Conhece-te a ti mesmo

2 de mai. de 2017

I Ching – Hexagrama 45: Ts'ui – Reunião



Arte de Adele Aldridge

Este hexagrama simboliza agregar e unir, fazendo deste um bom dia para se concentrar no trabalho em equipe e na sinergia. Não tente fazer tudo sozinho. Reúna-se àqueles que compartilham seus objetivos e apoiam seus sonhos. Este é um dia para se aventurar em sua comunidade ou trabalhar com sua família.


É também um tempo para se unificar, que significa concentrar as forças unificadoras dentro de si mesmo. Procurar ser completo em si mesmo. Uma unidade interna se traduzirá em uma sólida equipe ao seu redor.


Este hexagrama pode ser útil para aqueles que estiverem desapontados por não ter alcançado o progresso esperado. É necessário compreender que, antes das óbvias, precisam acontecer as mudanças invisíveis. Cada coisa acontece no seu tempo devido. E, às vezes, o progresso é alcançado a passos miúdos, que não podem ser medidos nem observados por nosso ego. 

******************************************

A Reunião

 

Este hexagrama está relacionado tanto por sua forma como por seu significado com o Hexagrama 8, Pi, SOLIDARIEDADE. Lá, a água está sobre a terra, aqui o lago está sobre a terra. Uma vez que o lago é o lugar em que as águas se acumulam, a idéia de reunião, nesse hexagrama, se expressa de modo mais acentuado. Essa mesma idéia básica surge também do fato de serem duas linhas fortes (na quarta e quinta posições) que aqui geram a REUNIÃO, enquanto no hexagrama 8 há apenas uma linha forte na quinta posição, em meio às linhas fracas.


JULGAMENTO

REUNIÃO. Sucesso.
O rei se aproxima de seu templo.
É favorável ver o grande homem.
Isso traz sucesso. A perseverança é favorável.
Oferecer grandes sacrifícios traz boa fortuna.
É favorável empreender algo.

A reunião de pessoas em grandes comunidades pode ser um fato natural, como no caso de uma família, ou algo artificial, como no caso de um estado. A família reúne-se em torno do pai, como chefe. A continuidade desta reunião é alcançada através de sacrifícios aos antepassados, celebrações em que todo o clã se reúne. Os antepassados, graças à memória coletiva de seus descendentes vivos, se integram tão profundamente na vida espiritual da família que ela então não se deixa dispersar nem dissolver.
Onde é preciso reunir pessoas, forças religiosas tornam-se necessárias. Mas é também preciso que haja um líder humano como centro da reunião. Para poder reunir os outros, esse líder deve primeiro concentrar-se, integrando-se em si mesmo. Só reunindo forças morais se pode unificar o mundo. Esses grandes períodos de unificação deixarão um legado de importantes realizações. Este é o sentido de oferecer grandes sacrifícios. No âmbito social a época da REUNIÃO exige grandes empreendimentos.

IMAGEM

O lago sobre a terra: a imagem da REUNIÃO.
O homem superior renova suas armas para enfrentar o
imprevisto.

Quando a água se acumula no lago até ultrapassar o nível da terra, há risco de um rompimento. Deve-se tomar precauções para evitá-lo. Do mesmo modo, quando um grande número de homens se reúne, desentendimentos tendem a surgir; onde acumulam-se muitos bens, roubos tendem a ocorrer. Por isso na época da REUNIÃO é preciso armar-se a tempo, para defender-se do inesperado. Os infortúnios humanos muitas vezes resultam de acontecimentos inesperados, contra os quais não foram tomadas precauções. Podem-se evitá-los mantendo-se prevenido.

LINHAS

Seis na primeira posição significa:
Se você é sincero, mas não até ao fim,
algumas vezes há confusão, em outras, reunião.
Se você chama, após um gesto de mão, você poderá rir outra vez.
Não lamente nada. Ir não envolve culpa.

A situação aqui é a seguinte: um homem quer se reunir a um líder a quem admira. Mas ele se encontra em meio a um grupo numeroso pelo qual se deixa influenciar e por isso fica indeciso. Com isso, não encontra um centro firme em torno do qual possa se reunir. Mas caso essa carência seja expressa num pedido de ajuda, o líder, com um gesto apenas, fará desaparecer toda angústia. Por isso é necessário não se deixar confundir. Reunir-se a este líder é, sem dúvida, correto.

Seis na segunda posição significa:
Deixar-se levar traz boa fortuna
e mantém livre de culpa.
Quando se é sincero
é favorável oferecer mesmo uma pequena oferenda.

Em épocas de REUNIÃO não se devem escolher caminhos de forma arbitrária. Há forças secretas atuando de modo a reunir aqueles que se correspondem. É preciso deixar-se conduzir por esta atração; não há erro nenhum nisso. Quando existem afinidades profundas, não são necessários grandes preparativos ou formalidades. Há, então, entre as pessoas, uma compreensão mútua natural, assim como a Divindade aceita de bom grado uma pequena oferenda se vinda do coração.

Seis na terceira posição significa:
Reunião entre suspiros. Nada que favoreça.
Ir não envolve culpa.
Pequena humilhação.

Muitas vezes um homem busca unir-se a outros, mas as pessoas em seu redor formaram já um grupo entre si, e ele permanece isolado. A situação como um todo parece insustentável. Ele deve decidir-se então pelo caminho do progresso, aliando-se de maneira decidida àquele que está mais próximo do centro do grupo, e que poderá ajudá-lo a conseguir ingresso neste círculo fechado. Isso não é um erro, mesmo que, a princípio, sua condição de estranho seja de certo modo humilhante.

Nove na quarta posição significa:
Grande boa fortuna! Nenhuma culpa.

Aqui descreve-se um homem que reúne outros em torno de si, em nome de seu governante. Como ele não busca vantagens para si, mas trabalha desinteressadamente em favor da união de todos, seu trabalho é coroado de êxito e tudo se resolve de maneira adequada.

Nove na quinta posição significa:
Se aquele que reúne ocupa uma posição de autoridade,
não há culpa.
Caso ainda não haja uma verdadeira adesão
por parte de alguns, será necessária
uma elevada e constante perseverança.
Então, o arrependimento desaparece.

É sempre benéfico para um homem quando as pessoas se reúnem em torno dele de maneira natural e espontânea. Isso lhe confere uma certa influência, que lhe pode ser muito útil. Mas é possível também que muitos se aproximem atraídos não por um sentimento de confiança, mas por sua posição influente. Isso é, sem dúvida, lamentável. O único recurso para se lidar com tais pessoas consiste em procurar conquistar-lhes a confiança graças ao exemplo de uma firme e constante lealdade ao dever. Assim, aos poucos, a desconfiança secreta vai sendo vencida e desaparecem os motivos pelos quais se lamentava.

Seis na sexta posição significa:
Lamentos e suspiros, torrentes de lágrimas.
Nenhuma culpa.

Pode ocorrer que um homem procure reunir-se a outros, e suas boas intenções sejam mal interpretadas. Ele então se entristece e lamenta. Mas este é o caminho certo. Pois com isso é possível que o erro de julgamento seja percebido e a reunião tão desejada e tão dolorosamente perdida ao final se realize.

Fonte: I Ching, o Livro das Mutações – Richard Wilhelm

Bem vindo. Seja um assinante e receba as novidades em primeiro lugar.

Entre com seu e-mail:

PorFeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Esse blog é ligado a

Direitos de Autoria

Os textos deste blog têm autoria.

Caso queira fazer uso, por favor, cite a fonte.

Obrigado!