Imagem de Adele Aldridge
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Este
hexagrama é sinônimo de devoção que leva à inspiração da qual surgirá o
entusiasmo. Também indica um movimento ao longo do caminho. Indica suporte,
aprovação e entusiasmo para ações e decisões.
Se for manifestado o entusiasmo adequado, muitas portas
poderão ser abertas. No entanto, para despertar o entusiasmo, é importante estar
alinhado com o ambiente. Apenas assim o entusiasmo interior é capaz de se
manifestar adequadamente no mundo exterior.
Assegure-se que o seu objetivo não é
satisfazer o seu próprio ego ou forçar a sua vontade sobre os outros.
Só
fazendo o que é correto e bom, poderemos encontrar uma verdadeira paz.
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O Entusiasmo
A linha forte na quarta posição, a do funcionário dirigente,
encontra cooperação e obediência por parte das demais linhas, que são fracas. O
atributo do trigrama superior, Chên, é o movimento; o do trigrama inferior,
K’un, é a obediência, a devoção. Inicia-se, então, um movimento que encontra a
devoção e assim desperta um entusiasmo que a todos contagia. É de grande
importância também a lei do movimento na linha de menor resistência que neste
hexagrama é enunciada como a lei dos fenômenos naturais e da vida humana.
JULGAMENTO
ENTUSIASMO.
É favorável designar ajudantes
e pôr os exércitos em marcha.
e pôr os exércitos em marcha.
A época do entusiasmo se baseia na presença de um homem
eminente que se encontra em empatia com a alma do povo e atua de acordo com
ela. Por isso ele encontra uma obediência geral e voluntária. Para despertar o
entusiasmo, o homem deve ajustar suas instruções ao caráter daqueles a quem vai
conduzir. A inviolabilidade das leis naturais se deve a esse princípio de
movimento pela linha de menor resistência. Essas leis não são externas às
coisas, mas constituem a harmonia de movimento inerente às mesmas. É por isso
que os corpos celestes não se desviam de suas órbitas e que todos os fenômenos
da natureza ocorrem com regularidade precisa. O mesmo acontece na sociedade
humana; prevalecem somente as leis enraizadas no sentimento do povo, enquanto
que as leis que o contradizem provocam apenas ressentimentos. É ainda o
entusiasmo que possibilita designar ajudantes para executar tarefas, sem temer
oposições secretas. É também graças a ele que se pode chegar à unificação dos
movimentos de massa de modo a se atingir a vitória, assim como em caso de
guerra.
IMAGEM
O
trovão surge ressoando do interior da terra:
a imagem do ENTUSIASMO.
Assim os reis da antigüidade tocavam música
para honrar os homens de mérito
e a ofereciam com magnificência à Divindade Suprema,
convidando seus antepassados a presenciá-lo.
a imagem do ENTUSIASMO.
Assim os reis da antigüidade tocavam música
para honrar os homens de mérito
e a ofereciam com magnificência à Divindade Suprema,
convidando seus antepassados a presenciá-lo.
Quando, ao início do verão, o trovão, a energia elétrica,
surge novamente da terra e a primeira tempestade refresca a natureza, uma
prolongada tensão se dissolve. Há alívio e alegria. A música tem também o poder
de dissolver as tensões do coração e a violência de emoções sombrias. O
entusiasmo do coração se manifesta espontaneamente no som do canto, na dança e
no movimento rítmico do corpo. O efeito inspirador do som invisível que
emociona os corações dos homens, unindo-os, é um enigma que perdura desde os
tempos mais remotos. Governantes utilizavam essa tendência natural para a
música; elevaram-na e deram-lhe ordem. A música era considerada como algo sério
e sagrado, que purificava os sentimentos dos homens. Cabia a ela louvar os
méritos dos heróis, construindo, assim, uma ponte para o mundo invisível. Nos
templos, os homens se aproximavam de Deus através da música e da pantomima (da
qual o teatro se desenvolveu). O sentimento religioso dedicado ao Criador do
mundo unia-se ao mais sagrado dos sentimentos humanos, a reverência aos
antepassados. Estes compareciam às cerimônias religiosas como convidados do
Senhor do Céu e como representantes da humanidade nestas esferas mais elevadas.
Essa união do passado humano com a Divindade, nos momentos solenes da
inspiração religiosa, estabelecia uma aliança entre Deus e o homem. Ao
reverenciar a Divindade através de seus antepassados, o governante convertia-se
em Filho do Céu, aquele em quem o céu e a terra uniam-se misticamente. Nestas
idéias encontra-se a culminância da cultura chinesa.
Confúcio comentava a respeito do grande sacrifício em que se celebravam esses ritos: “Aquele que compreendesse plenamente este sacrifício poderia reger o mundo como se o girasse em suas mãos”.
Confúcio comentava a respeito do grande sacrifício em que se celebravam esses ritos: “Aquele que compreendesse plenamente este sacrifício poderia reger o mundo como se o girasse em suas mãos”.
LINHAS
Seis na primeira posição significa:
Entusiasmo que se expressa traz infortúnio.
Entusiasmo que se expressa traz infortúnio.
Um homem em posição inferior mantém relações com a
aristocracia e se vangloria disso. Essa arrogância acarreta inevitável
infortúnio. O entusiasmo nunca deve ser um sentimento egoísta; justifica-se
somente quando tem um caráter universal unindo o indivíduo aos demais.
Seis na segunda posição significa:
Firme como uma rocha. Nem um dia inteiro.
A perseverança traz boa fortuna.
Firme como uma rocha. Nem um dia inteiro.
A perseverança traz boa fortuna.
Aqui descreve-se alguém que não se deixa enganar por ilusão
alguma. Enquanto outros se deslumbram com o entusiasmo, ele reconhece
claramente os primeiros sinais do tempo. Assim, não adula os que se encontram
acima, nem
negligencia os que se encontram abaixo. Ele é firme como uma rocha. Quando os primeiros sinais de discórdia surgem, ele percebe o momento próprio à retirada e não se retarda um dia sequer. A perseverança em tal conduta traz boa fortuna.
Confúcio comenta a respeito dessa linha: “Conhecer as sementes é sem dúvida uma faculdade divina. Em sua relação com seus dirigentes o homem superior não é adulador. Na relação com seus subalternos não é arrogante, pois conhece as sementes. As sementes são os primórdios ainda imperceptíveis do movimento, o primeiro sinal de boa fortuna (ou de infortúnio). O homem superior percebe as sementes e age imediatamente. Ele não espera um dia inteiro.
negligencia os que se encontram abaixo. Ele é firme como uma rocha. Quando os primeiros sinais de discórdia surgem, ele percebe o momento próprio à retirada e não se retarda um dia sequer. A perseverança em tal conduta traz boa fortuna.
Confúcio comenta a respeito dessa linha: “Conhecer as sementes é sem dúvida uma faculdade divina. Em sua relação com seus dirigentes o homem superior não é adulador. Na relação com seus subalternos não é arrogante, pois conhece as sementes. As sementes são os primórdios ainda imperceptíveis do movimento, o primeiro sinal de boa fortuna (ou de infortúnio). O homem superior percebe as sementes e age imediatamente. Ele não espera um dia inteiro.
Diz-se no Livro das Mutações:
‘Firme como uma rocha. Nem um dia inteiro.
A perseverança traz boa fortuna’.
Firme como uma rocha, para que um dia inteiro?
Pode-se saber o julgamento.
O homem superior conhece o oculto e o manifesto,
conhece a fraqueza e também a força:
por isso as multidões erguem o olhar para ele”.
‘Firme como uma rocha. Nem um dia inteiro.
A perseverança traz boa fortuna’.
Firme como uma rocha, para que um dia inteiro?
Pode-se saber o julgamento.
O homem superior conhece o oculto e o manifesto,
conhece a fraqueza e também a força:
por isso as multidões erguem o olhar para ele”.
Seis na terceira posição significa:
O entusiasmo que ergue o olhar traz arrependimento.
Hesitação traz arrependimento.
O entusiasmo que ergue o olhar traz arrependimento.
Hesitação traz arrependimento.
Esta linha é o oposto da precedente; enquanto lá há
independência, aqui se ergue o olhar para o líder com entusiasmo. Se um homem
hesita demais, se arrependerá. Ele deve perceber o momento certo para a
aproximação. Só assim acertará.
Nove na quarta posição significa:
A fonte do entusiasmo. Ele alcança grandes coisas.
Não duvide. Os amigos juntam-se à sua volta
assim como o grampo junta o cabelo.
A fonte do entusiasmo. Ele alcança grandes coisas.
Não duvide. Os amigos juntam-se à sua volta
assim como o grampo junta o cabelo.
Aqui descreve-se um homem capaz de provocar entusiasmo
através de sua segurança e ausência de dúvidas. Ele atrai as pessoas porque não
hesita e é inteiramente sincero. Por confiar nelas, conquista sua entusiástica
colaboração e atinge o sucesso. Assim como um grampo junta os cabelos,
mantendo-os unidos, assim também ele reúne os homens em virtude do apoio que
lhes dá.
Seis na quinta posição significa:
Persistentemente doente,
mas ainda assim não morre.
Persistentemente doente,
mas ainda assim não morre.
Aqui o entusiasmo está impedido. Alguém se encontra sob uma
constante pressão que não lhe deixa respirar livremente. Porém, nessas
circunstâncias tal pressão é uma vantagem, pois impede o homem de consumir suas
forças num entusiasmo vazio. Essa pressão constante pode contribuir, então,
para mantê-lo vivo.
Seis na sexta posição significa:
Entusiasmo ofuscado.
Mas se depois da conclusão o homem se modifica,
não há culpa.
Entusiasmo ofuscado.
Mas se depois da conclusão o homem se modifica,
não há culpa.
Não é aconselhável que o homem se
deixe iludir pelo entusiasmo. Mas caso esta ilusão seja um fato passado e se
ele ainda for capaz de se modificar, ficará livre de culpa. Tomar consciência
de um falso entusiasmo é algo possível e muito favorável.
Fonte: I
Ching, o Livro das Mutações – Richard Wilhelm