Conhece-te a ti mesmo

5 de set. de 2014

As Runas: Isa


Imagem de Anatoly Kudryavtsev©

O Gelo

Pronúncia: isa

Nomes Alternativos: is, iss, eis, iiz

Significados Tradicionais: gelo, congelamento, hibernação

Palavras-chave: contração, coesão, preservação, estabilidade, força interior, quietude, suspensão, auto-suficiência.

Usos Práticos: quando o andamento da vida moderna causa preocupação, Isa pode desacelerar as coisas e lhe permitir focar nas questões reais. É um auxílio também para tornar seus sonhos realidade 'sólida'.

Usos Mágicos: é boa para ganhar promoção, eleição, e para ganhar posições de autoridade em geral.

Desafio: como o inverno não dura para sempre, também não durará qualquer situação na qual você pode se encontrar. Tenha a coragem para mover-se à frente. Você precisa fazer para saber

Correspondências:
Fonema: I
Regência Planetária: Júpiter (Passiva)
Pedra: Olho-de-Gato
Flor: Heliotrópio/Ervilha-de-Cheiro (finanças/relacionamentos)
Árvore: Amieiro
Número: 9
Classe Social: Operária
Cor: Preto
Mitos e Deidades: Ymir
Tarô: Morte
Período do Dia: das 03 às 04 hs

Significados Gerais e Simbólicos:

Quando colocamos algo “no gelo”, nós o submetemos a uma inatividade temporária, protegendo-o o preservando-o. De acordo com o desenrolar dos acontecimentos, podemos, em futura data, retirá-lo do “gelo”, fazendo uso dele ou não. A runa ISA tem exatamente o mesmo sentido em um lançamento rúnico: anuncia um período da vida em que os planos devem sem “congelados” no presente, podendo ser “descongelados” em um tempo apropriado.
            
Encontramo-nos sob o inverno da vida espiritual. Poderemos nos ver enredados em uma situação a cujas implicações de fato estamos cegos. Talvez se sinta impotente para outra coisa mais além de submeter-se e renunciar, inclusive sacrificando um desejo há muito acalentado. Deve-se ser paciente, nesse meio tempo, pois este é um período de gestação, onde se precisa esperar os eventos tomarem seu curso.
            
Esse é também o significado de ISA em um lançamento no qual a tônica principal é otimista, ou em que está associada a runas que denotam atraso, mais do que uma negativa total dos desejos (THORN, NYD e OTHILA reversa são runas de atraso, enquanto THORN reversa e NYD reversa estão associadas em especial à frustração das esperanças).
            
Dependendo da natureza da questão e da duração do tempo coberta pelo lançamento rúnico, o atraso necessário pode ser de nove horas, nove dias, nove semanas ou nove meses.
                       
Uma realização é improvável no momento. Toda a atividade útil está congelada, todos os planos encontram-se em suspenso. É possível que se esteja sentindo uma drenagem em suas energias, um congelamento do seu entusiasmo. Um vento cortante o fustiga, passando por sobre as geladas banquisas de hábitos obsoletos. Usualmente, ISA designa que se precisa cortar suas perdas e mover-se adiante, para um projeto mais estimulante ou um relacionamento mais produtivo. Tentar persistir pode resultar em futilidade, um sentimento de se estar fora de contato com a realidade a que se apega, o que mantém a situação como está e se desfazer do que está ultrapassado. Tal atitude provocará o degelo.
            
Porque gelo é o inimigo do calor, é na área do amor e amizade que ISA é mais prejudicial. Pela sua própria natureza, os relacionamentos são difíceis de reacender uma vez sujeitos a um esfriamento, e essa runa mostra o congelamento do entusiasmo nos assuntos emocionais ou profissionais. Geralmente, enuncia uma separação, combinada com sentimento de mágoa e ressentimento. O amor, nesse contexto, também atinge a família e as amizades íntimas — qualquer pessoa de quem se esperaria normalmente lealdade e apoio. Nas questões onde os relacionamentos são um aspecto proeminente, o problema costumeiramente gira em torno da falta de lealdade,  mais freqüentemente pela outra pessoa envolvida.
            
Nas questões concernentes a implementação de um plano ou realização de um objetivo, os efeitos desta runa não são tão nocivos, e o sentido usual de “atraso” pode ser aplicado.


 Escrito originalmente por ©Fabrício César Franco em
http://parlenda.blogspot.com/2012/03/as-runas-isa.html 

 Este trabalho possui uma Licença Creative Commons  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos respectivos Usuários e não representam a opinião da Equipe Khrestérion.

Bem vindo. Seja um assinante e receba as novidades em primeiro lugar.

Entre com seu e-mail:

PorFeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Esse blog é ligado a

Direitos de Autoria

Os textos deste blog têm autoria.

Caso queira fazer uso, por favor, cite a fonte.

Obrigado!