Conhece-te a ti mesmo

8 de set. de 2014

As Runas: Berkana


Imagem de Anatoly Kudryavtsev©

A Bétula 

Pronúncia: bercana. 

Nomes Alternativos:  beorc, borg, bercna, bar, brica, bjarkan, bairkan, bjarka.

Significados Tradicionais: bétula, fertilidade, renascimento.

Palavras-chave: cuidado, compaixão, conservação, proteção, habilidade em fazer relacionamento, florescimento, frutificação.

Usos Práticos: útil para focar em parcerias e relacionamentos pessoais mais próximos, acalmar a mente perturbada e nutrir novas ideias.

Usos Mágicos: cura e manutenção de boa saúde, ajuda na expiação de culpas, acalma mentes perturbadas.

Desafio: do interior vem o real crescimento 

Correspondências:
Fonema: B
Regência Planetária: Lua e Júpiter
Pedra: Feldspato
Flor: Dama-da-Noite
Árvore: Bétula
Número: 2
Classe Social: Guerreira
Cor: Azul
Mitos e Deidades: Freya, Frigg, Hel, Nerthus, Holda, Berchta, Idunna.
Tarô: Imperador
Período do Dia: das 06 às 07 hs
Significados Gerais e Simbólicos: 

BERKANA é a runa da geração, tanto no sentido de procriar, como no de demarcação entre grupos etários. 

A bétula era uma árvore que significava começo para os europeus. Junto aos celtas, a bétulas representava o primeiro mês do ano novo. É uma runa de início ou nascimento, em contraste com LAGU, que é uma runa de concepção. BERKANA é uma runa de fertilidade, e sempre determina um nascimento físico, seja de uma criança como de uma idéia. Naturalmente, é um bom augúrio ter essa runa em um lançamento rúnico onde se está esperando um filho ou aguardando esperançoso pela concepção. 

Por outro lado, sugere que quaisquer esquemas que se possa estar ponderando devem ser implementados já, pois essa runa representa a parturição, o crescimento e o desenvolvimento de uma idéia ou empreendimento. BERKANA é sempre indicação de um resultado tangível. Para um jovem casal, pode significar o nascimento de um filho; para um agricultor, o crescimento da plantação ou um aumento no rebanho. 

É uma runa de cura, regeneração, e reparação de ações passadas. Útil no auxílio da cura de doenças menores, é também uma runa de reparação. Pois para a mente teutônica, o erro e a doença estavam intimamente ligados. 

BERKANA é uma runa que governa a mãe, como também a criança. Em particular, tem a ver com aquele período na infância quando a mãe está alimentando e cuidando de seus filhos, pois essa runa está intimamente relacionada a quaisquer assuntos sobre crianças. Por causa disto, é dito que BERKANA tem atributos como: nutrir; amamentar; alimentar; assistir; cuidar e zelar. 

BERKANA, costumeiramente, enuncia um projeto nos primeiros estágios de desenvolvimento, quando ainda é imaturo e vulnerável, necessitando de atenção constante, como um bebê. Por representar um novo crescimento, BERKANA é influência particularmente proveitosa ao se iniciar novos esquemas ou empreendimentos. 

A runa indica geralmente um resultado afortunado para qualquer questão, mostrando um tempo de estabilidade emocional e felicidade. Um porto na tempestade, uma chance de escapar dos problemas, ao invés de tentar lutar contra eles. Certas vezes, todavia, pode expressar um projeto que deve ser cuidado ao longo de seu desenvolvimento, e que o sucesso não será automático, mesmo se não houver nenhuma oposição ativa a ele. 

Em outros lançamentos rúnicos, BERKANA indica meramente um começo, normalmente um começo que traz grande felicidade, ou um começo de um projeto bem estruturado. Contudo, o futuro progresso deve ser julgado por intermédio das runas associadas, especialmente as que se seguem. Runas restritivas indicarão que o projeto ou empreendimento terá pouca duração, enquanto que runas amplificadoras pressagiam uma conclusão bem-sucedida. 

Em seu outro sentido para geração, que divide os grupos em faixas etárias, BERKANA pode simbolizar um membro da geração imediatamente anterior, como o pai ou a mãe. Entretanto, visto que a runa é intimamente associada à idéia de nascimento, geralmente representa a mãe, enfatizando mais uma vez o elo existente entre mãe e filho. BERKANA também pode simbolizar um membro da geração imediatamente seguinte, isto é, um dos filhos. Se a intuição não dá pistas sobre qual geração é apontada, é melhor revelar que assuntos domésticos ou familiares serão importantes, durante o período a que se refere a leitura. 

Essa runa em geral indica um acontecimento ditoso dentro do círculo familiar, muitas vezes uma celebração de um nascimento, batizado, noivado ou casamento. Alternativamente, BERKANA pode revelar algo acontecendo a quem inquire, o que causará júbilo na família. Dependendo das runas acompanhantes, pode ser desde uma promoção até um ganho na loteria. 

Essa runa, costumeiramente, indica uma pessoa caseira. Embora possa descrever a personalidade de quem inquire, normalmente representa a esposa ou a mãe. Às vezes, pode representar o lar, ainda que se refira usualmente ao lar “da família”. BERKANA encarna mais o conceito de lar do que de casa real, como refletido no dito popular “o lar está onde o coração está”; então, essa descrição pode, algumas vezes, levar à confusão. Alguém solteiro, vivendo numa pensão, por exemplo, pode ainda pensar na casa de seus pais como lar. O mesmo se aplica ao conceito de família: mencione a palavra para um solteiro, que ele invariavelmente pensará em seus pais e irmãos; ao passo que alguém casado, com filhos, tenderá a pensar em sua esposa e prole. 

Significado Reverso: 

Quando reversa, BERKANA é o arauto de problemas familiares e aborrecimentos domésticos. Promove o atrito e as disputas entre quem inquire e seus parentes mais próximos e queridos, mas não assinala o rompimento permanente, nem diferenças irreconciliáveis. A fim de que isso seja indicado, BERKANA precisa estar rodeada por runas restritivas ou, ao menos, emparelhada com uma runa desfavorável. 

Em geral, BERKANA reversa prevê um acontecimento infeliz afetando a família; normalmente, uma reunião de família ocasionada por enfermidade ou morte. Algumas vezes, pode significar a chegada de notícias preocupantes a respeito de um membro da família — um dos pais, um filho ou (para o homem) a esposa. Freqüentemente, BERKANA reversa representa a inquietação sobre a saúde ou bem-estar de um parente ou de um filho. Exatamente quem é essa pessoa pode ser julgado pelas runas acompanhantes (AS, um filho; GEBO, o parceiro nupcial, etc.). 

Se a runa com a qual BERKANA está emparelhada é restritiva, ou se outras indicações no lançamento rúnico são pessimistas, então deve-se checar a saúde do parente do qual se está falando. Deve se ter em mente, entretanto, que BERKANA reversa é um aviso e não um presságio de destino irrevogável. Caso se possa levar o referido parente ao médico logo que possível, é provável que a doença possa ser afastada com a medicação correta. 

O mesmo se aplica às questões relativas à gravidez. BERKANA reversa pode enunciar esterilidade, em geral da parte feminina, mas refere-se mais a um mau funcionamento do que à infertilidade congênita, e esse mau funcionamento pode, geralmente, ser corrigida com ajuda médica — ou, algumas vezes, com uma pequena cirurgia. 

Quando quem inquire, ou sua esposa, já está grávida, essa runa reversa sugere um aborto. Contudo, um homem prevenido vale por dois: deve-se avisar a mulher em questão para tomar cuidado especial sobre sua saúde, durante o período de gestação — não fazer esforços em demasia e cuidar-se o máximo possível. Não mencionar a possibilidade de perda, ou a situação poderá se agravar a situação por perturbar uma pessoa que já se encontra em um estado por demais sensível e sugestionável. 

O aparecimento do reverso de BERKANA pode indicar preocupações em algum aspecto do bem-estar de um filho. Como já foi abordado, isso pode se referir puramente a assuntos de saúde, podendo também significar preocupações com o desenvolvimento mental, moral ou escolar da criança. 

Quando a questão diz respeito somente a negócios, e o reverso desta runa surge numa leitura que obviamente não se refere aos assuntos domésticos, geralmente indica que qualquer nova especulação comercial realizada na época da leitura fracassará. Também os planos não vingarão ou nunca chegarão a nada substancial. Lembre-se, todavia, que, mesmo reversa, BERKANA não é inteiramente ruim; e se outros fatores no lançamento rúnico aconselham prudência e sujeição, tais planos podem dar resultados em outro tempo.

Escrito originalmente por ©Fabrício César Franco em
http://parlenda.blogspot.com/2012/05/as-runas-berkana.html

Este trabalho possui uma Licença Creative Commons
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos respectivos Usuários e não representam a opinião da Equipe Khrestérion.

Bem vindo. Seja um assinante e receba as novidades em primeiro lugar.

Entre com seu e-mail:

PorFeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Esse blog é ligado a

Direitos de Autoria

Os textos deste blog têm autoria.

Caso queira fazer uso, por favor, cite a fonte.

Obrigado!