Arte de Adele Aldridge |
Receber este hexagrama significa que se deve
buscar superioridade para enfrentar as situações difíceis, porque elas no
momento serão inevitáveis. É um momento de preparação para, mais tarde, se colher
frutos melhores.
O
hexagrama diz que o medo e a dúvida podem fazer sair do caminho.
Precisamos acreditar que o Poder Superior sempre intervém
para aquele que está em sintonia. E seguindo o fluxo da corrente, o Criativo (o
Tao) trabalhará a favor.
A desintegração também pode se referir a época em que
perdemos a percepção e abandonamos nossas responsabilidades.
Ele pode referir-se a outras pessoas saindo do seu caminho.
Mas, este hexagrama também pode ser um sinal de quando se retorna ao caminho
correto depois de tê-lo abandonado durante um período.
Apenas seja.
Se passar a vida toda tentando Ser já
terá feito muito.
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DESINTEGRAÇÃO
As linhas obscuras estão prestes a galgar
o cume e provocar a queda da última linha firme e luminosa, exercendo sobre ela
sua influência corrosiva. O inferior, o obscuro, não luta de maneira direta
contra o que é superior e forte, mas vai solapando lentamente em sua ação
dissimulada, até que ao final provoca-lhe a queda. As linhas do hexagrama
representam a imagem de uma casa. A linha superior é o telhado. Ao ruir o
telhado, a casa desaba. O hexagrama é atribuído ao nono mês (outubro-novembro).
O poder Yin avança dominando cada vez mais e está prestes a suplantar por
completo o poder Yang.
JULGAMENTO
DESINTEGRAÇÃO. Não é favorável ir a parte
alguma.
Esta é
a época do avanço dos inferiores, que estão prestes a expulsar os últimos
homens fortes e nobres. Sob tais circunstâncias, decorrentes do ciclo em
andamento, não é favorável ao homem superior empreender coisa alguma. A atitude
correta nessas épocas adversas deve ser deduzida das imagens e seus atributos.
O trigrama inferior significa a terra, cujo atributo é a docilidade e a
devoção. O trigrama superior significa a montanha, cujo atributo é a quietude.
Isso sugere a aceitação da época adversa, mantendo-se a quietude. Não se trata
aqui de uma iniciativa humana, mas das condições do ciclo em vigor; estes ciclos,
seguindo as leis celestiais, alternam o aumento e a diminuição, a plenitude e o
vazio. Não é possível se contrariar essas condições do tempo e por isso não é
covardia, e sim sabedoria, submeter-se, evitando a ação.
IMAGEM
A
montanha repousa sobre a terra:
a
imagem da DESINTEGRAÇÃO.
Assim,
os superiores só podem garantir suas posições
mediante
dádivas aos inferiores.
A
montanha repousa sobre a terra. Se ela for íngreme e estreita, não tendo uma
base larga, ruirá. Sua posição é segura somente quando se ergue da terra larga
e ampla, e não orgulhosa e íngreme. Do mesmo modo, aqueles que governam
repousam sobre o amplo fundamento do povo. Eles também devem ser generosos e
magnânimos como a terra, que a tudo sustenta. Desse modo, tornarão sua posição
segura como a montanha em sua tranquilidade.
LINHAS
Seis na primeira posição
significa:
A perna da cama se desintegra.
Os perseverantes são destruídos.
Infortúnio.
Os
homens inferiores avançam, sorrateiros, e começam, num destrutivo trabalho de
intriga, a solapar o homem superior. Os partidários do governante que
permanecem leais são destruídos através de calúnias e intrigas. A situação é
desastrosa. Porém, nada se pode fazer senão esperar.
Seis
na segunda posição significa:
O canto da cama se desintegra.
Os perseverantes são destruídos.
Infortúnio.
Cresce
o poder dos homens inferiores. O perigo já se aproxima da própria pessoa. Os
sinais se tornam claros e a tranquilidade é perturbada. Além de se estar numa
posição perigosa, não se conta com ajuda ou solidariedade nem por parte dos que
estão acima, nem por parte dos que estão abaixo. Num tal isolamento, torna-se
necessário uma extrema cautela. E preciso adaptar-se às condições do momento e
evitar a tempo o perigo. Perseverar teimosamente em manter seu ponto de vista
levaria à ruína.
Seis
na terceira posição significa:
Rompendo sua ligação com eles.
Nenhuma culpa.
Um
homem se encontra em meio a um ambiente nocivo ao qual está exteriormente
ligado. Porém, ele tem vínculos internos com um homem superior. Com isso
consegue atingir o equilíbrio que o liberta das tendências dos homens
inferiores que o rodeiam. Assim, cria-se um antagonismo com eles, mas isso não
é um erro.
Seis
na quarta posição significa:
A cama desintegra-se até a pele.
Infortúnio.
Aqui a
desgraça alcança não somente o lugar de descanso, mas atinge até mesmo o seu
ocupante. O texto não traz qualquer advertência ou comentário. O infortúnio
tendo chegado ao seu clímax não pode mais ser evitado.
Seis
na quinta posição significa:
Um cardume. Favores vêm através das damas
do palácio.
Tudo é favorável.
Aqui a
natureza do poder da obscuridade se modifica em virtude da proximidade imediata
do princípio luminoso, ao alto. A escuridão já não combate mais ao forte
princípio luminoso com intrigas, porém se submete à sua orientação. Liderando
as outras linhas fracas, dirige-as todas à linha forte, assim como uma princesa
conduz suas servas, como um cardume, a seu marido, obtendo assim seus favores.
Ao subordinar-se voluntariamente ao que está ao alto, o que está abaixo
encontra sua felicidade e o que está acima recebe o que lhe é devido. Assim
tudo vai bem.
Nove
na sexta posição significa:
Um grande fruto ainda não foi comido.
O homem superior recebe uma carruagem.
A casa do homem inferior se desintegra.
Aqui a
desintegração chega ao final. Quando o infortúnio esgota suas forças, retornam
épocas melhores. A semente do bem permanece, e é justamente quando o fruto cai
ao chão que o bem renasce de sua semente. O homem superior recupera sua
influência e sua efetividade. Ele é sustentado pela opinião pública, como se
estivesse sobre uma carruagem. A maldade do homem inferior volta-se contra ele
próprio. Sua casa é destruída. Aqui se manifesta uma lei da natureza. O mal não
é nefasto apenas para o bem, mas termina por destruir-se a si próprio. Pois o
mal, vivendo somente da negação, não pode subsistir em si mesmo. O homem
inferior se conduz melhor quando é controlado pelo homem superior.
Fonte: I Ching, o Livro das Mutações – Richard Wilhelm
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