Imagem de Adele Aldridge
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Sua natureza mais íntima é inocente, livre de
culpa e sempre espiritualmente digna.
Somente
a persona exterior - o papel que desempenha - está sujeita a toda ‘roupagem’
social, ao ego, aos hábitos adquiridos, à culpa.
Sendo humano, alguém fica sujeito a infortúnios. Seu eu
mais profundo e natural não é o culpado. O sofrimento vem por não saber o que está
em baixo de todas essas camadas de personalidade. Seja natural e
despretensioso. Este hexagrama é um lembrete de que, por baixo, há inocência.
Ser inocente é ser
puro de coração.
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Inocência
Acima está Ch’ien, o
céu; abaixo, Chên, movimento. O trigrama inferior, Chên, está sob a influência
da linha forte que recebeu de cima, do céu. Quando, de acordo com isso, o
movimento segue a lei dos céus, o homem se torna inocente e sincero. Sua mente
permanece natural e autêntica, não sendo obscurecida por reflexões ou por
segundas intenções. Pois sempre que surge um propósito consciente, a
autenticidade e inocência da natureza se perdem. A natureza que não é guiada
pelo espírito não é verdadeira, degenerou-se. Partindo da idéia da
naturalidade, o hexagrama prossegue e abrange também as noções do inesperado,
não-intencional.
JULGAMENTO
INOCÊNCIA. Supremo sucesso.
A perseverança é favorável.
Se o homem não é correto, terá infortúnio,
e não será favorável empreender coisa alguma.
O
homem recebeu do céu uma natureza essencialmente boa, para guiá-lo em todos os
seus movimentos. Entregando-se a esse princípio divino dentro de si, o homem
alcança uma inocência incontaminada. Ela o conduz ao bem com certeza instintiva
e livre de intenções ulteriores de recompensa ou vantagem. Essa certeza
instintiva traz supremo sucesso e “favorece através da perseverança”. Mas nem
tudo o que é instintivo é também natural, nesse sentido mais elevado da
palavra, mas somente o que é correto, aquilo que corresponde à vontade dos
céus. Uma forma de agir instintiva e irrefletida, que não possua retidão, só
poderá causar infortúnio. Confúcio comentava a respeito: “Onde irá aquele que
se afasta da inocência? A vontade e as bênçãos dos céus não acompanham seus
atos”.
IMAGEM
Em baixo do céu está o trovão:
todas as coisas alcançam o estado natural da INOCÊNCIA.
Assim, os reis da antiguidade, ricos em virtude
e em harmonia com o tempo,
cultivavam e alimentavam a todos os seres.
Na
primavera, quando o trovão, a força da vida, volta a mover-se debaixo do céu,
tudo brota e cresce e todos os seres recebem da atividade criadora da natureza
a inocência infantil de seu estado original. O mesmo ocorre com os bons
governantes dos homens: com sua riqueza interior atendem a todas as formas de
vida e cultura, provendo-lhes do possível, no momento correto.
LINHAS
Nove na primeira
posição significa:
Conduta inocente traz
boa fortuna!
Os
impulsos primordiais do coração são sempre benéficos; pode-se segui-los
confiante, seguro de que se terá boa fortuna, e os objetivos serão alcançados.
Seis na segunda posição
significa:
Se não pensamos na
colheita enquanto aramos,
nem no uso do campo
quando o preparamos,
então será favorável
empreender algo.
Todo
trabalho deve ser realizado por seu intrínseco valor, de acordo com o momento e
as circunstâncias, e não com vistas ao resultado. Assim, qualquer trabalho
frutificará, e tudo aquilo que se empreender terá sucesso.
Seis na terceira
posição significa:
Infortúnio não
merecido:
a vaca que foi amarrada
por alguém
é o lucro do viajante,
e a perda do cidadão.
Às
vezes o infortúnio ocorre a alguém sem que tenha culpa, como quando um viajante
leva uma vaca que se encontra amarrada no caminho. Seu lucro é a perda do dono.
Em todas as ações, mesmo as mais inocentes, o homem deve se adaptar às
exigências do tempo, pois de outro modo será colhido por um infortúnio
inesperado.
Nove na quarta posição
significa:
Aquele que é capaz de
perseverar
permanece sem culpa.
Uma
pessoa não pode perder o que verdadeiramente lhe pertence, nem mesmo se o joga
fora. Assim sendo, não é necessário que se angustie. Deve cuidar somente de
permanecer fiel à sua própria essência, e não dar ouvidos aos outros.
Nove na quinta posição
significa:
Não utilize medicamento
algum
caso tenha contraído
uma doença sem ter culpa nisso.
Ela passará por si
mesma.
Um
mal inesperado advém do exterior. Se ele não tem origem na natureza da pessoa,
nem encontra nela um ponto de apoio, não se deve recorrer a meios externos para
eliminá-lo. Deve-se deixar que a natureza siga seu próprio curso, e tudo
melhorara por si mesmo.
Nove na sexta posição
significa:
Ação inocente traz
infortúnio.
Nada é favorável.
Quando,
numa situação qualquer, ainda não é chegado o momento próprio ao progresso, deve-se
esperar em tranquilidade, sem segundas intenções. Quando se age
irrefletidamente, tentando avançar em oposição ao destino, o sucesso não será
atingido.
Fonte: I Ching, o Livro das Mutações –
Richard Wilhelm