Conhece-te a ti mesmo

5 de set. de 2014

As Runas: Algiz


Imagem de Anatoly Kudryavtsev©

O Alce 

Pronúncia: alguíz

Nomes Alternativos: eohl, elhaz, akiz, eolx, elux, ezec, alz, eolh-secg, algir, algis, algs, elgr 

Significados Tradicionais: alce, junco, proteção 

Palavras-chave: proteção instintiva e inspiradora, habilidade de defender a aura e fortalecer a resolução, conectividade

Usos Práticos: pode tirar o poder da Fonte espiritual e trazê-lo à realidade cotidiana onde pode ser fundamentada na praticidade. Defende-nos onde estamos vulneráveis.

Usos Mágicos: para proteção e caçadas

Desafio: cuidado com sua própria vulnerabilidade e as tendências que lhe permitem se desviar do Caminho escolhido.

Correspondências: 
Fonema: Z (no final das palavras)
Regência Planetária: Júpiter e Vênus 
Pedra: Ametista 
Flor: Caniço 
Número:
Classe Social: Operária 
Cor: Roxo 
Mitos e Deidades:  Heimdall, Gjallerhorn   
Tarô: Temperança 
Período do Dia: das 04 às 05 hs 

Significados Gerais e Simbólicos: 

Aqui está outra runa cujo nome está em disputa. Diferentemente de PERTH, onde os filólogos não possuem uma ideia clara do que o nome significa, o problema com ALGIZ é que ela possui muitos nomes — mas todos com significados diferentes. Um exame desses nomes, no entanto, revela que todos eles se relacionam ao mesmo nexo de idéias — a principal dificuldade sendo que, a menos que se compreenda a mentalidade rúnica, as conexões permanecem mistificantes. 

Essa runa significa uma nova e afortunada influência entrando em nossa vida. Isto acontece, mais das vezes, não por um processo de pensamento lógico ou consciente, mas largamente através de sugestões inconscientes das emoções ou instintos. A nova influência pode ser um passatempo estimulante e instigante, ou um novo emprego ou mudança de profissão. 

Ou pode ser um novo relacionamento com uma pessoa que é gentil, generosa, e de excelente disposição. ALGIZ é uma runa de amizade, e este relacionamento pode ser com uma pessoa de qualquer sexo. Quando amparada em runas de amor, entretanto, ALGIZ pode expressar um romance baseado na amizade e confiança. 

O fato de que o símbolo de ALGIZ seja um Alce — que, conjuntamente com a rena, era a principal fonte de alimentação dos teutônicos — parece desmentir estas interpretações; porém as comunidades caçadoras e agrícolas portanto, é “sacrifício”, sendo importante lembrar que o sacrifício precisa ser voluntário. Em um sacrifício formal, o animal que era forçado ao altar ou lutava sob a faca era considerado um mau presságio. ALGIZ indica, assim, uma troca feliz de um bem menor por um maior. 

O surgimento de ALGIZ em um lançamento rúnico é um sinal de proteção, como a presença das runas THORN e EO, exprimindo a idéia de que se está protegido do perigo em tudo o que fizer durante o período coberto pela leitura, com a consciência tranquila de se estar agindo corretamente. Se algo começar a dar errado, normalmente se recebe uma forte premonição de desastre, que vem com tal força e claridade que não passa ignorada. 

Tais runas eram freqüentemente esculpidas nos linteis sobre as tumbas ou em pedras que escondiam as cinzas cremadas de sacerdotes ou líderes tribais importantes, visando manter os invasores afastados, protegendo o usuário de qualquer perigo. Essa é uma runa de proteção contra todas as forças hostis — não necessariamente forças maléficas, mas simplesmente hostis. ALGIZ é tão benéfica que se tornou símbolo do otimismo bem fundado. 

Significado Reverso: 

A tônica de ALGIZ reversa é vulnerabilidade. Em seu reverso, surge o aspecto negativo do sacrifício, significando que outras pessoas estão tentando sacrificar os nossos interesses para assegurar o próprio sucesso. Podemos ser vítimas de esquemas e maquinações, a menos que se tome muito cuidado. Geralmente, ALGIZ demonstra que se está sendo usado, ou aproveitado em seus negócios ou assuntos emocionais, ou está servindo de bode expiatório para os erros de outras pessoas. 

Sempre que a questão se referir a assuntos de amor, amizade ou negócios, precisamos nos abster de qualquer novo relacionamento até que saibamos um pouco mais sobre o caráter do parceiro. 

Usualmente, ALGIZ indica que se é enganado pelos outros; mas algumas vezes, revela que se está sofrendo por causa de um mal-entendido sobre a situação, ou tem interpretado de maneira super otimista as intenções alheias. 

Essa runa em reverso muitas vezes significa que se é o tipo de pessoa que espera muito de nada (nenhum gasto, nenhum esforço, e por aí vai) e, dessa forma, é perfeito tanto para ser enganado como para ser iludido. Mesmo quando acontece uma grande decepção, este tipo de mentalidade espera encontrar com o enganador de alguma forma. 

Por essa razão, ALGIZ reversa é um sinal comum de especulação comercial ou acordo financeiro malsucedido — aqueles feitos nas areias movediças da própria ingenuidade, ganância e credulidade.


Escrito originalmente por ©Fabrício César Franco em
http://parlenda.blogspot.com/2012/04/as-runas-algiz.html

Este trabalho possui uma Licença Creative Commons   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos respectivos Usuários e não representam a opinião da Equipe Khrestérion.

Bem vindo. Seja um assinante e receba as novidades em primeiro lugar.

Entre com seu e-mail:

PorFeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Esse blog é ligado a

Direitos de Autoria

Os textos deste blog têm autoria.

Caso queira fazer uso, por favor, cite a fonte.

Obrigado!