadro social está em questão neste hexagrama que faz
referência a grupos de pessoas e os laços que os vinculam. A confiança é
importante, mas também a vontade de colocar os outros antes de si mesmo.
Como em todas as
associações, há uma hierarquia. Quando
esta ordem está ameaçada, toda a comunidade pode ser ameaçada também. Também é
referenciado aqui o conceito daqueles que estão dentro da comunidade versus
aqueles que estão fora.
A verdadeira
fraternidade é a união que mantemos com o Poder Superior.
***
"Simpatias e antipatias devem ser deixadas de
lado em benefício do que é mais importante. Receber este hexagrama pode querer
dizer ainda que é preciso rever nossa atitude na comunidade. Será que é correto
o que esperamos dos outros?
Seguir os princípios da fraternidade não
equivale a ter que gostar dos outros quando sentimos o contrário. Também não
significa que devemos considerar as pessoas dignas de crédito antes que elas
nos deem prova disso. É claro que devemos nos mostrar reticentes quando os
outros demonstram não estar sendo sinceros conosco. Unir-se em comunidade
requer cuidados. Isso não quer dizer, porém, que devemos alimentar
desconfianças. Com essa atitude, despertamos nos outros a mesma desconfiança em
relação a nós mesmos e impossibilitamos o surgimento de um relacionamento
satisfatório."
Wu Fang.
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A COMUNIDADE COM OS HOMENS
A imagem do trigrama superior, Ch’ien, é o céu; a
do trigrama inferior, Li, é a chama. Por sua própria natureza o fogo arde em
direção ao alto, rumo ao céu. Isso sugere a idéia de comunidade. Devido a seu
caráter central, é a segunda linha que reúne à sua volta as cinco linhas
fortes. Este hexagrama é o oposto do hexagrama 7, O EXÉRCITO. Neste último, o
perigo encontra-se no interior e a obediência no exterior, caracterizando um
exército guerreiro que para manter-se unido necessita de um homem forte entre
muitos fracos. Aqui a clareza encontra-se no interior e a força no exterior, o
que caracteriza uma pacífica união entre os homens, que para manter sua coesão
necessita de uma pessoa suave entre muitas firmes.
JULGAMENTO
COMUNIDADE
COM OS HOMENS em espaço aberto.
Sucesso.
É
favorável atravessar a grande água.
É
favorável a perseverança do homem superior.
A verdadeira comunidade entre os homens deve basear-se
em interesses de caráter universal. Não são os propósitos particulares do
indivíduo, mas os objetivos da humanidade que criam uma comunidade duradoura
entre os homens. Por isso se diz que a comunidade com os homens em espaço
aberto tem sucesso. Quando prevalece esse tipo de união, deve-se levar a cabo
até mesmo tarefas difíceis e perigosas, como a travessia da grande água. Porém,
para que se possa formar uma tal comunidade, é necessário um líder perseverante
e lúcido que tenha metas claras, convincentes, que despertem entusiasmo e que
possua força para realizá-las. (O trigrama inferior significa claridade, o
exterior significa força.)
IMAGEM
O céu
junto com o fogo:
a imagem
da COMUNIDADE COM OS HOMENS.
Assim o
homem superior estrutura os clãs
e estabelece
distinções entre as coisas.
O céu se movimenta na mesma direção que o fogo e,
no entanto, são diferentes um do outro. Assim como os corpos luminosos no céu
servem para a articulação e divisão do tempo, a comunidade humana e todas as
coisas que pertencem à mesma espécie devem ser estruturadas organicamente. A
comunidade não deve ser um simples conglomerado de indivíduos ou coisas – isso
seria um caos, e não uma comunidade —, mas para que a ordem se estabeleça é
necessário que haja uma organização entre a diversidade dos seres.
LINHAS
Nove na primeira posição significa:
Comunidade com os homens no portão.
Nenhuma culpa.
O início de uma união entre os homens deve ocorrer
diante da porta. Todos encontram-se igualmente próximos uns aos outros. Ainda
não existem divergências e nenhum erro foi até então cometido. Os princípios
básicos de qualquer tipo de união devem ser igualmente acessíveis a todos os
participantes. Acordos secretos geram infortúnio.
Seis na segunda posição significa:
Comunidade com os homens no clã.
Humilhação.
Existe aqui o perigo de se formar uma facção
isolada com base em interesses pessoais e egoístas. Essas facções são
exclusivistas; ao invés de acolherem a todos os homens, condenam um grupo de
modo a manter unidos outros. Tais movimentos têm origem em motivos baixos e por
isso ao final conduzem à humilhação.
Nove na terceira posição significa:
Ele esconde armas entre os arbustos,
escala a alta colina que está adiante.
Não se ergue durante três anos.
A fraternidade converteu-se em desconfiança. Cada
indivíduo desconfia dos demais, planeja uma emboscada secreta e procura
espionar o outro à distância. Lida-se com um adversário obstinado que não pode
ser abordado deste modo. Aqui são indicados obstáculos que se apresentam no
caminho da comunidade com os outros. Um homem tem, ele próprio, segundas
intenções e procura surpreender o outro. É justamente isso que o torna
desconfiado, pois suspeita das mesmas tramas no adversário e tenta
descobri-las, espionando-o. Conseqüentemente, isto leva a um crescente
distanciamento da verdadeira comunidade. Quanto mais se prolongar esta
situação, mais ele se alienará.
Nove na quarta posição significa:
Ele sobe em seu muro e não pode atacar.
Boa fortuna.
Aproxima-se a reconciliação após o desentendimento.
É verdade que subsistem ainda muros que separam e sobre os quais as pessoas se
confrontam. Mas as dificuldades são grandes demais. Elas se envolvem com
problemas e isso as leva à reflexão. Não podem lutar, e justamente nisso reside
a boa fortuna.
Nove na quinta posição significa:
Homens ligados por um sentido de comunidade
primeiro choram e se lamentam, mas depois riem.
Após grandes lutas conseguem encontrar-se.
Duas pessoas estão exteriormente separadas, porém
unidas em seus corações. Suas posições na vida as mantêm separadas. Erguem-se,
entre elas, muitos obstáculos e impedimentos, causando-lhes tristezas. Mas elas
não permitem que nada as separe e permanecem fiéis uma à outra. E ainda que a
superação desses obstáculos exija grandes lutas, elas vencerão, e ao se
reencontrarem suas tristezas se transformarão em alegria.
Confúcio comenta a respeito desta linha:
“A vida conduz o homem responsável por caminhos
tortuosos e mutáveis. Muitas vezes o curso é bloqueado, em outras segue
desimpedido. Ora pensamentos sublimes vertem-se livremente em palavras, ora o
pesado fardo da sabedoria deve fechar-se no silêncio. Mas quando duas pessoas
estão unidas no íntimo de seus corações podem romper até mesmo a resistência do
ferro e do bronze. E quando duas pessoas se compreendem plenamente no íntimo de
seus corações suas palavras tornam-se doces e fortes como a fragrância das
orquídeas”.
Nove na sexta posição significa:
Comunidade com os homens no prado.
Nenhum arrependimento.
Falta aqui a calorosa adesão que surge do coração.
Em realidade aqui alguém já se encontra fora da comunidade com os homens, mas
ainda assim se alia a eles. A comunidade não inclui a todos mas só àqueles que
estão próximos exteriormente. O prado é o pasto à entrada da cidade. Ainda não
foi alcançada, por enquanto, a meta final da união da comunidade. Mas aquele
que se encontra nessa situação não precisa se recriminar. Ele se reúne à
comunidade sem propósitos egoístas.
Fonte: I Ching,
o Livro das Mutações – Richard Wilhelm
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