Imagem de Adele Aldridge |
Este
hexagrama fala sobre como lidar com as dificuldades e situações nas quais
parece não haver nenhum progresso.
Nessas
situações, surgem logo a tensão e o conflito interior. O ego sempre tenta
descobrir uma forma de fazer as coisas funcionarem, de exercer o controle sobre
elas.
O I
Ching nos diz que é importante não perdermos tempo nas encruzilhadas do
conflito pessoal, remoendo qual seria a atitude correta, porque a solução não
virá desta maneira.
Receber
este hexagrama também pode significar ficar presos numa encruzilhada, sem saber
que direção tomar.
Até
que a calma seja restabelecida, nada poderá ser feito. O remédio está
justamente em não tentar enfrentar a situação. O melhor a fazer sempre é seguir
em frente com cautela, evitando criar esperanças ou desesperanças.
O
destino por si só indicará o caminho a seguir, no momento que for adequado, e
não naquele que desejamos.
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ESTAGNAÇÃO
Este hexagrama é o oposto do precedente. O céu está
acima, retirando-se cada vez mais, enquanto a terra abaixo mergulha nas
profundezas. Os poderes criadores estão dissociados. É a época da estagnação e
do declínio. Esse hexagrama é atribuído ao sétimo mês (agosto-setembro), quando
o ano já ultrapassou seu zênite e o declínio outonal advém.
JULGAMENTO
ESTAGNAÇÃO.
Homens maus não favorecem
a
perseverança do homem superior.
O grande
parte, o pequeno se aproxima.
Céu e terra estão dissociados, e todas as coisas
tornam-se entorpecidas. O que está acima não se relaciona com o que está abaixo
e na terra prevalece a confusão e a desordem. O poder da escuridão está no
interior e o poder da luz, no exterior. A fraqueza está no interior, a rigidez,
no exterior. Os inferiores estão no interior, os homens superiores estão no
exterior. O caminho dos homens inferiores está em ascensão, o caminho dos
homens superiores, em declínio. Porém os homens superiores não se deixam
afastar de seus princípios. Mesmo quando não podem exercer influência,
permanecem leais a seus princípios e retiram-se para a reclusão.
IMAGEM
Céu e
terra não se unem: a imagem da ESTAGNAÇÃO.
Assim o
homem superior recolhe-se a seu valor interno de modo a evitar dificuldades.
Ele não
permite que o honrem com recompensas.
Quando em virtude das influências de homens
inferiores prevalece uma desconfiança mútua na vida pública, torna-se
impossível uma atividade frutífera, porque os fundamentos estão errados. Assim
sendo, o homem superior sabe como deve agir em tais circunstâncias. Ele não se
deixa seduzir pelas fascinantes ofertas para participar de atividades públicas,
pois com isso iria apenas se expor ao perigo, já que não poderia concordar com
as vilezas dos outros. Ele, portanto, oculta seu valor, retirando-se à
reclusão.
LINHAS
Seis na primeira posição significa:
Quando se arranca uma folha de grama,
junto vem o torrão.
Cada qual de acordo com sua espécie.
A perseverança traz boa fortuna e sucesso.
O texto é quase idêntico ao da primeira linha do
hexagrama anterior, porém com um sentido oposto. Lá, um homem atrai outro para
o caminho de uma carreira oficial. Aqui um homem leva outro consigo, ao aposentar-se
da vida pública. Por isso o presente texto diz: “A perseverança traz boa
fortuna e sucesso” e não “empreendimentos trazem boa fortuna”. Quando as
possibilidades de exercer alguma influência são nulas, a retirada oportuna é o
único meio de se evitar a humilhação. O sucesso, em seu sentido mais elevado,
estará garantido, pois o homem, com isso, preserva a integridade de sua
personalidade.
Seis na segunda posição significa:
Eles suportam e toleram.
Isso significa boa fortuna para os homens
inferiores.
A estagnação ajuda o grande homem a obter sucesso.
Os homens inferiores estão prontos a adular
servilmente seus superiores. Eles também tolerariam o homem superior se este
lhes ajudasse a pôr um termo às suas confusões. Isso lhes traria boa fortuna.
Porém, o grande homem suporta com tranqüilidade as conseqüências da estagnação
e não se mistura à massa de seres inferiores. Esse não é o seu lugar. Assumindo
seu próprio sofrimento, ele garante o sucesso de seus princípios fundamentais.
Seis na terceira posição significa:
Eles sentem vergonha.
Os homens inferiores, tendo alcançado suas posições
de forma ilegítima, sentem que não estão à altura da responsabilidade que
assumiram. Começam a se envergonhar interiormente, apesar de, a princípio, não
demonstrarem. Isto é um sinal de mudança para melhor.
Nove na quarta posição significa:
Aquele que age segundo a ordem do mais alto
permanece sem culpa.
Os que compartilham de seu ideal participam das
bênçãos.
A época de estagnação aproxima-se do ponto em que
uma transformação em direção oposta ocorrerá. Aquele que deseja restaurar a
ordem deve sentir uma verdadeira vocação para tal tarefa e dispor da autoridade
necessária. Quem se arroga ser capaz de criar a ordem segundo sua própria vontade,
corre o risco de errar e fracassar. Porém, o homem que é verdadeiramente
chamado a essa tarefa será ajudado pelas condições do momento, e todos os que
participam de seus ideais serão com ele abençoados.
Nove na quinta posição significa:
A estagnação aproxima-se do fim.
Boa fortuna para o grande homem.
“E se fracassasse, e se fracassasse?”
Deste modo ele a amarra a um feixe de brotos de
amoreira.
Mudam os tempos. Chega o homem certo, capaz de
restaurar a ordem. Portanto, boa fortuna. Porém, são justamente tais épocas de
transição que exigem o temor e o tremor. O sucesso só será assegurado mediante
a máxima cautela, como alguém que perguntasse sem cessar: “e se fracassasse?”.
Quando um arbusto de amoreira é cortado, brota de suas raízes uma série de mudas
particularmente fortes. Por isso, a imagem de se amarrar algo a um feixe de
brotos de amoreira é usada para simbolizar a maneira infalível de se alcançar o
sucesso. Confúcio comenta a respeito dessa linha: “O perigo surge quando o
homem sente-se seguro em sua posição. A ruína ameaça quando o homem procura
preservar sua situação. A confusão aparece quando o homem põe tudo em ordem.
Portanto, o homem superior não esquece o perigo quando está em segurança, não
esquece a ruína quando está bem estabelecido, nem esquece a confusão quando
seus negócios estão em ordem. Deste modo ele assegura sua segurança pessoal e
protege o reino”.
Nove na sexta posição significa:
A estagnação termina.
Primeiro estagnação, depois boa fortuna.
A estagnação não dura para sempre. Entretanto, ela
não acaba por si mesma; para extingui-la é necessário o homem adequado. Essa é
a diferença entre a paz e a estagnação: é preciso um contínuo esforço para
manter a paz, que de outro modo se converteria em estagnação e em decadência.
Entretanto, a época de decadência não se converte automaticamente em paz e
prosperidade, mas ao contrário, requer um esforço para ser superada. Isso
indica a atitude criativa, necessária para que o homem possa trazer ordem ao
mundo.
Fonte: Richard Wilhelm – I Ching
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