Conhece-te a ti mesmo

29 de jul. de 2017

I Ching – Hexagrama 5: Hsü - A Espera (Nutrição)

Imagem de Adele Aldridge


Hsü indica que tudo vem a seu tempo. Tudo tem necessidade de alimento; no entanto, não podemos controlá-lo. É preciso esperar por ele. Muitas vezes, dificuldades surgirão no decorrer do seu tempo gasto esperando. A mensagem aqui é que aqueles que enfrentam essas dificuldades, e "grandes correntes cruzadas" sairá vitorioso.
A lição deste hexagrama é que as coisas boas vêm para aqueles que esperam. Paciência exige força interior e um compromisso de resistir à tentação de agir prematuramente.
Ao colaborar com o tempo, saberá a hora certa de agir.

****************************************
A Espera


Todos os seres necessitam do alimento que vem do alto. Porém a doação do alimento tem seu tempo próprio, e por ele se deve esperar. O hexagrama mostra as nuvens no céu trazendo a chuva para alegria de tudo o que cresce e provendo à humanidade com comida e bebida. A chuva virá em seu tempo próprio. Não se pode forçá-la, deve-se esperá-la. A ideia de espera é também sugerida pelos atributos dos dois trigramas: a força no interior e diante dela, perigo. A força diante do perigo não se precipita, mas, ao contrário, é capaz de esperar. A fraqueza diante do perigo torna-se inquieta, e não tem a paciência para a espera.




JULGAMENTO

A ESPERA.
Se você é sincero, tem a luz e o sucesso.
A perseverança traz boa fortuna.
É favorável atravessar a grande água.

A espera não é uma esperança vazia. Possui a certeza interior de alcançar o seu objetivo. Só essa certeza confere a luz única que conduz ao sucesso. Isso leva à perseverança que traz boa fortuna e prove a força para atravessar a grande água.
Alguém se encontra diante de um perigo que deve ser superado. Fraqueza e impaciência nada conseguirão. Só o forte pode enfrentar seu destino, pois, graças à sua segurança interior, ele é capaz de resistir. Essa força manifesta-se através de uma incorruptível veracidade para consigo mesmo. Só quando se é capaz de ver as coisas diretamente, tais como são na realidade, sem se deixar enganar nem iludir, é que surge uma luz que permite reconhecer o caminho para o sucesso. A este reconhecimento deve seguir-se uma atuação resoluta e perseverante, pois só quem enfrenta seu destino de modo decidido o realizará. Assim, se poderá atravessar a grande água, isto é, tomar uma decisão e vencer o perigo.

IMAGEM

Nuvens se elevam no céu: a imagem da ESPERA.
Assim o homem superior come e bebe,
permanece alegre e de bom humor.

Quando as nuvens se elevam nos céus, é sinal de chuva. Não há nada a fazer senão esperar que a chuva caia. O mesmo ocorre na vida quando o destino articula seus movimentos. Não se deve ceder a preocupações nem procurar moldar o destino com intervenções prematuras. Ao contrário, deve-se, com tranquilidade, fortificar o corpo, comendo e bebendo, e o espírito, através da alegria e do bom humor. O destino virá no seu tempo devido e então se estará preparado.

LINHAS

Nove na primeira posição significa:
A espera na planície.
É favorável esperar no duradouro.
Nenhuma culpa.

O perigo ainda está longe. Espera-se na vasta planície. As circunstâncias ainda são simples, mas pressente-se já o que se aproxima. Em tal caso deve-se manter a vida em seu ritmo regular enquanto for possível. Só assim se evitará um desperdício prematuro de forças e se escapará de erros e culpas que mais tarde enfraqueceriam.

Nove na segunda posição significa:
A espera na areia.
Há alguma maledicência.
O final traz boa fortuna.

O perigo aproxima-se pouco a pouco. A areia está próxima à margem do rio e a água significa perigo. Aumentam os desentendimentos. Nessas épocas cresce facilmente uma intranquilidade geral. Os homens culpam-se uns aos outros. Quem permanecer sereno conseguirá que tudo chegue a bom termo. A difamação terminará por emudecer, caso não seja alimentada por réplicas ofendidas.

Nove na terceira posição significa:
A espera no lodo
gera a chegada do inimigo.

O lodo que está sendo tragado pelas águas não é um bom lugar para a espera. Ao invés de concentrar as forças para atravessar o rio numa só investida, alguém faz uma tentativa prematura, que o conduz apenas até o lodo. Uma situação tão desfavorável atrai os inimigos do exterior, que naturalmente aproveitam-se disso. Só com seriedade e cautela se conseguirá evitar danos.

Seis na quarta posição significa:
A espera no sangue.
Saia do buraco.

A situação é extremamente perigosa, muito grave. Tornou-se agora uma questão de vida ou morte. É iminente o derramamento de sangue. Não se pode avançar nem retroceder. Alguém se encontra isolado como se estivesse num buraco. Deve-se, então, simplesmente perseverar e deixar que o destino se realize. Essa tranqüilidade, que não agrava a situação com iniciativas próprias, é o único caminho que conduz à saída do perigoso fosso.

Nove na quinta posição significa:
A espera junto ao vinho e ao alimento.
A perseverança traz boa fortuna.

Mesmo em meio ao perigo há intervalos de tranquilidade nos quais o homem se sente relativamente bem. Se possuir suficiente força interior, aproveitará a pausa fortalecendo-se para uma nova luta. Ele deve ser capaz de desfrutar do momento sem se deixar desviar de sua meta, pois a perseverança é necessária para se permanecer vitorioso.
O mesmo acontece na vida pública. Não se pode alcançar tudo ao mesmo tempo. A suprema sabedoria consiste em permitir às pessoas esses intervalos de recuperação, com os quais se vivifica a alegria no trabalho até se chegar ao término da tarefa. Jaz oculto aqui o segredo de todo o hexagrama. Este difere do hexagrama “OBSTÁCULO” (39), pois na espera o homem está seguro de sua meta e por isso não perde a serenidade nascida da alegria interior.

Seis na sexta posição significa:
Alguém cai no buraco.
Chegam três hóspedes que não foram convidados.
Honra-os, e ao final virá boa fortuna.

A espera acabou: já não se pode mais evitar o perigo. Alguém cai no buraco e tem que aceitar o inevitável. Tudo parece ter sido em vão. Porém justamente nesse momento extremo ocorre uma imprevista mudança. Sem qualquer movimento de sua parte, faz-se uma intervenção externa. Ao início não se sabe se tal intervenção visa à salvação ou à destruição. Em tais circunstâncias deve-se manter a mente alerta sem deixá-la recuar num gesto de recusa teimosa, para então acolher respeitosamente a nova alternativa. Desta maneira se sairá afinal do perigo, e tudo irá bem. O destino com frequência traz felizes reviravoltas em formas que ao início parecem estranhas.

Fonte: I Ching, o Livro das Mutações – Richard Wilhelm
 

Bem vindo. Seja um assinante e receba as novidades em primeiro lugar.

Entre com seu e-mail:

PorFeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Esse blog é ligado a

Direitos de Autoria

Os textos deste blog têm autoria.

Caso queira fazer uso, por favor, cite a fonte.

Obrigado!