Arte de Adele Aldridge |
Este hexagrama representa os compromissos que existem entre duas pessoas ou
organizações.
Para manter unidas as pessoas, é
necessário ter consistência, grandeza e força. Através da união, nos tornamos mais poderosos e, no entanto, devemos
lembrar que até certo ponto nos tornamos menos livres. É necessário um forte
compromisso e autoridade, mas também um abandono de certos desejos pessoais por
causa do bem maior.
União é um acordo e uma bênção. É uma força potencial que deve, também, ser
nutrida e protegida. Uma união que não é defendida acabará por ruir.
Água e Terra se misturam. Mantenha-se unido ao que acredita.
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UNIÃO
As águas sobre a terra fluem
convergindo sempre que podem, como por exemplo no mar, onde todos os rios se
encontram.
Simbolicamente isso representa a
união e suas respectivas leis. A mesma idéia é sugerida pelo fato de todas as
linhas do hexagrama serem maleáveis, à exceção da linha na quinta posição, a do
dirigente. Ao centro da união, numa posição de liderança, está um homem de
vontade firme; sob sua influência unem-se as linhas maleáveis. Por sua vez, essa
personalidade forte e capaz de liderar une-se também aos outros, encontrando
neles o complemento de sua própria natureza.
JULGAMENTO
MANTER-SE UNIDO traz boa fortuna.
Indague ao oráculo mais uma vez
se você possui elevação, constância e perseverança;
então não há culpa.
Os inseguros gradualmente se aproximam.
Aquele que chega tarde demais encontra o infortúnio.
Aqui o que se requer é a união
com os outros de modo a que, graças a um espírito de solidariedade, possa haver
uma complementação e ajuda entre todos.
Uma tal união requer uma figura
central em torno da qual as pessoas se congreguem. Tornar–se um centro
de influência unindo as pessoas é uma tarefa grave e de pesadas
responsabilidades. Requer grandeza interior, firmeza e força.
Assim sendo, quem deseja unir os
outros em tomo de si deve, antes, se perguntar se está à altura de um tal
encargo. Aquele que tentasse realizar uma tal tarefa sem possuir uma verdadeira
vocação provocaria uma confusão ainda maior do que se não tivesse havido união
alguma.
Mas quando existe um ponto de
convergência real, aqueles que ao início estavam hesitantes e incertos pouco a
pouco aproximam-se espontaneamente. Os retardatários se verão prejudicados,
pois é importante que se realize a união no momento oportuno. Relacionamentos
formam-se e se consolidam de acordo com leis internas definidas. Vivências
compartilhadas fortalecem esses vínculos. Aquele que chega tarde demais,
deixando, por isso, de participar dessas experiências básicas, terá de sofrer
as conseqüências de seu atraso, encontrando a porta fechada.
Se um homem reconhece a
necessidade da união mas não encontra em si mesmo a força suficiente para ser o
centro, é então seu dever tornar-se membro de alguma outra comunidade.
IMAGEM
Sobre a terra há água: a imagem do MANTER-SE UNIDO.
Assim os reis da antigüidade concediam direitos feudais
sobre os diferentes estados
e mantinham relações amistosas com os senhores feudais.
A água preenche os espaços
vazios que encontra na terra e se mantém firmemente aderida a ela. A
organização social da China antiga baseava-se nesse princípio de preservar a
união entre os vassalos e os governantes. As águas fluem unindo seus cursos
porque estão todas sujeitas às mesmas leis. Assim também a sociedade humana
deve igualmente manter-se unida através de uma comunidade de interesses que
possibilite a cada um sentir-se parte do todo. O poder central de um organismo
social deve procurar fazer com que cada membro encontre um verdadeiro interesse
em manter-se unido, como era o caso na relação paternal existente entre o rei e
os vassalos na antiga China.
LINHAS
Seis na primeira posição
significa:
Mantenha-se solidário a ele
com sinceridade e lealdade.
Não há culpa nisso.
A verdade é como um cântaro
de barro cheio.
Assim, ao final, a boa
fortuna vem de fora.
Para se formar relacionamentos a
única base acertada é a completa sinceridade. Essa atitude representada pela
imagem de um cântaro de barro cheio, no qual o conteúdo é tudo e a forma vazia
nada, se expressa não em palavras inteligentes, mas através da força interior.
E essa força é tão poderosa que é capaz de atrair para si a boa fortuna do
exterior.
Seis na segunda posição
significa:
Mantenha-se unido a ele
interiormente.
A perseverança traz boa
fortuna.
O homem que atende de forma
correta e perseverante aos apelos que vêm do alto e que o exortam à ação, torna
seus relacionamentos interiorizados e não se perde. Porém, quando o homem
liga-se aos outros com a atitude servil de quem ambiciona ascender, perde a si
mesmo e não segue o caminho do homem superior, que jamais abandona sua
dignidade.
Seis na terceira posição
significa:
Você une-se às pessoas
erradas.
Freqüentemente o homem se
encontra entre pessoas com as quais não possui afinidade. Ele não deve se
deixar levar, pela força do hábito, a uma falsa intimidade.
Talvez seja desnecessário
acrescentar que isso seria nefasto. A única atitude acertada diante de tais
pessoas é manter uma sociabilidade sem intimidade. Só assim nos manteremos
livres para um relacionamento futuro com aqueles que nos são semelhantes.
Seis na quarta posição
significa:
Mantenha-se unido a ele
também exteriormente.
A perseverança traz boa
fortuna.
Aqui as relações com um homem
que é o centro da união estão firmemente estabelecidas. Assim se pode e se deve
mostrar adesão abertamente. Mas deve-se permanecer firme sem se deixar desviar
por nada.
Nove na quinta posição
significa:
Manifestação de
solidariedade.
Durante a caçada o rei usa
batedores somente em três lados
e renuncia à caça que foge
pela frente.
Os cidadãos não precisam ser
advertidos.
Boa fortuna.
Nas caçadas reais da China
antiga era costume que os animais fossem cercados pelos batedores por apenas
três lados. O animal cercado tinha então uma chance de escapar pelo quarto
lado. Caso não fugisse por esse rumo mantido livre, teria de passar por uma
porta atrás da qual encontrava-se o rei, pronto para atirar. Só eram alvejados
os animais que passavam por ali. Deixava-se escapar os animais que fugiam pela
frente. Este costume correspondia à atitude própria a um rei de não converter a
caçada numa carnificina, porém só abater os animais que, por assim dizer, se
expunham livremente.
Aqui se indica um governante ou
um homem influente que atrai as pessoas.
Aqueles que vêm a ele são
aceitos; os que não vêm, ele deixa que sigam seus rumos.
Não convida nem adula ninguém;
todos vêm por iniciativa própria. Desta maneira forma-se uma dependência
voluntária por parte dos que a ele se unem. As pessoas não precisam
reprimir-se, mas podem expressar suas opiniões abertamente. Medidas policiais
são desnecessárias; todos, por livre iniciativa, mostram-se devotados para com
o governante. Esse princípio de liberdade é válido para a vida em geral. Não se
deve implorar o favor das pessoas. Se alguém desenvolve em si mesmo a pureza e
a força necessárias para ser um centro de união, os homens que lhe são
destinados aproximam-se por si mesmos.
Seis na sexta posição
significa:
Ele não encontra uma cabeça
para manter-se unido.
Infortúnio.
A cabeça é o princípio. Sem um
começo acertado, não pode haver um final correto. Se uma pessoa perde o momento
próprio à união, e amedrontada hesita em aderir plena e verdadeiramente,
lamentará seu erro quando for tarde demais.
Fonte:
I Ching, o Livro das Mutações – Richard Wilhelm
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